Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Nos dias 14 e 15 de junho de 2019 realizar-se-á o III Encontro Professores Inovadores com TIC, no auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Destinado a educadores e professores, do pré-escolar ao ensino secundário, este encontro tem como objetivos:

  • Discutir a prática educativa com TIC;
  • Refletir acerca das potencialidades educativas das tecnologias da informação e comunicação emergentes;
  • Partilhar projetos e materiais educativos;
  • Refletir acerca do perfil de competências do professor inovador com TIC;
  • Debater formas de inovar com TIC, em contexto de aprendizagem escolar.

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória. A data limite para a inscrição é 8 de junho de 2019.

Saiba tudo aqui.
Participe!

O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning, Alcobaça

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, promove, nos dias 28 e 29 de junho de 2019, o curso “O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning”, na Escola Secundária D. Inês de Castro (Agrupamento de Escolas de Cister), em Alcobaça.  

Este evento, gratuito e acreditado pelo CCPFC (15 horas), destina-se a todos os Educadores de Infância, professores dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional, de qualquer área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que estejam interessados em conhecer formas de iniciar trabalho colaborativo entre escolas nacionais ou europeias, através do Portal eTwinning.

A pré-inscrição deve ser feita através de um formulário que se encontra em https://forms.gle/nCxxnEH3WznVkfez9, até ao dia 16 de junho de 2019.

Os docentes que forem selecionados irão receber por email todas as instruções necessárias.

Consulte o programa aqui.

Vai Acontecer


Alunos portugueses no campeonato mundial RoboCup  - Sidney, Austrália

Um grupo de alunos de Robótica da Escola  de S. Gonçalo, em Torres Vedras, participará, nos próximos dias 2 a 8 de julho, no campeonato mundial RoboCup, em Sidney, na Austrália, onde apresentarão o projeto Tupi – Todos Unidos pela Inclusão.

Tupi é um robô que pretende ensinar língua gestual a qualquer pessoa. Com um hardware e software específicos, esta inovação converte palavras e letras em língua portuguesa para língua gestual, funcionando como instrumento interativo de aprendizagem.

O robô resulta do trabalho de 5 alunos, a frequentar diferentes anos de escolaridade, apoiados pelos professores, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria Júnior OnStage, no Festival Nacional de Robótica 2019, em Gondomar, onde outras equipas foram também premiadas.

 

Learning Leadership for Change (L2C)– School Exchange Meeting

Realiza-se no dia 8 de julho de 2019, no Agrupamento de Escolas do Barreiro, o L2C – School Exchange Meeting.

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), participa no Projeto L2C (Learning Leadership for Change), promovido pela European Schoolnet.

Este projeto, que envolve cinco países (Bélgica, Espanha, Itália, Malta e Portugal), teve início no dia 1 de janeiro de 2018, terminará em dezembro de 2020 e tem como objetivos  promover a liderança escolar e o trabalho em rede.

Em Portugal, entre outras atribuições, cabe à  DGE apoiar o projeto L2C, nomeadamente no que se refere à organização de eventos nacionais com a colaboração da EUN. Assim, realiza-se no dia 8 de julho de 2019, no Agrupamento de Escolas do Barreiro, o L2C – School Exchange Meeting, um encontro que contará com a participação  dos agrupamentos de escolas do Barreiro,  Alcanena,  Alvalade,  Amadora Oeste e Marinha Grande e  que terá dois temas dominantes:  Avaliação Formativa (workshop, dinamizado no período da manhã) e apresentação da SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational Technologies) – uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação dos alunos (dinamizada no período da tarde).

GEN10S Portugal

Os resultados do projeto GEN10S Portugal serão apresentados no dia 17 de junho, pelas 11h00, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

O GEN10S Portugal foi implementado em Portugal pela  Google.org e pela SIC Esperança, com o intuito de garantir às  crianças o acesso às mesmas oportunidades, independentemente do seu  género ou da situação socioeconómica do seu agregado familiar.

Com este projeto, pretende-se que 5.000 alunos dos 5.º e 6.º anos, de todo o país, aprendam programação Scratch. Pretende-se contribuir para uma nova perceção da tecnologia e  demonstrar que as crianças podem não só consumi-la, como também criá-la, através deste software. O projeto contempla ainda a formação de 500 professores, dotando-os das ferramentas necessárias para a adoção de formas inovadoras de ensino.

