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Da narrativa à narrativa digital

Uso e Produção Digital

A evolução das tecnologias digitais em todos os sectores da sociedade, incluindo a educação, implica uma mudança de paradigma nos métodos de ensino. Em Portugal, o novo Programa de Português do Ensino Básico salienta o papel das tecnologias considerando que estes novos cenários “exigem o domínio de literacias múltiplas, nomeadamente, a literacia informacional (associada às tecnologias de informação e comunicação) e a literacia visual (leitura de imagens)” (PPEB, 2009, p. 63). Lankshear e Nobel (2006) admitem que a literacia assume um lugar central nas políticas educativas, no desenvolvimento do currículo e nas práticas educativas. Para estes autores “literacy is now centre stage in education policy, curriculum development, and everyday thinking about educational practice” (p. 7). No entanto, o seu conceito integra uma multiplicidade de textos e discursos obrigando a incorporar outros modos de representação além da escrita, outras formas de construir significado.Neste contexto, pretendemos proporcionar, através da criação de narrativas digitais pelos próprios alunos, a oportunidade de acesso a uma multiplicidade de ambientes textuais, particularmente digitais e visuais.

 Desenvolvemos um estudo de caso orientado para responder às seguintes questões de investigação: qual o contributo de recursos digitais multimodais para o estudo da narrativa? Que implicação poderá ter a criação da narrativa digital no aperfeiçoamento da produção escrita? O uso de recursos digitais em contexto letivo terá implicações na motivação dos alunos e na colaboração entre eles? O estudo foi realizado numa turma de alunos de 7º ano de escolaridade (alunos de 13 anos) e todo o trabalho conducente à produção das narrativas digitais se desenvolveu no âmbito de um projeto curricular integrado e contextualizado na aula de Língua Portuguesa. A recolha de dados foi feita através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e trabalhos dos alunos. A interpretação dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. Os resultados permitem concluir que os alunos desenvolveram competências linguísticas relacionadas tanto com a escrita, perspetivada enquanto processo, como com a oralidade; adquiriram e melhoraram a sua literacia digital e visual, competências que levaram à construção de significados em textos multimodais. Verificamos ainda que o trabalho relacionado com a narrativa digital favoreceu o estudo da narrativa em Língua Portuguesa e que o uso de ferramentas digitais teve um significativo impacto na motivação dos alunos e a colaboração entre eles, facto que, sem dúvida, contribuiu para a qualidade das narrativas digitais produzidas.

Maria Cristina Teixeira Alves da Costa Lourenço