Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
maio 2022
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Destaque


Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - lança a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”. 

Esta campanha, constituída por um conjunto de ilustrações com recomendações sobre veracidade e fiabilidade da informação em tempo de conflito, visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa. 

Sugere-se que os conteúdos desta campanha sejam disseminados e abordados junto das crianças e jovens (a frequentar a educação Pré-escolar ou o ensino básico). Recomenda-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. 

De notar que, devido à pertinência da temática,  os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias,  das associações juvenis, entre outros. 

Mais informações em:
https://www.seguranet.pt/pt/ 

 

Recursos Educativos Online em Ucraniano – Plataforma National Online School

Desde o passado mês de março que os alunos da maior parte das regiões  da Ucrânia, quando tal é possível,  retomaram as aulas a distância, através da plataforma National Online School.   Esta plataforma está também acessível a todos os que se viram forçados a sair do país, disponibilizando conteúdos de diversas disciplinas dos vários   níveis de ensino. Além disso, como complemento à plataforma, a tv ucraniana emite também as aulas e, para permitir uma melhor articulação, os utilizadores podem consultar o  Google Calendar schedule .

Note-se que a referida plataforma pode, ainda, ser útil no acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais.

 

Para mais informações, aceda a:
https://www.schooleducationgateway.eu/

 

Vai acontecer


Webinar: Proactive vs. Reactive hotline communication - Rede Insafe

Realiza-se no próximo dia 1 de junho, às 16h CET (10h ET), o webinar  Proactive vs. Reactive hotline communication.

Durante a sessão, serão discutidas  alguns exemplos de campanhas e como as linhas de apoio podem comunicar ativamente com os jovens sobre o tema do abuso e exploração sexual infantil.  

A abertura do webinar  está a cargo da Insafe e conta com a participação de dois jovens Embaixadores da Better Internet for Kids (BIK): João Pedro Martins – jovem português que tem colaborado, ativamente, com entidades nacionais e internacionais, com vista à melhoria da  segurança online e ao desenvolvimento da literacia digital, entre outros – e Kathrin Morasch.

Esta será uma oportunidade única para conhecer as perspetivas dos jovens acerca de diversos aspetos como, por exemplo, a importância de determinadas questões relacionadas com conteúdos de abuso sexual infantil ou as técnicas a adotar pelas linhas de ajuda para desenvolverem campanhas e comunicarem com crianças e jovens adultos, de forma eficaz.  

Para mais informações e inscrições, aceda a: https://inhope.org/

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022

Se, durante o ano letivo 2021-2022, desenvolveu um projeto eTwinning e pretende receber reconhecimento, a data limite para a submissão da candidatura a Selo Nacional de Qualidade é o dia 31 de maio.

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas no preenchimento do formulário da candidatura, visualize o webinar https://bit.ly/SNQeTw2022, dinamizado pelas embaixadoras Miguela Fernandes e Elisabete Fiel.

VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”

4.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2021/2022

Nos próximos dias 14 e 15 de julho, decorre a VI Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE e a 4ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2021/22, no Convento de São Francisco, em Santarém.

Dedicada ao tema “Transformação das Escolas", esta conferência reúne conceituados oradores, num espaço de partilha e de reflexão sobre as Escolas e a sua transformação.

No que se refere à atribuição dos Prémios MILAGE APRENDER+ (4ª edição), estes visam reconhecer os professores e respetivos Agrupamentos de Escolas (AE) e escolas não agrupadas  que implementaram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App MILAGE APRENDER+, e distinguir os alunos que, enquanto grupo, desenvolveram um trabalho de mentoria ou por projeto.

Este ano, o projeto MILAGE alargou a participação às disciplinas de espanhol e de inglês. Os prémios são atribuídos de acordo com as categorias: Prémio Classificação MILAGE APRENDER+ (espanhol, ou inglês, ou matemática ou português); Prémio Aluno Autor MILAGE APRENDER+ (cidadania digital, ou matemática ou português); Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ (inglês, espanhol, português ou matemática) e Meia-Maratona Matemática MILAGE APRENDER+.

Como atividade de encerramento, terá lugar a caminhada "Descobrir Santarém", numa dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Santarém, do AE Dr. Ginestal Machado, do Instituto Politécnico de Santarém, da Direcção-Geral de Educação, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa, da InCode Portugal 2030, da Sociedade Portuguesa de Matemática, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira e do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027).

Inscrições aqui
Mais informações aqui

 

Aconteceu


Fórum RED – Recursos Educativos Digitais  

Vídeo de divulgação do evento 

Já se encontra disponível o vídeo com a gravação do Fórum RED – Recursos Educativos Digitais.

Recorda-se que, além da participação das equipas que conceberam os recursos educativos digitais, o evento integrou uma conferência sobre esta temática com Wayne Holmes, do University College of London, colaborador regular da UNESCO e que apresentou, entre outros,  uma perspetiva crítica dos estudos relativos às ligações entre a entre a Inteligência Artificial e a Educação, bem como as suas implicações éticas e sociais.

  • Parte da manhã – Sessão de abertura por Maria Adélia Esteves, Diretora do AE Sá da Bandeira, Santarém, e José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação; Conferência principal, por Wayne Holmes; apresentação dos RED por parte de elementos das equipas que os produziram.
  • Parte da tarde – Apresentação das conclusões das sessões paralelas dinamizadas pelas equipas pedagógicas e com a participação de alunos do 1.º ciclo, com comentário de Ana Amélia Carvalho; sessão de encerramento por Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação. 

O Fórum RED  foi promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE) e  assinalou a divulgação pública dos RED produzidos no âmbito do projeto “Produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvido por esta Direção-Geral, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH (operação POCH-04-5267-FSE-000124).

Os RED estão disponibilizados, em regime aberto, em https://redge.dge.mec.pt/.  

 

Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal: Resultados de Estudo

O Observatório de Cibersegurança, da responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança, acaba de lançar o Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal.

Este Estudo caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas, analisando os objetivos, os conteúdos e os resultados de aprendizagem, o número de estudantes, diplomados/as e a sua evolução, bem como o registo das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, ao longo dos últimos 10 anos, nesta área. O Estudo analisa ainda as perspetivas dos diretores dos cursos e dos ciclos de estudo de nível superior sobre as componentes da formação técnica, ética e legal, as necessidades do mercado de trabalho e os desafios que se colocam à formação na área de cibersegurança ao nível da investigação e inovação.

Mais informações em:
https://www.cncs.gov.pt/

"O que a Internet diz de si"
Campanha de sensibilização para o uso seguro da Internet

O Centro Nacional de Cibersegurança, através do Centro Internet Segura, em parceria com a Ordem dos Psicólogos e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, lançou a campanha de sensibilização para a adoção de comportamentos seguros na Internet, destinada aos adultos mais velhos: “O que a Internet diz de si”. 

Através desta campanha, composta por cartazes e vídeos de sensibilização, pretende-se   que os adultos mais velhos se identifiquem com a mensagem transmitida  por personalidades conhecidas, como Júlia Pinheiro e Júlio Isidro, e possam, de forma lúdica e simples, conhecer e adotar boas práticas no uso da Internet.  

Recursos e mais informações sobre a campanha em:
O que a Internet diz de si

6ª Sessão Partilhas à Quarta

Realizou-se, online, no dia 18 de maio, mais uma sessão das Partilhas à Quarta, uma iniciativa conjunta das equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), com o propósito de divulgar experiências de ensino e de aprendizagem inovadoras, desenvolvidas nas escolas, no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

Esta sessão, subordinada à temática Transição Digital em Ação, contou com a participação do Dr. António Silva da Direção-Geral da Educação (DGE), que fez um breve enquadramento do Programa de Digitalização para as Escolas, tendo apresentado o trabalho que está neste momento em curso e o que se perspetiva nesta transformação digital das escolas.

Saiba mais

Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC)

Realiza-se entre  23 de maio e 29 de junho de 2022 o MOOC  “Ensinar Fora da Sala de Aula”.  O curso, dinamizado pela School Education Gateway e constituído por 4 módulos, destina-se a todos os profissionais da área da educação interessados em trabalhar com as crianças e jovens, em espaços exteriores à sala de aula. 

Com a realização deste MOOC, pretende-se, entre outros, disponibilizar informação e partilhar exemplos de práticas de referência sobre o modo como se pode conciliar a educação nos espaços exteriores com a educação formal, em sala de aula. Além de terem a oportunidade de refletirem acerca dos constrangimentos e das vantagens de ensinar fora da sala de aula, os participantes poderão conhecer algumas experiências a realizar, de modo a que as atividades e as aprendizagens dos seus alunos sejam, efetivamente, significativas e contribuam para o seu desenvolvimento intelectual. 

Para inscrições e mais informações, aceda a:
Teaching outside the classroom

Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola (MOOC)

A School Education Gateway’s Teacher Academy vai realizar o MOOC Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola. 

Com início dia 23 de maio de 2022 e término no dia 6 de junho de 2022, o curso (8h) abordará os aspetos relacionados com a integração de crianças migrantes e refugiadas na comunidade escolar e apresentará alguns exemplos práticos acerca do modo  como os professores podem trabalhar com esses alunos na sala de aula.

Os participantes terão oportunidade de  explorar abordagens pedagógicas e atividades que poderão facilitar  a integração de crianças migrantes e refugiadas na sala de aula e na escola, bem como conhecer  estratégias  para apoiar os alunos que não entendem ou não falam o idioma utilizado na escola de acolhimento. Para além disso, este curso constitui também uma oportunidade para os participantes partilharem experiências com colegas que enfrentam desafios semelhantes. 

Inscrições e informações em:
https://www.schooleducationgateway.eu/

 

Dica TIC


#EstudoEmCasa@ - PLNM com a Ucrânia

Para a agilização e integração de crianças e jovens deslocados da Ucrânia e beneficiários de proteção temporária ou proteção internacional, abrangidos pela escolaridade obrigatória, o Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação e a Rádio e Televisão de Portugal, no âmbito das suas missões e atribuições, promoveram o desenvolvimento e difusão de conteúdos de Português, enquanto língua não materna (PLNM).
Pretende-se dar a conhecer a língua portuguesa a falantes de nível de iniciação e, ao mesmo tempo, promover a cultura portuguesa, em articulação com aspetos da cultura ucraniana.

Visite o website e conheça os recursos

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