Está aqui

EUSecure Project – MOOC: Segurança, Resiliência e Sustentabilidade

eusecure

EUSecure  é um projeto de formação interdisciplinar sobre segurança, resiliência e sustentabilidade da União Europeia, financiado pelo Programa Erasmus+ Parceria Estratégica no Ensino Superior.  Tem como missão preparar a sociedade do futuro para melhor conseguir antecipar os desafios de segurança e dar-lhes resposta, bem como capacitar a próxima geração para tomar decisões neste domínio.

Participaram no projeto cinco universidades: Ludovika - Universidade de Serviço Público, Budapeste, Hungria; Universidade de Salento, Lecce, Itália; Universidade Sapientia, Cluj-Napoca, Roménia; Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal e Universidade do Pireu, Pireu, Grécia, com o objetivo comum de desenvolver recursos educativos sobre segurança, resiliência e sustentabilidade da EU e em particular um curso universitário opcional ministrado nos cinco países e um curso em linha aberto e massivo apoiado por simulação (SimMOOC), organizado em 15 temas.
O projeto também contempla um minicurso de 3*90 minutos para alunos do ensino secundário, sobre uma amostra de todo o curso universitário com o intuito de sensibilizar  para as questões de segurança e resiliência em idades precoces. O minicurso aborda dois dos quinze tópicos originais: 1) questões relacionadas com as redes sociais e notícias falsas e 2) saúde pública e gestão de pandemias e está organizado em duas aulas. Poderá ser organizada uma terceira aula em torno destes dois temas, tendo como suporte os recursos adicionais recomendados (jogos e vídeos) e os interesses dos alunos.

Pode aceder aqui ao: