Está aqui

Olimpíadas Internacionais de Informática - Aluno português conquista medalha de prata, em Tsukuba – Japão

logo - olimpíadas internacionais de informática

Portugal obteve o melhor resultado de sempre no maior e mais prestigiado concurso de programação em todo o mundo: as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), realizadas em Tsukuba, no Japão.

 Kevin Pucci, aluno do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves, recebeu a medalha de prata pela sua prestação na 30.ª edição das Olimpíadas Internacionais da Informática. A competição decorreu entre 01 e 08 de setembro e pôs à prova os conhecimentos informáticos e de programação de 335 alunos de 87 países ou regiões. Durante dois dias, os alunos participaram em competições de cinco horas, com três problemas diários.

 Portugal participa neste evento desde 1992, com os melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). A medalha de prata, agora alcançada, vem juntar-se às oito medalhas de bronze já recebidas, em edições anteriores.

  Os melhores alunos portugueses foram convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação e o resultado global foi igualmente positivo, com a obtenção de uma medalha de ouro  (Kevin Pucci), três medalhas de prata (José Pedro, Maria Madrugo e Diogo Rodrigues) e duas medalhas de bronze (David Nassauer e Leonardo Tavares).