Está aqui

Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet

seguranet estudo

As conclusões do Estudo de Impacto das Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet (CSSN) evidenciam que as ações dinamizadas por este Centro promovem o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e a sua formação para o exercício da Cidadania Digital. 

O presente Estudo, realizado por investigadores do Observatório sobre Media Informação e Literacia (MILObs), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e coordenado por Sara Pereira, teve como objetivo analisar e avaliar o impacto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do CSSN,  envolvendo os Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE/EnA), nos anos letivos do quadriénio 2018/2019 - 2021/2022. 

Na avaliação das diversas iniciativas participaram diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/EnA), professores de Informática/TIC e ainda coordenadores do 1.º ciclo do ensino básico. Para a formação da amostra, foram convidados todos os AE/EnA de Portugal Continental, bem como a totalidade de professores de Informática/TIC e de coordenadores do 1.º Ciclo.  

O balanço afigura-se como bastante encorajador, revelando que importará continuar o trabalho desenvolvido quer no terreno, pela implementação das atuais e futuras iniciativas do CSSN, quer pela investigação e reflexão sobre o trabalho feito, de modo a cimentar um percurso sustentado e informado, com vista ao cumprimento da missão do Centro de Sensibilização SeguraNet.