Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Encontro eSafety Label

A Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, está a organizar um evento de disseminação do projeto eSafety Label, na qualidade de parceiro do consórcio eSafety Label+ da European Schoolnet.  Este evento decorrerá entre as 09h30 e as 16h30 do dia 22 de maio de 2019, no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (escola sede), em Castelo Branco.

O encontro, dirigido às escolas, tem como público-alvo os Diretores dos Agrupamentos de Escolas/escolas não agrupadas, bem como os respetivos professores de Informática. Trata-se de um momento que pretende contribuir para  a promoção de um ambiente seguro, bem como para o  acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem.

Pretende-se divulgar um projeto que permite às escolas a avaliação das suas infraestruturas, políticas e práticas de segurança digital, de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Dada a limitação de lugares, a participação está sujeita a confirmação.

A inscrição poderá ser feita em: http://bit.ly/eSL_INSCRICAO, até ao dia 15 de maio, às 12h00.

Saiba mais sobre o projeto em https://www.esafetylabel.eu/

Clubes de Programação e Robótica - Eventos Regionais

No âmbito do concurso Clubes de Programação e Robótica 2018/2019 (CPR), a Direção-Geral da Educação irá promover dois eventos regionais, dirigidos a todas as comunidades educativas. O primeiro realiza-se no próximo dia 25 de maio, no Agrupamento de Escola Rio Tinto, n.º 3 (Porto), o segundo está agendado para o dia 1 de junho, no Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (Lisboa).

Estes eventos têm como finalidade, para além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade CPR, demonstrar as dinâmicas que estes clubes desenvolvem nas suas comunidades educativas.

Ao longo dos eventos, os participantes terão oportunidade de frequentar workshops de programação e robótica, visitar a exposição e assistir às apresentações públicas, dinamizadas pelos CPR.

Relativamente à exposição e às apresentações públicas, cada CPR inscrito irá demonstrar aos visitantes e ao júri do concurso produtos/atividades relevantes, desenvolvidas pelos CPR nas suas comunidades.

Nestes eventos serão selecionados os melhores CPR para participarem no evento nacional, que irá ocorrer no dia 3 de julho de 2019, em Lisboa.

O evento é gratuito, mas carece de uma inscrição obrigatória através do seguinte formulário:

http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/433783/lang/pt

Para mais informações, consulte http://www.erte.dge.mec.pt/cpr-concurso-2019-eventos-regionais-e-nacional#regional

MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir”

“Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com início a 13 de maio e término a 1 de julho de 2019.

O lançamento oficial desta iniciativa tem lugar no V Congresso Literacia Media e Cidadania que marca, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o arranque da Operação Nacional 7 Dias com os Media

Com este curso pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática do bullying e do ciberbullying. Pretende-se, ainda, que constitua uma oportunidade  para aprofundar conhecimentos e desenvolver  competências  que permitam identificar, prevenir, e intervir face a estes comportamentos. 

MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como: bullying, ciberbullying e a comunicação através do ecrã, segurança na internet e ciberbullying, abordagens de intervenção face ao bullying e ciberbullying.

Este MOOC destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Faça aqui a sua inscrição no MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir”. 

Assista ao vídeo de divulgação do MOOC ”Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir”

Vai Acontecer


Concurso - Conta-nos uma história!

A Direção-Geral da Educação felicita todas as crianças e alunos que participaram na 10.ª edição do Concurso “Conta-nos uma História!”.

As 315 histórias submetidas, nas modalidades áudio e vídeo, serão avaliadas por um júri constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL)  e da Microsoft, e presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa, dirigida a todas as crianças e alunos da educação pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tem como objetivo incentivar os  estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
 

As histórias vencedoras serão divulgadas no dia da Criança, 1 de junho de 2019.
 

Para saber mais sobre esta iniciativa consulte:
http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia
 

Concurso "Clubes de Programação e Robótica" 2018/2019

A Direção-Geral da Educação divulga a lista dos Estabelecimentos de Ensino público e privado apoiados, no ano letivo de 2018/19, no âmbito do concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR).

Na 1.ª fase do concurso - Submissão do Projeto e Plano Anual de Atividades - são apoiados 128 CPR.

Na fase posterior, de acordo com o regulamento do concurso, estes CPR participarão num evento regional através de uma exposição e de uma apresentação pública. Os CPR, distinguidos pelo júri nos eventos regionais, estarão presentes no evento nacional que decorrerá no dia 3 de julho, em Lisboa.

Nesse evento, serão premiados 12 CPR, 3 em cada uma das categorias a concurso.

Para mais informações, consultar o regulamento do concurso disponível em http://erte.dge.mec.pt/cpr-concurso.

Congratulamos os CPR que fazem parte desta rede e exultamos à participação de todos, nos eventos regionais.

Apresentação das Escolas Vencedoras da Segunda Edição do projeto «Escola Amiga da Criança»

A Apresentação das Escolas Vencedoras da Segunda Edição do projeto «Escola Amiga da Criança» terá lugar no próximo dia 31 de maio, às 12h30, no espaço da Leya, na 89ª Feira do Livro (Parque Eduardo VII, Lisboa).

