Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
 

Destaque


Campanha de sensibilização para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

O Professor Daniel Sampaio, a Professora Ivone Patrão e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.
Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. A grande novidade: através de uma brochura informativa, de um conjunto de dicas e de vídeos de sensibilização, podem encontrar tudo o que todos, em família, precisam!

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.

Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Mais informações em:
https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

 

Vai acontecer


O eTwinning na EN2: todos a bordo – Região Autónoma da Madeira

A Direção Regional de Educação, em colaboração com a Organização Nacional de Apoio do eTwinning, promove, de 05 a 09 de julho de 2021, o Curso de Formação O eTwinning na EN2: todos a bordo – Região Autónoma da Madeira, destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento.

Este curso realiza-se a distância, através da Plataforma Zoom, decorre da Campanha de Sensibilização Nacional da Embaixada eTwinning e visa sensibilizar os professores para o conhecimento e utilização da Plataforma eTwinning, na sua prática letiva. Esta Plataforma é um espaço virtual de cooperação transnacional europeu que permite aos profissionais da educação comunicarem, colaborarem, desenvolverem projetos e partilharem conhecimentos e práticas pedagógicas.

Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os interessados deverão aceder à plataforma Interagir, através da seguinte hiperligação: https://bit.ly/2TajrM2

NOTA: Os formandos inscritos e selecionados receberão oportunamente a hiperligação de acesso à formação.

Recomenda-se, no entanto, a consulta da lista de formandos selecionados disponibilizada na Plataforma Interagir, conforme consta do Programa da formação.

Edição 2021 do Concurso PAPTICe - ANPRI

No próximo dia 26 de julho, realizar-se-á o encontro final da Edição 2021 do Concurso PAPTICe, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), com o apoio de vários parceiros. Neste evento, pretende-se reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo evidenciados pelos/as alunos/as nos seus projetos de Aptidão Profissional (PAP), nas áreas da Informática, dos Artefactos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica) e da Multimédia.

Todos os projetos candidatos serão avaliados, numa 1.ª fase (online), até ao dia 19 de julho, e serão selecionados 10 projetos por categoria a apresentar na Edição 2021.

As categorias a concurso são:

- Categoria A: Software;
- Categoria B: Artefactos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica);
- Categoria C: Multimédia (os jogos e websites sem bases de dados).

Os projetos selecionados deverão submeter a sua candidatura até ao dia 6 de julho de 2021. A lista dos projetos submetidos será divulgada a 7 de julho de 2021.

Inscrições abertas em: Edição 2021 do Concurso Nacional PAPTICe

Para mais informações consulte:
https://anpri.pt/pap/2021/05/27/abertura-concurso-paptice-2021/

CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação

O Centro de Competência do Instituto de Educação da Universidade do Minho realiza, de 10 a 17 de setembro de 2021, a CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação (online).  

Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a troca de experiências e saberes em torno dos desafios que o digital coloca à educação, à formação, à comunicação e à aprendizagem em rede, bem como às questões da inovação e da mudança nas organizações educativas, face ao desenvolvimento tecnológico e às transformações que ocorrem nos tecidos sociais. 

A CHALLENGES 2021 decorrerá integralmente online, estando prevista a apresentação de comunicações aprovadas pela Comissão Científica, com base na proposta de resumos submetidas pelos autores. 

​Os resumos podem ser submetidos até 30 de junho de 2021.​

Esta conferência é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), conferindo 20 horas de formação.  

Mais informações em: http://www.nonio.uminho.pt/challenges/

Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital

A Universidade Lusófona do Porto lançou o mestrado Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital – MILCitizen.  
Tendo por base uma visão Humanista  e seguindo as diretrizes da UNESCO sobre a Media and Information Literacy/Literacia dos Media e da Informação (MIL), este mestrado centra-se nas questões prementes da sociedade mediatizada e procura contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam abordar as questões de cidadania e a educação para os Media.
O mestrado, com a especialização em Comunicação Educacional, foi acreditado pelo Centro Científico-Pedagógico da Formação Contínua de professores, tendo-lhe sido atribuído 300 horas acreditadas, que relevam para a progressão na carreira docente (professores dos ensinos básico, secundário e de Educação Especial), por se enquadrar no âmbito do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

Mais informações 

XX Encontro da TIC na Educação

 Entre os dias 19 e 22 de julho, participe no “XX Encontro das TIC na Educação”, um curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com uma duração de 15 horas, da iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS).

