Está aqui

Partilhas à Quarta (2019/2020) - Sessões - Sessão 3

Início    |    Sessões (2019/2020)    ::::    ▶ Sessão 3 ◀

 

Sessão 3: 29 de janeiro 2020 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - Europeana

Escola: Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Vila das Aves)

Breve descrição/resumo:

Pertencer à União Europeia proporciona oportunidades aos professores portugueses de contactar e trabalhar com colegas professores de outros países da Europa, conhecendo outras realidades e modos de ensinar, que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento profissional.
Uma dessas oportunidades permitiu-me participar em três projetos Europeana, o DSI-2, DSI-3 e DSI-4, resultantes da parceria entre a European Schoolnet e a Plataforma Europeana, com apoio da Direção-Geral da Educação. Nestes grupos de trabalho, fui sensibilizada e preparada para integrar no processo de ensino-aprendizagem cenários de aprendizagem com base nos conteúdos das Coleções Europeana e em recursos prontos a utilizar.
A Europeana (https://www.europeana.eu/portal/pt) é uma plataforma europeia dedicada ao património cultural digital. Atualmente, disponibiliza o acesso a mais de 58 milhões de itens digitalizados provenientes de mais de 3.500 bibliotecas, museus, arquivos e galerias da Europa. Esta gigantesca base de dados apresenta uma enorme variedade de conteúdos sobre vários temas, em diversos suportes e em vários idiomas, incluindo imagens/texto/áudio/vídeo/conteúdos 3D no campo das artes, arquitetura, mapas, filmes, história natural, moda, entre outros, em mais de 37 idiomas. Grande parte destes conteúdos – mais de 20 milhões de itens – têm licenças abertas e podem ser reutilizados fácil e gratuitamente em vários projetos de pesquisa e aprendizagem.
A missão da Europeana é a de transformar o mundo através da cultura, desvendar tesouros do património cultural e torná-los acessíveis online para que todos possam usufruí-los, desenvolvê-los ou ensiná-los.
Todos os cenários de aprendizagem construídos e validados no âmbito dos projetos da Europeana podem ser consultados na página “Teaching with Europeana” (https://teachwitheuropeana.eun.org/).
Nesta sessão, irei partilhar dois cenários de aprendizagem Europeana: o primeiro, desenvolvido com crianças do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, denominado “Guerra e Paz…a mudança do papel das mulheres?” https://bit.ly/2rGfHDY e relato em português em https://silabe.com.br/blog/competencias-do-seculo-21-relato-pratico-de-uma-professora-europeia/; o segundo, desenvolvido com alunos do 12º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina Psicologia B, denominado “Eu, a Europa e o Mundo” https://bit.ly/2NR5iyb (adaptado de Jean-Christophe Jost).

 

Apresentação/Media:

  • A disponibilizar...

 

Nome e curta biografia dos formadores:

Maria Antónia Brandão (mbrandao@aedah.pt)

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestranda em Pedagogia do E-Learning da Universidade Aberta.
Formadora na área da didática da filosofia e de desenvolvimento de projetos, é membro da secção de formação e monitorização do Centro de Formação Sebastião da Gama.
Foi professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques - Vila das Aves e, presentemente, coordena o Centro Qualifica, no mesmo agrupamento
É “eTwinnwer”, desde 2008, tendo obtido Selos Nacionais e Europeus de Qualidade.
Participa, desde 2016 no “Projeto Europeana” da European Schoolnet que congrega professores de vários países europeus.

 

 


Projeto 2 - Grow your own food! Dare to try it (even on the moon)!

Escola: Escola Básica e Secundária Tomás de Borba (Angra do Heroísmo)

Breve descrição/resumo:

“Grow your own food! Dare to try it (even on the moon)! - a 3rd and 4th grades approach to STEM” é uma prática pedagógica que, decorrente dos dois projetos eTwinning em curso na turma, foi distinguida com o Prémio Internacional de Educação LUMA StarT 2019, durante o “Simpósio Internacional LUMAT 2019: Pesquisa e Prática em Educação Matemática, Científica e Tecnológica” (LUMA Center Finland), que reuniu professores de Matemática, Ciências e Tecnologias de todos os níveis de ensino, futuros professores, investigadores e outros especialistas em educação, e que decorreu na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia.
A referida prática pedagógica resultou dos projetos eTwinning, “Coding from sratch to SCRATCH 3.0” e “Less sugar for a better life”, no ano letivo de 2018/2019.
Estes projetos foram importantes veículos de aprendizagens várias, no âmbito das temáticas desenvolvidas - a programação e robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e a promoção de hábitos alimentares impulsionadores da saúde e bem-estar dos alunos -, encontrando-se, ainda, o segundo projeto referido, em implementação, pelo importante impacte na alteração dos hábitos alimentares dos alunos, na escola.
Temos como objetivo partilhar a perceção de que as aprendizagens realizadas, através do desenvolvimento de projetos eTwinning, não ficam circunscritas ao tempo destinado à realização desses projetos; elas influenciam e condicionam, de forma muito positiva, toda a prática letiva e o ambiente de aprendizagem que se pretende ativo, motivador e envolvente, levando a uma abordagem inovadora, interdisciplinar e colaborativa, baseada em projetos de aprendizagem que crescem com a curiosidade e dependem dos interesses manifestados pelos alunos.

 

Apresentação/Media:

  • A disponibilizar...

 

 Nome e curta biografia dos formadores:

Anabela Tristão Santos (anabelactsantos@live.com.pt)

Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na EBS Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo.
Licenciada pela Universidade dos Açores e Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.
Embaixadora eTwinning para os Açores, desde 2014.