Está aqui

Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

escola sem bullying

A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Para tal, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”. 

Com efeito, consubstanciado nas premissas da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e orientado para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, é significativo continuar a promover, em cada uma das escolas, um ambiente de bem-estar, onde a colaboração de toda a comunidade educativa, em particular a das crianças e jovens, contribua para a sua transformação. Em cada espaço deve respirar-se empatia e respeito, e a inclusão terá de ser assumida como uma realidade, onde o preconceito, os estereótipos e os discursos de ódio, não tenham lugar.

Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, em resposta a este desafio, as escolas que desejarem concorrer à certificação anual “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” deverão responder ao formulário disponível em https://area.dge.mec.pt/dspebullrelatorio, até ao dia 30 de junho de 2023,  onde são considerados os aspetos que constam na informação relativa à iniciativa Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência

Na última edição, verificou-se um aumento significativo do número de escolas certificadas, passando de 52 (em 2020) para 208 (em 2022).

É importante continuar a certificar as escolas que, atentas, respondem “não” à violência e desenvolvem um plano de prevenção e combate a todas as formas de violência, em particular ao Bullying e ao Ciberbullying.

A criação de um ambiente de bem-estar em meio escolar é da responsabilidade de todos os que habitam cada Escola!

 A lista das escolas certificadas será divulgada em outubro no website https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/ e também nas redes sociais associadas, bem como através dos canais da Direção-Geral da Educação. 

Contamos convosco!