Esta segunda edição da iniciativa, organizada pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), a LeYa e o psicólogo Eduardo Sá, contou com a participação de 700 escolas a quererem ser mais amigas das crianças e que, no total, submeteram 1500 projetos a concurso.

Serão distinguidas com o selo «Escola Amiga da Criança» os estabelecimentos de ensino que têm concebido   e concretizado ideias/projetos originais em, pelo menos, uma das seguintes categorias:

  • Alimentação, Saúde e Ambiente 
  • Cidadania e/ou inclusão 
  • Digital 
  • Envolvimento família-comunidade 
  • Espaços escolares (recreio, convívio, etc.) 
  • Segurança 
  • Atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares.

Tecnologias e Robótica no Enino Básico – Seminário Online

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa realiza, no próximo dia 16 maio, às 16h30, o seminário online Tecnologias e Robótica no Enino Básico.

As tecnologias digitais e a robótica educativa, bem como a introdução à programação, têm vindo a ser apontadas, recorrentemente, como áreas potenciadoras do desenvolvimento de competências para o século XXI como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade, a colaboração e comunicação, entre outras.

Assim, com este seminário pretende-se discutir a temática das tecnologias e da robótica no ensino básico, através da apresentação de projetos e práticas de implementação de cenários de aprendizagem que recorrem à robótica para a resolução de problemas.

Mais informações e inscrições em: http://bit.ly/2DQYISI

Videodifusão: http://bit.ly/TREB2019

Curso de formação em Ansião – eTwinning: do registo à planificação de um projeto

A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Mar ao Zêzere (CENFORMAZ), promove o curso de formação presencial – eTwinning: do registo à elaboração de um projeto, de 25 horas de duração, gratuito e acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Este curso será dinamizado no Agrupamento de Escolas de Ansião (Escola Básica e Secundária de Ansião) pelo formador Mário Martins, e destina-se a Educadores de Infância e professores dos Ensinos Básico, Secundário/Profissional e Ensino Especial.

Consulte o cronograma em https://www.cenformaz.pt/ e inscreva-se.

Europeana CTEM Challenge

Como é que se dá vida ao património cultural – nas salas de aula e para além delas?

Esta é a questão apresentada aos candidatos ao CTEM Challenge, um desafio que pretende juntar criativos e professores. Por isso, a Europeana convida produtores de vídeo, vloggers, professores e outros criativos, de qualquer parte do mundo, interessados ​​em desenvolver vídeos educativos, na área das CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática), a inscreverem-se nesta iniciativa, até ao próximo dia 15 de maio.

A Europeana dispõe de € 20.000 para premiar os melhores projetos de vídeo que abordem temáticas relacionadas com as CTEM, de uma forma apelativa.

Inscrições em: https://bit.ly/2OTCP9y

Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, XI Conferência Internacional de TIC na Educação

Nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2019, realiza-se, na Universidade do Minho, Braga, a Challenges 2019. Esta conferência, sobre as TIC na Educação, reúne, durante três dias, cerca de 300 especialistas, investigadores, professores e estudantes que irão debater e refletir acerca dos Desafios da  Inteligência Artificial na educação e na aprendizagem.

Realizar-se-ão mais de 100 comunicações  em Português, Espanhol e Inglês, selecionadas pelo sistema de blind review.

Entre os convidados, de renome mundial e especialistas em Inteligência Artificial na Educação e Aprendizagem, destaca-se a presença de Benedict Du Boullay, Matthew Montebello, Helder Coelho, Scott Bolland e Marina Bers.

Programa e inscrições em: http://www.nonio.uminho.pt/challenges/

FCL Spring Webinars 2019

A Future Classroom Lab - European Schoolnet - organiza e disponibiliza um conjunto de webinars, destinados  a professores, diretores,  formadores e a todos os que estão interessados em conhecer  abordagens inovadoras, com vista à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

Durante os webinars, serão tratadas várias temáticas, relacionadas com práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias e design de espaço.

As sessões, de acesso livre, decorrem durante o mês de maio e têm início às 17h.

Para mais informações, consulte:
http://fcl.eun.org/webinars

Os interessados podem aceder através do link:
https://eun2.adobeconnect.com/fclwebinar

Já Aconteceu


Animação SeguraNet: Ciberbullying

A Direção-Geral da Educação lançou uma nova animação SeguraNet, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, desta vez sobre a problemática do Ciberbullying. Esta animação foi desenvolvida, especificamente, para integrar a formação MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir”.

Trata-se de uma animação que faz menção à linha Internet Segura, atualmente da responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que faz parte integrante do Centro Internet Segura.

De referir que são várias as animações SeguraNet que promovem a cidadania digital: “Sexting”, “Antivírus”, “Sempre Ligado”, “Partilha de Informação Pessoal” e “Há vida offline”.

Estes recursos, para além de fazerem parte de diversas campanhas, integram também a galeria de recursos da rede de Centros Internet Segura – Insafe, nas suas versões em português e inglês.

4.º Encontro Nacional de Educação para os Media

Realizou-se, no dia 10 de maio, o 4.º Encontro Nacional de Educação para os Media, no Auditório do Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto.

