Está aqui

APAV lança nova campanha sobre violência online

APAV lança nova campanha sobre violência online

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinalou o Dia Mundial de Combate ao Bullying a 20 de outubro, lançando a campanha de sensibilização "A violência online é real" com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=H_k_nxjWU0Y&t=88s.

Esta nova campanha tem como objetivo alertar para o aumento dos números da criminalidade online, particularmente as situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens. Estes tipos de criminalidade ganharam maior expressão em tempos de pandemia, devido ao aumento de tempo que as crianças e jovens passaram online. De acordo com a APAV, embora não existam dados absolutos relativos a estes fenómenos, principalmente no que diz respeito ao cyberbullying, podemos afirmar com segurança que as situações se mantiveram ou tiveram tendência para aumentar.

Em 2020, a APAV contabilizou 27 denúncias de bullying e cyberbullying, no entanto, esses números não correspondem à realidade nacional — o número de casos deverá ser superior, pois existem muitas situações que não são reportadas. Se, por um lado, os casos relacionados com o fenómeno do cyberbullying não foram tão reportados, já os casos de discurso de ódio e de partilha não consentida de imagens aumentaram expressivamente: a Linha Internet Segura recebeu, em 2020, 216 denúncias de discurso de ódio online (em 2019, tinham sido apenas 24), e 260 contactos sobre partilha não consentida de imagens privadas, nomeadamente, ameaças de partilha de fotos, devassa da vida privada, extorsão, etc. (em 2019, tinham sido apenas 22).

Dado o crescimento da violência online, a APAV apela à divulgação dos seus serviços de apoio a situações de crime ou violência, a saber: