Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.

outubro 2015

Já Aconteceu

Dia da Programação e Robótica

Teve lugar no dia 17 de outubro, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o “Dia da Programação e Robótica”, forma escolhida pela Direção-Geral da Educação (DGE) para celebrar a «Code Week 2015» – Semana Europeia da Programação - uma iniciativa da Comissão Europeia que decorre de 10 a 18 de outubro, sendo assinalada por diferentes entidades em toda a Europa.
Uma reportagem fotográfica do evento encontra-se disponível na página Facebook dos Clubes de Programação e Robótica.
 
Saiba mais em www.erte.dge.mec.pt
 

Primeira Final «Apps for Good» em Portugal

Teve lugar no dia 11 setembro pelas 15h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Evento Final de Entrega de Prémios da iniciativa Apps for Good em Portugal. Foram nesse dia reveladas ao público e colocadas em competição as melhores aplicações concebidas por alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. 

 
Saiba mais em www.erte.dge.mec.pt
 

Prémios Artistas Digitais

 
A XIV edição do concurso Artistas Digitais teve uma participação de 5490 desenhos realizados por alunos da educação pré-escolar até o 2.º ciclo do ensino básico, os quais foram, no dia 16 de julho, sujeitos a apreciação do júri do concurso. Os desenhos vencedores podem ser visualizados na página da iniciativa em http://artistas.ccems.pt.
A XV edição terá como tema “Os Valores da Democracia” e visa a concretização dos objetivos fundamentais da Educação relativos aos valores da cidadania. Mais informações brevemente.
 

Formação Scratch


O projeto EduScratch, graças ao financiamento recebido através do prémio atribuído pela Rede TIC e Sociedade, dinamizou, no final do ano letivo 2014/2015, quatro ações de formação de professores em Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Funchal e Ponta Delgada.
 
 
 

International Council for Educational Media (ICEM)


Evento internacional sobre TIC à escala global em todos os níveis de educação.
Colômbia, Medellin, 29 de setembro a 02 de outubro de 2015
Mais informação em: http://www.icem2015.com/ 
 

Vai Acontecer


Desafios SeguraNet 2015/16

A 9.ª edição dos Desafios SeguraNet 2015/16 terá início em outubro, prolongando-se até 31 de maio de 2016, e é dirigida ao ensino básico, abrangendo todas as escolas públicas e privadas.
Informações e registo a partir de outubro em http://www.seguranet.pt/

 

Edição 2015 do "Prémio UNESCO King Hamad Bin Isa Al-Khalifa para a Utilização das TIC em Educação"

Numa iniciativa fundada pelo Reinado do Bahrain, a UNESCO lança a edição 2015 do Prémio "King Hamad Bin Isa Al-Khalifa para a Utilização das TIC em Educação". Este prémio, criado em 2015, visa premiar inovações no ensino e aprendizagem que tirem partido das tecnologias para a melhoria dos resultados. O tema para a edição 2015 deste Prémio é "Inovação Pedagógica na Utilização das TIC no Ensino e na Aprendizagem".
 
Saiba mais em www.erte.dge.mec.pt 

Numa iniciativa da Direção-Geral da Educação, coordenada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, terá lugar no dia 21 de novembro de 2015, o Encontro Nacional de Educação para os Media (IV Encontro Nacional de Rádios e TV’s Escolares e II Encontro Nacional de Jornais Escolares).
Saiba mais em http://dge.mec.pt

Nova série de webinars DGE

"Promoção de competências de carreira na infância” é o título do primeiro webinar DGE da série iniciada em outubro.
 

Workshops no CCTIC Softciências

 
O Centro de Competência TIC Softciências irá iniciar, em outubro, a dinamização de workshops, no âmbito da utilização das TIC em contexto educativo e dirigidos a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário de todos os grupos de recrutamento. Estes workshops realizam-se na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores bem como em outras escolas às quais o CCTIC Softciências está associado.
 
Saiba mais em CCTIC Softciências
 

Formação Scratch em Bragança e Castelo Branco


Em parceria com os Centros de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte e Centro de Formação de Associação de Escolas Altotejo o projeto EduScratch dinamizará nos meses de outubro e novembro dois cursos de formação, com duração de 15 horas, para os professores das escolas da região de Bragança e Castelo Branco. As inscrições são efetuadas nos respetivos Centros de Formação onde poderão também ser obtidas mais informações.
 

Prémios Cineastas Digitais

 
A VII edição do concurso Cineastas Digitais teve uma participação de 186 vídeos, de alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, os quais serão, no dia 13 de outubro, sujeitos a apreciação do júri do concurso. Os vídeos vencedores poderão ser visualizados na página do concurso: http://cineastas.ccems.pt.

A VIII edição terá como tema “Os Valores da Democracia” e visa a concretização dos objetivos fundamentais da Educação relativos aos valores da cidadania.
 

SIMO Educación 2015

 
EDUCOM, Associação Portuguesa de Telemática Educativa estará representada na SIMO Educación 2015, Salón de Tecnología para la Enseñanza, na Feira de Madrid, de 28 a 30 de outubro de 2015. Visitem-nos!
 

Dica TIC

Moovly

 
O Moovly é uma ferramenta online com uma versão gratuita que permite criar de forma intuitiva e simples vídeos de animação, tutoriais, apresentações, etc.

Permite a integração de som com imagem e, para além da biblioteca própria, permite a introdução de imagens e sons personalizados.

 


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
© 2015 - Todos os direitos reservados

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

 
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email