Integrado na Iniciativa dos 7 Dias com os Media, e dando continuidade aos encontros realizados em anos anteriores, o evento deste ano, foi subordinado ao tema “Uma questão de inteligências”, incluiu no seu programa a conferência plenária " Uma Questão de Inteligências: artificial, emocional?", um painel de partilha de práticas e vários workshops sobre os media.

Este 4.º Encontro Nacional de Educação para os Media foi acreditado como ação curta duração para educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. Foi o resultado de uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Sindicato de Jornalistas e da RTP – ZigZag e Rádio ZigZag.

De notar que, nesta edição, a Iniciativa dos 7 Dias com os Media assumiu uma relevância particular, ao iniciar os trabalhos com o V Congresso Literacia, Media e Cidadania, organizado pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e ao encerrar com o 4.º Encontro Nacional de Educação para os Media.

Práticas de referência na utilização de recursos CTEM inovadores

Realizou-se, no passado dia 24 de abril, em Cantanhede, a iniciativa Práticas de referência na utilização de recursos CTEM inovadores, integrada na STEM Discovery Week. Trata-se de uma iniciativa de cariz internacional, que convida projetos, organizações e escolas, não só da Europa, mas de todo o mundo, com o intuito de destacar percursos e estudos desenvolvidos nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).

Práticas de referência na utilização de recursos STEM inovadores é o slogan da campanha deste ano, cujo foco principal consiste em mostrar como os materiais de ensino e outros recursos de aprendizagem são utilizados nas atividades educativas.

Durante o evento, organizado pela Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, com o apoio da Direção - Geral da Educação, houve, também, a possibilidade de conhecer alguns exemplos de práticas desenvolvidas na área CTEM, de participar em diversos workshops e em visitas guiadas a locais de referência da região.

Programa: http://erte.dge.mec.pt/evento-stem-na-educacao

Formação Inicial de Professores, Inovação e Tecnologias Digitais

No passado dia 29 de abril, realizou-se o Seminário Formação Inicial de Professores, Inovação e Tecnologias Digitais, promovido pelo Projeto Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab.

Neste seminário online, abordaram-se algumas das dimensões da problemática da formação inicial de educadores e professores como, por exemplo, o papel crucial dos modelos de formação inicial, a natureza da dimensão de iniciação à prática profissional, a dimensão de didática na formação, o desenvolvimento profissional do futuro professor, a intencionalidade da participação do professor na comunidade escolar, os processos de inovação pedagógica na formação, entre outras.

Este evento teve, ainda, a intenção de constituir o primeiro passo para o desenvolvimento da comunidade de prática online Future Teacher Education Lab.

Mais informações aqui.

O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning, Lisboa

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) promoveu, nos dias 10 e 11 de maio de 2019, o curso “O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning”, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica (Lisboa).

Este evento, gratuito e acreditado pelo CCPFC (15 horas), destinou-se a todos os Educadores de Infância, professores dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional, de qualquer área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, interessados em conhecer formas de iniciar trabalho colaborativo entre escolas nacionais ou europeias, através do Portal eTwinning.

“Partilhas à Quarta” - 8 de maio

Realizou-se no dia 8 de maio de 2019, a 7ª sessão das "Partilhas à Quarta", desta vez com a apresentação de dois projetos subordinados ao tema “Educação para a Cidadania”.

- "Sair da escola dos diferentes para a escola das diferenças" (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de Clara Carvalho e José Bessa, Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades.

- “Litter@sea” (eTwinning), da responsabilidade de Manuela Correia, Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho.

Scratch Day

No dia 11 de maio, comemora-se, um pouco por todo o mundo e também na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o Dia do Scratch (Scratch Day).
 

No dia em que assinala mais um ano, após a divulgação ao público do Scratch, em 2007, os alunos e professores partilharam experiências de utilização desta linguagem de programação. Além disso, decorreram também sessões práticas, durante as quais jovens, professores e pais, deram os primeiros passos com Scratch.
 

Dica TIC


A Rádio Miúdos© lança Rede Rádio Escolas

Cumprindo a sua Missão de dar voz às crianças e após o lançamento do projeto, no início deste ano letivo, a  Rádio Miúdos lançou a Rede Rádio Escolas.

Trata-se de uma plataforma online, aberta a todas as escolas do país e do estrangeiro com rádio a funcionar, que permitirá reunir toda a produção radiofónica do universo Rádio Escolas da Rádio Miúdos, de modo a que esta esteja disponível e acessível em todo o mundo. No entanto, a rede também está aberta aos trabalhos audiovisuais, desenvolvidos nas escolas que, neste momento, não tenham rádio a funcionar.

A Rede Rádio Escolas será gerida pelos profissionais credenciados da Rádio Miúdos com vasta experiência nas áreas de produção de rádio e de jornalismo, bem como na área pedagógica.

A Rádio Miúdos emite 24h/7 em www.radiomiudos.pt e através da App. Está ancorada na Associação Portuguesa Rádio Miúdos e foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela COTEC, pela Comissão Europeia e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

 
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.



Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
ERTE
Facebook
Twitter
YouTube
Contacto