Está aqui

Oficina de formação Laboratórios de Aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa - 4.ª edição

poster oficina

A Direção-Geral da Educação (DGE), com o apoio do Centro de Formação EDUFOR, promove a oficina de formação Laboratórios de Aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa - 4.ª edição, entre novembro de 2019 e maio de 2020.

Esta oficina decorre na modalidade B-Learning, com duas sessões presenciais e oito sessões online síncronas. Cada uma destas dez sessões terá a duração de 2,5 horas, sendo complementadas com  25 horas de trabalho autónomo.

Os agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas podem participar nesta oficina de formação, através da inscrição de dois professores que constituirão um par pedagógico.

O preenchimento das vagas proceder-se-á de acordo com a ordem de chegada das inscrições, considerando as seguintes possibilidades para a formação do par pedagógico:

  • 1.ª prioridade: pelo menos um dos professores com certificação de formador pelo CCPFC, ambos a lecionar na escola/agrupamento de escolas;
  • 2.ª prioridade: dois professores, ambos a lecionar na escola/agrupamento de escolas.

Serão constituídas 6 turmas, abrangendo o território nacional continental. O local das sessões presenciais, de cada uma destas turmas, será definido de acordo com a maior proximidade das escolas dos formandos inscritos.

Com esta iniciativa, pretende-se apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, procurando dar resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, nomeadamente no que se refere à promoção de uma educação inclusiva.

De notar  que estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho.

A pré-inscrição  realiza-se através do preenchimento do formulário, acessível em http://bit.ly/oficina-LA-2019,  de 30 de outubro a 11 de novembro de 2019, inclusive.

Para mais esclarecimentos, deverá contactar a ERTE/DGE, através do endereço de correio eletrónico EmbaixadaLA@dge.mec.pt