Está aqui

INCoDe.2030

Logo Incode

Portugal INCoDe.2030 (http://www.incode2030.gov.pt) é a iniciativa nacional que pretende estimular e garantir o desenvolvimento de competências digitais como instrumento para a preparação de uma sociedade orientada para o futuro e para as novas oportunidades que surgem face à acelerada adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Esta iniciativa (http://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/incode2030_pt.pdf), lançada em abril de 2017, procura assegurar a generalização do acesso às tecnologias digitais a toda a população e a formação das camadas mais jovens através do estímulo e reforço das competências digitais. Pretende também capacitar profissionalmente a população ativa, promover a especialização em tecnologias digitais e garantir as condições para a produção de novos conhecimentos, potencializando a investigação na área das tecnologias/digital, a utilização da inteligência artificial e de linguagens de programação.

Neste contexto, o Portugal INCoDe.2030 está estruturado em torno de 5 eixos estratégicos

cada um associado a um conjunto de objetivos e medidas de políticas públicas, que são dinamizados por diversas instituições e entidades.

Até 2030, a iniciativa pretende dar resposta a 3 grandes desafios, nomeadamente:

  • Garantir a literacia e a inclusão digitais para o exercício da cidadania;
  • Estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e uma economia de maior valor acrescentado;
  • Produzir novos conhecimentos em cooperação internacional.

Portugal INCoDe.2030 é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Modernização Administrativa; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Educação; do Trabalho; do Planeamento e das Infraestruturas e da Economia, do XXI Governo de Portugal. Enquadra-se, no contexto internacional, na área das TIC e visa melhorar e reforçar a posição de Portugal no Índice DESI 2017 (Digital Economy & Society Index) da Comissão Europeia, aumentando a competitividade do país através da promoção das competências digitais.

O Eixo 2 – Educação assenta nas seguintes medidas para a concretização dos seus objetivos:

  • Desenvolvimento de recursos educativos digitais
  • Formação de professores de educação pré-escolar, ensino básico e secundário
  • Alargamento e aprofundamento do currículo de TIC

Acompanhe a iniciativa INCoDe.2030, nas redes sociais, em

----

Uma ação integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais

Saiba mais em INCoDe.2030