Está aqui

Safer Internet Forum (SIF)

safer internet forum

O Safer Internet Forum (SIF) é uma conferência anual europeia, organizada pela European Schoolnet, em nome da Comissão Europeia, no quadro da estratégia da Better Internet for Kids onde políticos, investigadores, técnicos, jovens, pais, professores, ONGs, representantes da indústria e outros atores relevantes se reúnem para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionadas com a segurança online dos mais jovens. A edição deste ano vai decorrer online, sob o tema: Digital (dis)advantage: creating an inclusive world for children and young people online.

Durante mais de duas décadas, a União Europeia desempenhou um papel importante na promoção de uma Internet mais segura, através de uma série de medidas legais, programas de financiamento e iniciativas de autorregulação. A pandemia COVID-19 reforçou a visão de que a tecnologia digital pode capacitar as crianças e jovens a pesquisar informação, comunicar, socializar, aprender e brincar, muitas vezes de maneiras que não são possíveis, da mesma forma, sem o acesso ao digital. No entanto, há uma consciência e preocupação crescentes de que as ferramentas e serviços online, muitas vezes, não são desenvolvidos tendo em consideração os melhores interesses das crianças e jovens, nem daqueles portadores de algum tipo de deficiência.

No dia 25 de novembro de 2020, a Professora Laura Lundy discutirá os desafios e oportunidades que as crianças portadoras de deficiência encontram, quando usam o digital, bem como o papel positivo que o ambiente digital pode desempenhar para ajudar estas mesmas crianças a ​efetivar os seus direitos.

No dia 26 de novembro, decorrerão algumas sessões sobre soluções inovadoras na área da tecnologia e educação, como é o caso da aposta da indústria, face à procura de uma maior acessibilidade e desenho de plataformas na perspetiva do universal by default. Serão também explorados conteúdos e recursos existentes criados para grupos vulneráveis e ainda será abordada a educação inclusiva, ao mesmo tempo que se explorará as melhores práticas no uso da tecnologia nas escolas para apoiar crianças e jovens portadoras de deficiência onde estarão presentes dois jovens portugueses.

Em simultâneo, d​ecorrem outros eventos online.  Na manhã de terça-feira, 24 de novembro de 2020, decorrerá uma sessão online sobre a participação juvenil, com foco particular na Better Internet for Kids (BIK) Youth Pledge Initiative, onde serão destacados os princípios de design adequados à idade.
Para mais informações e registo: https://na.eventscloud.com/website/18121/