Está aqui

Lançamento de publicação eTwinning - eBook O eTwinning e a web 2.0:desenvolvimento das competências Digitais

web_2_0

O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais é um eBook onde se apresenta, de forma simples e intuitiva, um conjunto de ferramentas digitais que podem ser rentabilizadas nas salas de aula, de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino. 
Esta publicação reúne a informação apresentada nos Webinares Viriato, desenvolvidos no âmbito do projeto eTwinning nacional, os quais surgiram como resposta aos constrangimentos causados pela pandemia, nomeadamente no que se refere à suspensão das atividades presenciais, e à necessidade de apoiar os professores. Assim, estes podem,  por um lado,  dar continuidade aos seus projetos e, por outro, encontrar alternativas para a sua sala de aula online, com posterior repercussão na sua sala de aula presencial. 
O eBook está organizado de forma simples, o que facilita a sua consulta. No índice, o leitor encontra o nome das ferramentas digitais, o que lhe permitirá  situar, rapidamente, a informação relativa a uma determinada APP. Antes da abordagem de cada APP, faz-se referência às suas potencialidades, em termos curriculares, bem como a ligações para recursos externos que podem inspirar os professores, contribuindo para a rentabilização destes mesmos recursos em sala de aula. 
Em termos de pontos fortes e diferenciadores desta publicação, destacam-se: o tutorial simples e visualmente apelativo; a existência de numerosas ligações para sítios externos, que têm mais informação ou pequenos vídeos onde se vê, de forma prática, como pode ser feita a integração curricular; o facto de todas as aplicações serem abordadas numa dinâmica de trabalho colaborativo entre professores e alunos e, ainda, a apresentação de sugestões práticas e diretas de utilização da APP, algumas em contexto educativo real ou em metodologia de projeto. 
O eBook O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais é uma publicação da Organização Nacional de Apoio do eTwinning / ERTE - DGE, coordenada por Ana Pina, Daniela Guimarães e Mário Guedes. 

"Está disponível gratuitamente em: https://bit.ly/36yu3rS