Está aqui

Olimpíadas da Robótica Alunos portugueses premiados

robotica

O Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo representou, pela primeira vez, Portugal nas World Robotic Olympiads, tendo obtido o 4.° lugar, gold medal, num total de 34 equipas, com 197,38 pontos, para um máximo de 200 pontos. E o 1.° lugar, Special Award, atribuído pelas 78 equipas participantes na categoria Future Innovators.

A equipa da Escola de São Gonçalo de Torres Vedras defendeu o projeto “O Mundo na Ponta do Dedo” que consiste num protótipo robótico concebido com o objetivo de permitir que pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores possam utilizar equipamentos tecnológicos, nomeadamente teclados, comandos infravermelhos e telemóveis.

As Olimpíadas da Robótica decorreram na cidade de Dortmund, na Alemanha, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022, tendo contado  com a participação de 265 equipas oriundas  de 73 países. A próxima edição, em 2023, a realizar no Panamá, será subordinada ao tema Connecting the World.

Num mundo global cada vez mais tecnológico, a participação neste tipo de eventos afirma-se como uma mais-valia para os alunos, na medida em que lhes oferece a oportunidade de desenvolverem competências STEM,  de realizarem um trabalho de projeto, de construírem e programarem robôs.

A Direção-Geral da Educação felicita os alunos e os professores que participaram nestas Olimpíadas e honraram o país além-fronteiras.