Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
 maio 2018


Destaque

O projeto Science 4 All foi financiado pela União Europeia e, ao longo dos últimos 20 meses, envolveu mais de 250 alunos de quatro países parceiros (Polónia, Estónia, França e Portugal), tendo contribuído para o desenvolvimento das competências dos alunos na área das ciências, matemática, empreendedorismo e educação para a carreira.

Além de atividades locais, que passaram pela realização de experiências científicas, instalação de estações meteorológicas nas quatro escolas parceiras, exposições e concursos dedicados a cientistas famosos, comemoração do dia do "Pi", concursos matemáticos e diversas visitas de estudo, foram concretizadas 5 mobilidades nos diversos países, as quais envolveram mais de 100 professores e alunos. 

O impacto do projeto foi bastante significativo: os alunos referiram encontrar-se mais motivados para o estudo das ciências e da matemática e mostraram-se interessados em obter mais conhecimentos sobre empreendedorismo e mercado de trabalho. Referiram ainda terem melhorado as suas competências linguísticas e terem adquirido mais conhecimentos sobre os países parceiros, a Europa e a sua diversidade.

O projeto encontra-se online e pode ser consultado através do website https://twinspace.etwinning.net/25393/home, onde estão disponibilizados resultados, atividades, materiais, relatórios, planos de aula, fotografias, vídeos.

 



 


Vai Acontecer

No dia 29 de junho de 2018, terá lugar na  Escola Secundária de Loulé, o  III Encontro “Laboratórios de Aprendizagem”. Trata-se de uma iniciativa da  Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, dinamizado pela equipa de embaixadores da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem”. Este evento é dirigido à comunidade de professores, educadores e outros profissionais interessados na temática da educação.

O programa centra-se na temática da inovação no ensino e na aprendizagem - “(Re)pensar o papel do aluno no contexto de mudança”. Fique atento aos canais de divulgação da ERTE-DGE!




 

O Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS) informa que está a decorrer, até ao final do mês de junho, a XVII Edição do Concurso Artistas Digitais, destinado a todos os alunos do Pré Escolar e do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico de todo o país.
Numa parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e a Direção-Geral de Educação, a edição deste ano tem como tema geral a Leitura e proporciona perspetivas diferenciadas para os diferentes níveis de ensino: Categoria de Educação Pré-escolar e 1.º CEB, tema “Sei uma história…”; Categoria de 2.º CEB, tema “Cenas da Leitura
.

O desafio consiste em elaborar um desenho no computador no qual sejam representadas situações relacionadas com o tema. Uma das estratégias recomendadas é a leitura e debate, como ponto de partida para a elaboração do desenho.
Serão premiados três alunos e os respetivos professores e escolas, em cada uma das três categorias enunciadas (Pré-escolar, 1.º CEB e 2.º CEB).

As inscrições para o concurso “Artistas Digitais” são realizadas através do site http://artistas.ccems.pt



 

A Casa do Professor organiza, entre os dias 2 e 5 de julho, em Braga - Fórum Braga e os Agrupamentos de Escolas Francisco Sanches e Maximinos -, a Conferência Internacional "Making Learning Meaningful – Implications for Teachers Training". Este evento foca-se nos desafios europeus colocados à educação em geral e aos professores em particular.

Saiba tudo em http://bit.ly/2GNp3Rj


 

O Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, em parceria com a ERTE/DGE, organiza o III Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar, no dia 16 de junho.

Com este encontro, pretende-se juntar professores, principalmente do 1.º CEB e Educadores de Infância, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. Pretende-se, igualmente, criar um espaço de partilha e debate que permita aos professores e educadores a troca de ideias e experiências potenciadoras de novas práticas educativas.

Saiba mais sobre o evento.

Poderá consultar aqui o Programa.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Poderá fazê-lo neste formulário.

 

O Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS) lançou, no passado mês de janeiro, a XI Edição do Concurso Cineastas Digitais. Este concurso é destinado a todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o país e irá decorrer até ao final do mês de junho.

Numa parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e a Direção-Geral de Educação, a edição deste ano tem como tema geral a Leitura com perspetivas diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento: Nano Vídeos; Vídeo Curtas; Vídeo Narrativas.

O desafio consiste em realizar um vídeo no qual sejam representadas situações relacionadas com o tema de cada categoria. Para as diferentes categorias as equipas têm liberdade de nos surpreender com novas abordagens ao tema da leitura e do prazer de ler.
As inscrições para o concurso “Cineastas Digitais” são realizadas através do site http://cineastas.ccems.pt.




Já Aconteceu

O CCTIC da Escola Superior de Educação de Santarém participou como parceiro no Primeiro Festival de Letras, uma iniciativa da Câmara Municipal deste concelho, onde apresentou a sua primeira edição do concurso “Autores Digitais”. Nesta edição participaram seis agrupamentos do país com 25 livros digitais, com histórias originais criadas pelos alunos em colaboração com os seus encarregados de educação.

No dia 27 de abril, esteve presente a professora Susana Marques com a sua turma do 2º. ano da EBI da Abrigada. Através de uma pequena dramatização, os alunos apresentaram o livro com que concorreram: “Um amor de histórias”.



 

Teve lugar, no dia 4 de maio de 2018, o III Encontro Nacional de Educação para os Media, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Na sequência dos Encontros realizados em 2015 e 2017, este evento visou proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre os temas Cidadania e Educação para os Media e nos fenómenos de má informação.


