Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
janeiro 2016

Já Aconteceu

Evento Laboratórios de Aprendizagem – Espaços Educativos Inovadores
 
A DGE-ERTE promoveu na passada sexta feira, dia 8 de janeiro, um encontro entre agrupamentos de escolas que têm, ou terão a breve prazo, as chamadas "Salas de Aula do Futuro" (SAF) ou "Laboratórios de Aprendizagem".
Este encontro teve a participação de vinte diretores ou representantes de agrupamentos e os respetivos coordenadores com o objetivo de promover a troca de experiências e a criação de uma comunidade de prática  preparando os próximos passos.
A sessão contou  com a participação de José Vitor Pedroso, Diretor da Direção-Geral da Educação (DGE), que abordou a rede de SAF que se pretende implementar e a sua integração com a iniciativa "Future Classroom Lab" da European Schoolnet em Bruxelas.
Houve oportunidade também de escutar os representantes do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que possui uma sala SAF, a Professora Dra. Neuza Pedro, o responsável da SAF da Escola D. Manuel Martins, Dr. Carlos Cunha e ainda o José Loios, Diretor do Agrupamento de Escolas da Atouguia, com duas salas já em funcionamento.
Na segunda parte da sessão de trabalho, Teresa Godinho, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), abordou a iniciativa Laboratórios de Aprendizagem e, por fim, João Carlos Sousa, Diretor de Serviços de Projetos Educativos na DGE, encerrou a sessão e referiu os próximos passos.

Sessão de formação Teachers Try Science
 
Em parceria com o Ministério da Educação (Direção-Geral da Educação, Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas), a IBM lançou um projeto-piloto baseado no conteúdo da plataforma Teachers Try Science com o objetivo de promover e incentivar a compreensão de conceitos CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a aprendizagem baseada em projetos, junto de professores e alunos em Portugal. 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico de 5 agrupamentos de escolas em Lisboa e mais de 300 alunos, foram desafiados a desenvolver um projeto de Ciência e Tecnologia baseado numa atividade do Teachers Try Science. A sessão de formação decorreu no passado dia 9 de janeiro nas instalações da IBM em Lisboa.

Vai Acontecer

Dia da Internet Mais Segura
 
No próximo mês de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (9 de fevereiro de 2016). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da segurança digital, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes. À semelhança dos anos letivos anteriores, o projeto SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da segurança digital durante o mês de fevereiro. De modo a poder ser dada a merecida visibilidade às iniciativas próprias de cada escola/agrupamento, as Escolas deverão proceder ao respetivo registo na página de apoio "Atividades das Escolas – fevereiro 2016".
Encontro Regional eTwinning na Covilhã
 
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Escola Secundária Campos Melo, promove o Encontro Regional eTwinning, Covilhã, nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Escola Secundária Campos Melo. Este encontro, de caráter gratuito, terá uma duração de 15 horas (0,6 créditos).
Bandeiras eTwinning nas escolas
 
Durante o mês de fevereiro, irão realizar-se eventos em diferentes regiões do país, que contarão com a presença dos professores vencedores dos selos nacionais de qualidade eTwinning 2015, bem como dos diretores dos agrupamentos a que os mesmos pertencem. Nestes eventos serão entregues as bandeiras eTwinning, símbolo maior da ligação das escolas portuguesas a outras escolas europeias.
6.ª edição do curso de formação eTwinning
 
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE), promove a 6.ª edição do Curso eTwinning acreditado, no âmbito do projeto eTwinning, que irá decorrer entre os dias 2 e 29 de fevereiro de 2016, de acordo com a seguinte calendarização:
  • Módulo 1 – O portal eTwinning (de 2 a 7 de fevereiro);
  • Módulo 2 – O eTwinning Live (de 12 a 18 de fevereiro);
  • Módulo 3 – Do registo de um projeto ao TwinSpace (de 19 a 29 de fevereiro).
Esta formação, totalmente à distância e de caráter gratuito, terá uma duração de 25 horas (1UC) e destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer e iniciar projetos eTwinning.
Caso pretenda frequentar este curso de formação, deverá preencher o formulário de inscrição em bit.ly/6cursoetwinning.
Os docentes que forem selecionados para frequentar a formação acreditada irão receber, por email, todas as instruções necessárias. A formação será desenvolvida numa plataforma de gestão de aprendizagem Moodle.
Formação acreditada em Scratch em Coimbra
 
O CCTIC Softciências irá realizar, em fevereiro, um Curso de Formação sobre a linguagem de programação Scratch no Centro de Formação Nova Ágora - Coimbra. Este curso acreditado, presencial, tem a duração de 15 horas (0.6 créditos) e destina-se a todo pessoal docente, em particular aos professores do 1.º ciclo do ensino básico. Este curso tem como principais objetivos conhecer e dominar a utilização da ferramenta Scratch de modo a permitir o desenvolvimento de projetos com animações e conceber situações de aprendizagem de natureza transversal.

Dica TIC

Zaption - Interactive Video for Learning
Zaption - vídeos interativos para o ensino e a aprendizagem
 
Uma das novas tendências na utilização de conteúdos multimedia em sala de aula é a criação de vídeos interativos. Existem diversas ferramentas para o efeito; hoje apresentamos-lhe o Zaption.
 

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
© 2015 - Todos os direitos reservados

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email