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Evento Regionais Probotica - Oficinas de Formacao de Braga

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OFICINAS DE TRABALHO

 

OT1 - A Robótica na promoção do sucesso das aprendizagens

Dinamizadores: Ângela Viegas

Descrição: Este Workshop tem como finalidade explorar funcionalidades e potencialidades de diferentes robots e a sua integração no desenvolvimentos de atividades no âmbito da programação e robótica. Pretende-se  que contribua para a promoção de aprendizagens significativas e contextualizadas dos alunos, e o desenvolvimento da sua curiosidade natural e competências multidisciplinares nos diversos conteúdos curriculares.


 

OT2 – Iniciação ao Scratch

Dinamizadores: Elda Martins e José Guerner

Descrição:  Através de exemplos simples e práticos, pretende-se conceber um projeto desenvolvendo diversos domínios interdisciplinares. Iremos explorar componentes estruturais de programação (movimento, personagens, variáveis, estruturas de decisão ou outros) que respondam às necessidades do projeto.

Material necessário: Computador portátil com  o Scratch instalado

Download disponível aqui: https://scratch.mit.edu/download


 

OT3 – A brincar também se aprende a programar

Dinamizadores: Vanêssa Mendes e Filomena del Rio

Descrição: Neste Workshop os participantes terão oportunidade de explorar um conjunto de atividades  e diferentes plataformas no âmbito da programação, com  recurso ou não a computadores ou outros dispositivos móveis, com a finalidade de promover práticas pedagógicas partilhadas e reflexivas, propiciando a articulação com várias disciplinas.

Pretende-se com as atividades desenvolvidas  a potenciação de  competências do pensamento computacional que contribuam para a adequação do que se encontra definido no perfil dos alunos.

Material necessário: Computador portátil


 

OT4 – Ambientes de Programação e Robótica

Dinamizadores: Milena Jorge e Luís Ferreira

Descrição: Neste workshop pretende-se explorar vários ambientes de programação e robótica (OpenRoberta, CodeCombat, etc) que permitam aplicar conceitos curriculares.

A utilização destes ambientes de programação têm também como objetivo despertar a curiosidade das crianças e dos jovens para a descoberta e apreensão de conteúdos nas diversas áreas do saber como, por exemplo, a Matemática, a Física e Informática, numa perspetiva transversal.

Material necessário: Computador Portátil


 

OT5 – Resolução de problemas e Atividades criativas em Scratch

Dinamizadores: António Mansilha

Descrição: Realização de projetos/atividades recorrendo ao pensamento computacional e aos  diferentes tipos de blocos de código (ex: sensores, operadores, dados, eventos, etc...) que o Scratch disponibiliza.

  • Análise e interpretação do problema.

  • Definição de estratégias para a resolução do problema.

  • Programação na linguagem por blocos Scratch (palco e atores)

  • Execução e verificação da solução do problema

Material necessário: Computador portátil

Download disponível aqui: https://scratch.mit.edu/download


 

OT6 – Conhecer, explorar e programar um robô mBot

Dinamizadores: Lúcia Pinheiro

Descrição: Neste workshop serão realizadas atividades práticas de programação de robôs mBot, utilizando o software mBlock (que se baseia no Scratch), com exploração da utilização de sensores de distância/obstáculo e de linha, interligando sons e cores, no âmbito da robótica pedagógica, de modo a estimular o pensamento computacional e promover a criatividade.  

Material necessário: Portátil com o programa mBlock (versão 3) instalado.

Download disponível:  http://www.mblock.cc/software/


 

OT7 – Programar, avançar e girar os drones

Dinamizador: Jorge Reis

Descrição: Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma  linguagem de programação por blocos.

Material necessário:


 

OT8 – A utilização Lego Mindstorms EV3 como recurso de aprendizagem criativa

Dinamizador: Norberto Costa

Descrição: Neste Workshop pretende-se apresentar várias metodologias e estratégias de aprendizagem criativa com recurso a atividades práticas de programação na aplicação Lego Mindstorm, utilizando um robot EV3 que interligando os vários sensores  e valências, será orientado por várias equipamentos como: PC; Smartphone; ou comando infra-vermelhos.

Material necessário: Portátil com o programa LEGO MINDSTORMS EV3  instalado.

https://www.lego.com/en-us/mindstorms/downloads


 

OT9 – Aprender a programar sem computador: Cody Roby e Robot Doc

Dinamizadores: Isabel Cabo e Sílvia Assunção

Descrição: Neste Workshop pretende-se desenvolver o pensamento computacional e promover a criação de actividades com recurso à programação sem computadores. CodyRoby é um método de programação do-it-yourself desconectado (sem um computador). As instruções são dadas jogando cartas que contêm símbolos simples associados a três ações elementares: avance, vire à esquerda, vire à direita. Cada jogador assume o papel de Cody e usa os cartões para dar instruções a Roby, representado por uma peça para se deslocar no quadro. Partindo desta atividade, pretende-se associar conteúdos das disciplinas, levando os alunos na resolução de problemas.