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Universidade de Lisboa Repositório

A criança e as TIC

Pedagogia Digital

Com o Plano Tecnológico da Educação (PTE), aprovado em 2007 pelo XVII Governo, em Resolução do Conselho de Ministros n.º 137/2007, de 18 de Setembro, pretendia-se colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados ao nível da modernização tecnológica do ensino. No âmbito desta política pública, em 2008, surgiu a iniciativa e.escolinha e desde então tem estado presente nas escolas portuguesas de 1º ciclo de ensino básico. Outras ferramentas TIC, nomeadamente o quadro interativo, plataformas LMS e software fazem parte do ambiente escolar português. Este projeto, desenvolvido em contexto de sala de aula, teve como principal finalidade compreender o impacto que as TIC podem exercer nas interações das crianças. 

 A abordagem utilizada neste projeto é designada pelo método misto, que conjuga e analisa tanto dados quantitativos como qualitativos num único estudo. Na obtenção dos dados recorri a questionários escritos, a entrevistas informais e à observação participante. Após a análise dos dados, concluiu-se que os alunos quando utilizam as TIC, ficam mais motivados, compreendem melhor os conteúdos programáticos, aumenta a capacidade de concentração e preferem atividades dinâmicas e coloridas.

Maria João Rego de Sousa Quaresma