Está aqui

Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 3

Início    |    Sessões    ::::    ▶ Sessão 3 ◀

 

Sessão 3: 09 de janeiro de 2019 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: Biblioteca que estás na nuvem, na sala de aula e em cada um de nós.

Escola: Agrupamento de Escolas de Barcelos (Ádila Faria ) Agrupamento de Escolas de Barcelos (Eduardo Cunha)

 

Breve descrição/resumo:

Nesta sessão, pretende-se partilhar o resultado de uma experiência inovadora de articulação curricular entre Matemática e outras áreas do saber, desenvolvida com alunos do primeiro ciclo e alunos do ensino secundário. Tudo começou a partir da leitura da obra A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. Começamos por ler e apreciar este texto literário; depois, descobrimos nele valores culturais, estéticos e éticos que nos possibilitou fazer muitas perguntas e entrar noutras dimensões.

Compreendemos que a leitura de um livro é mais do que a leitura de livro. Descobrimos que havia problemas no conto que a Matemática nos poderia ajudar a responder. Então, projetamos um cenário de aprendizagem e planificamos um conjunto de ações de âmbito interdisciplinar, envolvendo alunos de uma turma do 4.º ano e de uma turma do 10.º de Matemática. Assim, os alunos mais novos selecionaram informação e formularam questões/problemas matemáticos para as quais podiam não ter respostas científicas.

Recorreram, depois, aos colegas mais velhos para os ajudarem a compreender cientificamente os problemas que levantaram. Por sua vez, estes assumiram o papel de pesquisadores e investigadores e, em grupos, procuraram responder aos conteúdos matemáticos enquadrados nos temas e conteúdos aprendidos. No desenvolvimento do trabalho, valorizou-se o papel ativo dos alunos enquanto produtores da sua aprendizagem, o trabalho colaborativo, a capacidade de resolução de problemas e a autonomia dos alunos.

Apresentação: Biblioteca que estás na nuvem, na sala de aula e em cada um de nós

 

Nome e curta biografia dos formadores:

Ádila Faria

Ádila Faria tem licenciatura em Educação de Infância e exerce atualmente o cargo de professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Barcelos. Fez Mestrado e Doutoramento em Estudos da Criança, área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação, na Universidade do Minho. Tem uma Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares e é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Tem participado em eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.

Eduardo Cunha

É licenciado em Ensino de Matemática. Tem Mestrado em Educação, Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e uma Pós-graduação em Educação, Administração Educacional pela mesma Universidade.
Foi Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos de 2009 a2017. Atualmente é docente do grupo 500 - Matemática no Agrupamento de Escolas de Barcelos.
É formador do Grupo Trabalho T3 - Teachers Teaching with Technology da Associação de Professores de Matemática.

 


Projeto 2 - eTwinning | Título: Schoolovision

Escola: Agrupamento de Escolas de Arraiolos

 

Breve descrição/resumo:

Fundadores: Michael Purves (Escócia) e Katja Auffret (França).
Coordenadores  Atuais: Michael   Purves   (Escócia),   Steffen   Toppler (Alemanha) e Marek Fularz (Polónia).

"Schoolovision" é uma  versão  escolar  do  Festival  Eurovisão da  Canção. Cada país pode participar com uma escola, que coloca em vídeo uma canção, que é depois  publicada  no  blogue  do  projeto.  Atingida a data  limite de  colocação  dos vídeos, à  semelhança  do  concurso  original, cada  escola  vota  nas  suas  canções favoritas, comunicando essa votação ao coordenador do  projeto. Por  fim, é realizada uma videoconferência onde todos os alunos participantes podem interagir, comunicando as votações, conhecendo-se   dessa forma o vencedor e as classificações finais.

Portugal participa desde o início do  projeto  (2009)  e, ao longo destes  10 anos, tem  dado  a conhecer  um pouco  da sua cultura/património, constituindo  um polo de interesse  e motivação dos alunos participantes, assim como da comunidade em geral.

A gravação do vídeo, incluindo coreografias e visualização de atividades  na escola e no meio envolvente  (vila de Arraiolos), foram reproduzidas  pelos  alunos, com  recurso  às  aprendizagens   das  disciplinas de  português,  inglês, matemática, ciências  naturais, história  e  geografia  de  Portugal, educação visual, educação tecnológica e educação para a cidadania.

Este projeto já ganhou os seguintes prémios em anos anteriores:

  • 1.º lugar em 2009 no Global Challenge Júnior (Categoria: Até 15 anos de idade);
  • Prémios de elearning 2009 (Categoria: cooperação transfronteiriça na Europa);
  • Awards 2010 eTwinning europeus  (Categoria: uso criativo de meios digitais);
  • MEDEA Especial 2012: Prémio Audiência preferida: Schoolovision;
  • Em 2013, na Conferência Anual eTwinning em lisboa:  certificado emitido ao Schoolovision por projeto  em reconhecimento da sua contribuição excecional para eTwinning colaboração 2009-2013.
  • Voto de Reconhecimento em  2016  atribuído pela Câmara Municipal de Arraiolos.

Ao longo do última década este projeto tem sido reconhecido com selo de qualidade nacional europeu diversos países participantes.

 

Apresentação: eTwinning - Schoolovision

 

Nome e curta biografia da formadora:

Carla Vieira

Carla Vieira é professora de inglês e eTwinner desde 2005. Integrou este projeto de alma e coração no eTwinning, que tem sido reconhecido repetidas vezes com prémios