TIC@Portugal'19

A 7.ª  edição do encontro TIC@Portugal'19 realiza-se, no próximo dia 5 de julho, numa iniciativa da Associação EDUCOM – APTE, através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores.
Este evento, que tem como objetivo promover o debate e a reflexão acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, pretende dar voz não só a especialistas nesta matéria, mas também aos professores e educadores que integram as TIC no processo de ensino e aprendizagem.
A exemplo de anos anteriores, o encontro tem um caráter nacional e descentralizado, contando com a colaboração de diversos Centros de Competência TIC da Direção-Geral da Educação que integram e complementam, com sessões locais e por videoconferência, esta iniciativa EDUCOM.
Neste contexto, o TIC@Portugal’19 dinamiza tanto sessões próprias em cada local de realização (Aveiro (Vale de Cambra), Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Monte de Caparica, Santarém e Setúbal), como sessões partilhadas por videoconferência, em que todos os participantes estarão reunidos num vasto “auditório virtual”, com a oportunidade de debater e refletir em torno do tema Ambientes Digitais Potenciadores das Aprendizagens.

Convidam-se, pois, todos os professores e educadores a apresentarem publicamente o trabalho que desenvolvem, nas suas escolas, recorrendo à integração das TIC  em contextos de ensino e aprendizagem.

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2019

Se durante o ano de 2018/2019 teve/tem um projeto eTwinning ativo, poderá candidatá-lo a Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2019.

A candidatura a SNQ decorrerá até ao dia 21 de junho de 2019.

Esta candidatura é individual, ou seja, se participou num projeto com vários colegas portugueses, cada um deve submeter o trabalho que desenvolveu nesse projeto a SNQ.

O fundador do projeto deve submetê-lo a uma categoria de entre as seguintes:

1 – Pré-escolar
2 – 1.º Ciclo
3 – 2.º Ciclo
4 – 3.º Ciclo
5 – Ensino Secundário
6 – Ensino Profissional
7 – Erasmus+
8 – Educação ambiental
9 – Programação e robótica
10 – Tema do ano: Participação Democrática
11 – Educação inclusiva
12 – Primeiro projeto 

Para tal, deve registar no formulário de candidatura a Selo Nacional de Qualidade, no campo Descrição (Description), a categoria a que concorre.

O projeto será avaliado de acordo com os critérios estabelecidos entre todos os parceiros europeus. Só receberá SNQ um projeto que cumpra, cumulativamente, os seguintes requisitos:  

1. Apresentar objetivos comuns e um plano partilhado;
2. Estar a terminar ou encontrar-se nas suas etapas finais;
3. Existir uma contribuição significativa do/a docente (que submete a candidatura) no projeto;
4. Ser evidente a colaboração entre os parceiros;
5. Serem visíveis os resultados do projeto.

Para mais informações, consulte:
https://erte.dge.mec.pt/noticias/candidatura-selo-nacional-de-qualidade-etwinning-2019

A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro – Encontro de Educação

Realiza-se, nos próximos  dias 7 e 8 de junho, em Figueira de Castelo Rodrigo, o Encontro de Educação A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro, dedicado aos temas da Flexibilidade Curricular e Autonomia Curricular, numa iniciativa conjunta do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em parceria com  várias entidades como a Rede de Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, o CFAE GuardaRaia, a Plataforma de Ciência Aberta, entre outros.

Durante o encontro, alunos, professores e profissionais da educação terão oportunidade de partilhar projetos e boas práticas educativas, bem como de refletir acerca do modo como podem contribuir para a construção de um futuro transformador, inclusivo e inovador, no que se refere à educação, tanto a nível regional como nacional.

Consulte o programa:[PDF]

Inscrições em: https://forms.gle/sQ1ZwD6wwmBoBN9LA

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/592479804589393/

Já Aconteceu


Vencedores do Concurso “Conta-nos uma História!” - 10.ª Edição

A Direção-Geral da Educação (DGE) tem o grato prazer de divulgar a lista das histórias vencedoras do concurso "Conta-nos uma história" - 10.ª edição,  produzidas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.

As 315 histórias submetidas, nas modalidades áudio e vídeo, foram apreciadas por um júri presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL), da Associação Nacional de Professores de Inglês (APPI), da Microsoft e da Rádio ZigZag.

Consulte a lista das histórias premiadas.

A DGE felicita todos os alunos, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa!

WEBINAR DGE - «Metodologias de aprendizagem ativa»

Durante este webinar, apresenta-se o testemunho de três professoras a lecionar no Agrupamento de Escolas de Casquilho e no Agrupamento de Escolas de Santo António. 