Em linha com os eventos anteriores, nesta edição poderá contar com: 

- Apresentações de práticas de utilização das TIC em contexto educativo, com a duração de cerca de 20 minutos cada, a realizar em regime não presencial, nas tardes dos dias 20 e 21, e organizadas em 4 painéis (2 em cada dia, das 14h30 às 17h00 e das 17h30 às 20h00); 

Workshops sobre práticas concretas de utilização das TIC em contexto educativo, com duração de cerca de 2 horas e 30 minutos, em regime a distância ou presencial (em espaço aberto ou em pavilhões amplos); 

- Apresentações de práticas “menos boas ou mesmo más”, para que, com humor e boa disposição, todos possam aprender com os erros, sem ter de os cometer. Estas práticas estão previstas para a sessão plenária do dia 22, à tarde.

Saiba mais!

 

Aconteceu


Vencedores do Concurso “Conta-nos uma História!” - 12.ª Edição

A Direção-Geral da Educação (DGE) tem o grato prazer de divulgar a lista das histórias vencedoras da 12.ª edição do concurso "Conta-nos uma história",  produzidas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.

As 320 histórias submetidas, nas modalidades áudio e vídeo, foram apreciadas por um júri presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL), da Microsoft, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e da Rádio ZigZag.

Consulte a lista das histórias premiadas.

Saiba mais!

Vencedores do concurso Europeana Education Competition 2021

Acabam de ser divulgados os resultados do concurso Europeana Education Competition 2021 e há professores portugueses entre os galardoados.

Este concurso, que decorreu durante os meses de março e abril de 2021 e contou com a colaboração da 2021 STEM Discovery Campaign, lançou o repto aos professores de qualquer disciplina, dos ensinos básico e secundário, para partilharem cenários e respetivas histórias de aprendizagem,  desenvolvidos em sala de aula, que tivessem recorrido a usos inovadores de conteúdos digitais e culturais da Europeana.

Responderam ao desafio 89 professores, provenientes de 18 países europeus. Os vencedores terão os seus trabalhos divulgados por toda a Europa, em versão digital, num booklet que contemplará excelentes exemplos da integração da cultura em contexto educativo formal.

Parabéns aos professores inovadores!

Consulte mais informações sobre o concurso e a lista de professores vencedores em:
https://teachwitheuropeana.eun.org/updates/europeana-education-competition-2021-winners/

4 alunos portugueses nas Olimpíadas da Informática 2021

Já são conhecidos os nomes dos alunos que este ano vão representar Portugal nas Olimpíadas de Informática 2021, com sede em Singapura, entre 19 e 28 de junho de 2021. Devido à atual situação pandémica, este evento realizar-se-á online.

Os quatro alunos escolhidos alcançaram um desempenho notável na 33.ª edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI). Este concurso é organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em colaboração com o Departamento de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e destina-se a jovens dos ensinos básico e secundário.  

A equipa portuguesa conta com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Ciência Viva, da everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Nas últimas edições, os alunos portugueses foram reconhecidos com duas medalhas de prata e uma de bronze.

NUCLIO - Evento Nacional de Seleção para o Festival Science on Stage 2022

NUCLIO e o Science on Stage Portugal convidam docentes de todas as áreas da Ciência, das Tecnologias e de Matemática (STEM) dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos dos Ensino Básico e Secundário, bem como Educadores do Pré-escolar,  e ainda futuros professores destas áreas, a partilhar projetos, conceitos, recursos e experiências, com colegas, no Festival Europeu Science on Stage 2022 – Praga, República Checa.

Devido à pandemia e à incerteza da situação em que vivemos, estão em preparação duas possibilidades diferentes para a realização do Evento Nacional de Seleção: um evento totalmente virtual, realizado via Zoom, e um evento em formato misto: presencial, com opção de participação a distância, que terá lugar na Escola Básica 2, 3 e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, Cascais, nos dias 25 e 26 de setembro de 2021. Os docentes que participarem presencialmente no Evento Nacional de Seleção terão a oportunidade de apresentar os seus projetos em stands, nas instalações da Escola.

Saiba mais!

 

Dica TIC


LearningApps

LearningApps.org é um website de blocos (chamados de Apps), organizados por  áreas curriculares, representando exercícios, tarefas e desafios, que promovem a aprendizagem autónoma, mas também podendo ser utilizados em sala de aula ou em sessões online.

De notar que as Apps do LearningApps não representam cenários de aprendizagem, mas podem complementar o seu desenvolvimento e aplicação.

Experimente em: LearningApps

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto