Está aqui

O eTwinning na Estrada Nacional 2

O eTwinning na Estrada Nacional 2

A Direção-Geral de Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, e em estreita colaboração com Centros de Formação de Associação de Escolas, agrupamentos/escolas, e as Direções Regionais dos Açores e da Madeira, promoveu, entre os meses de março e julho de 2021, a formação acreditada O eTwinning na EN2, nas modalidades de Ação de Curta Duração (ACD - 6 horas) e Curso (15h / 7h), destinada a docentes de qualquer área disciplinar ou ciclo de ensino.

Devido ao atual cenário de pandemia e face à impossibilidade de organizar Encontros Regionais com sessões presenciais, foi desenhado um trajeto de formação acreditada eTwinning pela Estrada Nacional 2, de forma a apoiar os docentes que lecionam em zonas do interior do continente, ou em regiões mais periféricas, como a Região Autónoma dos Açores (RAA) e a Região Autónoma da Madeira (RAM).

Esta formação contou com a colaboração de nove Centros de Formação – Alto Tâmega e Barroso, Vila Real, Castro Daire e Lafões, Cenformaz, Prof´ Sor, Beatriz Serpa Branco e Ria Formosa, Divisão de Formação de Pessoal (RAM) e FORmaESAQ (RAA) –, duas escolas secundárias – Dr. Júlio Martins (Chaves) e Antero de Quental (S. Miguel) – e seis agrupamentos de escolas – D. Sancho II (Alijó), Castro Daire, Pedrógão Grande, Ponte Sor, Montemor-o-Novo, João de Deus (Faro).

Ao longo de 45 dias e mais de 60 horas, a equipa de embaixadores eTwinning dinamizou esta formação para cerca de 700 docentes, dos quais 601 obtiveram certificação.

No próximo ano letivo, a Organização Nacional de Apoio eTwinning pretende dar continuidade a esta iniciativa, dinamizando, se possível, sessões de formação acreditadas e presenciais.