Está aqui

Escola de S. João da Madeira representa Portugal num concurso mundial de programação e robótica

First Global

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, irá representar Portugal no concurso internacional de programação e robótica FIRST Global, promovido pela International FIRST Committee Association (IFCA) e que decorrerá no Constitution Hall em Washington, D. C., de 16 a 18 de julho de 2017.

O FIRST Global é um concurso de programação e robótica que aborda um dos 14 Grandes Desafios identificados pelas academias nacionais de engenharia dos Estados Unidos, Reino Unido e China. Partindo do princípio que o acesso à agua potável é um dos grandes problemas da humanidade, o FIRST Global desafiará as equipas a colaborar na busca de soluções nas áreas do armazenamento de água potável, filtragem de água contaminada e procura de novas fontes de água.

Esta competição contará com a presença de mais de 160 países entre os quais 40 países europeus e 27 Estados-Membros da União Europeia. As equipas concorrentes (uma por país) provêm de contextos muito diversos, como, por exemplo, uma equipa feminina muçulmana e cristã da Jordânia e outra equipa rural das Honduras, cujos membros atravessam diariamente uma montanha para frequentar a escola.

A equipa portuguesa será constituída por 3 alunos e 2 professores do Agrupamento, envolvendo as duas áreas técnico-científicas do concurso: a programação e a robótica. Os três alunos selecionados conhecem-se e trabalham juntos há bastante tempo: Rui Costa e  Rúben Fernandes, representam o curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e são especialistas em programação; João Azevedo, do curso profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, dedica-se à eletrónica e mecatrónica. Os dois professores acompanhantes têm uma longa experiência nessas duas áreas: Fátima Pais, na programação e José Lemos na eletrónica e mecatrónica. O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite tem igualmente uma larga tradição na participação em certames nacionais e internacionais deste tipo, tendo levado já equipas suas ao Japão numa competição semelhante.

A equipa portuguesa recebeu o apoio do Ministério da Educação – Direção Geral da Educação, bem como da Câmara Municipal de S. João da Madeira além de diversas  empresas com presença em S. João da Madeira e arredores.

A organização pública sem fins lucrativos International FIRST Committee Association (IFCA) tem como missão inspirar os mais de dois mil milhões de jovens de todas as nações para a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Uma das suas linhas de ação é, precisamente, a organização deste concurso.