Está aqui

Dia da Programação e Robótica - Oradores


Fernanda Ledesma
Professora de Informática do Ensino Básico e Secundário
Presidente da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), Diretora do Centro de Formação e Membro do Conselho Científico do IAVE
Pós Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica Portuguesa.
Mestra em Gestão de Sistemas de  E-learning pela Universidade Nova de Lisboa.Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas - Tecnologias Educativas, Didática Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho.
Esteve requisitada em serviço, por duas vezes no Ministério da Educação. A primeira foi no Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Setúbal, através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e a segunda na  Equipa de Coordenação, Monitorização e Formação do Plano Tecnológico da Educação no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) coordenando os projetos da certificação TIC e outros
Foi-lhe atribuído o prémio de Professora Inovadora Microsoft no ano 2008, representando Portugal no Fórum dos Professores Inovadores Europeu na Croácia.
Coautora de manuais para a disciplina de TIC no grupo Editorial Leya.
Neste momento tenho missão gira, pois sou o rosto feminino Português para a causa “Girls In ICT”  no Portal da União Internacional das Telecomunicações.

Vânia Neto
É licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, com especialidade em Direito Administrativo e Fiscal, Direito da Contratação Pública e Direito Económico e Financeiro.
Desenvolveu atividade como jurista na Câmara Municipal de Santarém, tendo ainda ocupado o cargo de Vereadora. Foi docente de Contratação Pública na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém e adjunta do Presidente da Câmara de Cascais.
Atualmente, é gestora do Programa Parceiros na Educação, da Microsoft Portugal, desempenhando o cargo de Diretora para a Educação e Cidadania.

Esmeralda Gonçalinho
Licenciada em Engenharia de Produção Industrial pela FCT/UNL e Mestre em Administração de Empresas pela FE/UNL.
Desenvolveu atividade profissional nas áreas da gestão de projetos de divulgação e formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, de âmbitos local a nacional, e da conceção, implementação e auditoria de referenciais e sistemas de gestão.
Atualmente, trabalha como gestora de ciência e tecnologia na Fundação para a Ciência e Tecnologia, nomeadamente em projetos de políticaspara inclusão e literacias digitais para a empregabilidade digital, desenvolvidos pelo Departamento Sociedade da Informação.

Filomena Soares
Professora Associada do departamento de Eletrónica Industrial da UM e Investigadora do Centro Algoritmi.
Os principais interesses científicos centram-se nas áreas da modelização e controlo de processos e na utilização de robôs como meio de promover a interação e comunicação com crianças com perturbações do espectro do autismo. O desenvolvimento de jogos sérios como ferramenta de reabilitação cognitiva ou motora tem sido alvo do seu estudo.Interessa-se pela área da educação/lecionação, em particular pelo blended-learning.

Jaime Rei
Licenciatura em Gestão e Administração Escolar. Professor das disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Tecnológica.
Atualmente é Coordenador do Clube de Róbotica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo - Torres Vedras.
De 2007 a 2015 participou em nove Campeonatos do Mundo de Robótica tendo conquistado, em todos eles, diversos prémios de relevo.

João Silva Sequeira
Docente do Instituto Superior Técnico sendo desde há alguns anos responsável pela Unidade Curricular de Robótica lecionada nos Mestrados Integrados em Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia I Informática e de Computadores, e Engenharia Biomédica.
Tem desenvolvido atividade de investigação, colaborado e sido responsável em vários projetos nacionais e internacionais na área da Robótica. É Coordenador do projeto Europeu MOnarCH - Multi-Robot Cognitive Systens Operating in Hospitals, responsável pelo projeto e desenvolvimento do robot Gasparzinho para interação com crianças do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

João Costa
Licenciado em Engenharia pela Universidade do Minho, pertence á organização da RoboParty.
Desde sempre esteve envolvido na RoboParty, participando ativamente na organização deste evento pedagógico desde a terceira edição. Tendo sido participante na primeira edição do evento, em 2007.   Desempenha, atualmente, funções na empresa Botnroll.com, parceria técnica da Universidade do Minho dada a utilização dos robs Bot'n Roll ONE A como kit robótico educativo da RoboParty.

António Valente
É professor Associado com agregação e Diretor do Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no INNESC TEC. Atua na área de Engenharia Eletrótecnica, Eletrónica e Informática, sendo dinamizador da área de Robótica na UTAD. Organizador principal do evento Robótica 2015, o mais importante evento de robótica em Portugal, que decorreu na Utad.É, também, o organizador do concurso de robótica "*Micromouse Portuguese Contest*", evento único na Europa Continental e muito popular nos países asiáticos e que este ano contou com a sua 3.º edição.

 Luís Bernardino
Luís Paulo Fanado Bernardino, Bacharel em Ciências da Computação, Licenciado em Sistemas de Tecnologias de Informação, Pós-Graduação de especialização em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho.
Professor de Informática (Grupo 550) do Ensino Secundário desde o ano letivo de 1996/1997.
No grupo ESARobots desde o ano letivo de 2009/2010.