 

O CCTIC da ESE de Santarém lançou a App “O Homem de Neve”, uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen. Para além do conto, inclui também a biografia de Andersen, o relato das suas impressões sobre os locais que visitou em Portugal, fotografias de alguns dos seus retratos, desenhos de locais que visitou e, ainda, fotografias dos papéis recortados que ele gostava de ir fazendo enquanto contava histórias.

Para a exploração do conto é proposta a realização de 28 jogos/atividades de 8 tipos diferentes.

 

No passado dia 18 de abril foi lançada uma nova aplicação multimédia: “Maravilhas do meu País!”.
Numa parceria com a Universidade do Minho, a Lusoinfo Multimédia disponibiliza, gratuitamente, uma aplicação de exploração da nossa herança cultural.

Os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm uma aventura incrível à sua espera! Podem explorar alguns dos monumentos mais emblemáticos do nosso país, projetados pelos nossos antepassados, e conhecer um pouco da nossa história, cultura, identidade e raízes!

Descarregue aqui a aplicação.
 

No dia 10 de março decorreram as últimas sessões da oficina de formação “Desenvolvimento de conteúdos para o ensino da matemática que visam o estímulo do estudo autónomo dos alunos através da app MILAGE Aprender+ para dispositivos”, no âmbito do projeto-piloto MILAGE APRENDER+, com apoio da DGE e do CFAE de Loulé.

Participaram duas turmas, num total de 27 professores de Matemática de vários níveis de ensino (1.º ciclo, 2.º/3.º ciclo e secundário), dos Agrupamentos de Escolas da região do Porto (AE Rodrigues de Freitas, AE de Rio Tinto, AE n.º1 de Gondomar, AE da Maia e AE Soares dos Reis) e da região de Lisboa (AE das Laranjeiras, AE de Caneças, AE D. Filipa de Lencastre, AE Braancamp Freire e AE da Amadora).

Os formandos tiveram a oportunidade de produzirem conteúdos para a app MILAGE APRENDER+, de explorarem a app com os seus alunos e de partilharem e refletirem sobre as suas experiências de implementação. Esta APP é gratuita e está disponível para Android e iOS da Apple.

O projeto MILAGE APRENDER+ é coordenado por Mauro Figueiredo da Universidade do Algarve e tem como principal objetivo promover a criação e utilização das tecnologias digitais na aprendizagem da Matemática.

 

No âmbito do projeto internacional ERASMUS #TV21 COMmunity# competências digitais, inclusão e empregabilidade, decorreu de 15 a 21 de abril, na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), uma semana educativa e de partilha, que compreendeu diversas atividades de aprendizagem, tendo como objetivo promover e facilitar a inclusão, tanto a nível social como no mercado de trabalho, de jovens com Trissomia 21.

O grupo de vinte e dois jovens portadores de Trissomia 21 diretamente envolvidos neste projeto, composto por portugueses, italianos e croatas, teve a oportunidade de frequentar ao longo desta semana, diferentes tipos de workshops cobrindo temáticas tão diversas como a inteligência emocional, a música, story-telling, a qualidade de vida, entre muitas outras.

Para mais informação sobre a iniciativa, vídeos e fotografias, clique aqui.
 

No âmbito da STEM Discovery Week, promovida pela EUN, decorreu no dia 24 de abril, no Parque Tecnológico OBITEC, em Óbidos, o STEM Discovery Day.

Este evento, organizado pela Direção-Geral da Educação e pela OBITEC, esteve aberto a todos os professores e alunos do Ensino Secundário e de Cursos Profissionais.

O STEM Discovery Day contou com uma sessão sobre Gamificação,  um painel sobre a importância das STEM na educação e workshops.
 

No dia 30 de abril de 2018, foi lançado o MOOC (Massive Open Online Course) Europeana in your classroom: building 21st-century competences with digital cultural heritage (A Europeana na sua sala de aula: promover as competências do século XXI através de uma herança cultural digital).
Este MOOC, destinado aos professores europeus de todos os ciclos de ensino, tem como objetivo não só estimular as competências e práticas cultural e digital, mas também melhorar o seu conhecimento dos professores sobre a herança cultural, de forma a que estes possam vir a promover esta temática nas suas aulas.



 
A European Schoonet Teacher Academy promoveu a 2.ª edição do MOOC (Massive Open Online Course) "Opening Minds to STEM Careers" (Abrir mentalidades para carreiras na área CTEM - Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Esta formação online, ministrada em Inglês, da responsabilidade do Scientix, da STEM Alliance e do SYSTEMIC, teve como objetivo fornecer conhecimentos práticos e ferramentas que ajudem os professores a promover, junto dos seus alunos, diferentes carreiras na área CTEM, uma vez que se prevê, nos próximos oito anos, uma procura exponencial de especialistas nesta área.

Poderá consultar mais informação sobre este curso em https://goo.gl/xuvWbv



 


Dica TIC

A Game LMS é uma solução de gestão de conteúdos que lhe permite criar experiências de Game-Based Learning em ambientes de aprendizagem ou formação.
Pode utilizar ferramentas de gestão de perguntas, módulos e cursos, importar reutilizar conteúdos facilmente!

Permite criar, jogar e partilhar jogos de aprendizagem sobre qualquer tema!



 



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