As professoras Susana Silva, Sónia Mendes e Paula Domingues partilham algumas das formas de trabalho que desenvolvem com os alunos, em diferentes contextos, fazendo ainda referência à avaliação formativa e à importância do feedback. 

Saiba mais em https://webinars.dge.mec.pt/

Atividades de prevenção de Bullying e de Ciberbullying – manual Enable

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o manual Enable (European Network Against Bullying in Learning and Leisure Environments) que reúne recursos, atividades de prevenção e de combate ao bullying e ao ciberbullying, dirigidos a alunos, professores, pais, entre outros intervenientes.

Este manual apresenta um conjunto de atividades que podem ser realizadas nas escolas, com vista ao desenvolvimento de competências que contribuirão para prevenir e reduzir as situações de  bullying e de ciberbullying. Além disso, disponibiliza materiais e  um guia para pais/ encarregados de educação com sugestões que podem contribuir para  formar jovens mais resilientes, responsáveis e aptos a gerir as interações online e/ou offline.

De referir que o projeto Enable foi financiado pela UE e coordenado pela European Schoolnet, da qual a DGE é parceira. O projeto tem como principal objetivo combater o bullying e contribuir para o bem-estar dos jovens (entre os 11 e os 14 anos), através do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

A tradução e adaptação para língua portuguesa deste manual integra a formação MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir”,que decorre até dia 1 de julho de 2019.

Europeana Education Competition 2019 – Professores Portugueses entre os Vencedores

A European Schoolnet e a Europeana Foundation já anunciaram os nomes dos 30 vencedores da Europeana Education Competition 2019.

O concurso foi organizado no âmbito do projeto Europeana DSI-4, um  projeto que decorre de outubro de 2018 a agosto de 2020, dando continuidade ao trabalho das três Europeana Digital Service Infrastructure (DSI) anteriores.

Trata-se da quarta iteração com um histórico comprovado de realização na criação de acesso, interoperabilidade, visibilidade e utilização do património cultural europeu, nos cinco mercados-alvo descritos: Cidadãos Europeus, Educação, Investigação, Indústrias Criativas e Instituições do Património Cultural.

O concurso foi aberto a todos os membros do Grupo Europeu de Educação 2018-2019 que contribuíram, ativamente, para o blog Ensinar com Europeana, criando, pelo menos, um cenário de aprendizagem, usando recursos Europeana, de acordo com o modelo oficial fornecido. Os participantes podiam, ainda, escrever uma história de implementação, comentar os cenários de aprendizagem ou relatar histórias de implementação.

Os 30 vencedores são premiados com uma viagem a Bruxelas, para participarem no segundo workshop de professores Europeana que se realiza de 7 a 8 de junho de 2019.

Consulte a lista de vencedores que inclui professores portugueses.

Novo Website eTwinning PT

O Serviço Nacional de Apoio (SNA), afeto à Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em linha com as necessidades sentidas por professores, educadores e público em geral, lançou um novo sítio Web para o eTwinning (ação do Programa Erasmus+ da União Europeia): http://www.etwinning.pt

Este novo espaço virtual, completamente reestruturado, para além de dar a conhecer a plataforma eTwinning (o que é; países envolvidos; segurança online, entre outros), apresenta os procedimentos a seguir na criação e desenvolvimento de projetos que visam a criação de redes de trabalho colaborativo entre escolas espalhadas pela Europa e por países limítrofes.

Paralelamente, ao longo das diferentes páginas do novo Website, os utilizadores poderão aceder a um conjunto bastante alargado de oferta formativa (a ter lugar de norte a sul do país e, também, nos Açores e na Madeira); testemunhos de professores sobre o seu trabalho enquanto eTwinners; exemplos de projetos desenvolvidos; listagem de ferramentas digitais úteis, em particular, para o desenvolvimento de projetos e, também, um repositório de publicações que se poderão constituir como inspiradoras para o desenvolvimento de projetos.

Campanha de sensibilização Cidadania Digital - Direção Regional da Educação Açores

A Direção Regional da Educação, da Região Autónoma dos Açores, em parceria com o Centro de Sensibilização SeguraNet, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações que visam sensibilizar e capacitar a comunidade educativa para a adoção de um comportamento preventivo face às ciberameaças, promovendo uma utilização responsável das tecnologias digitais. 

De forma a dar visibilidade à iniciativa, foi criada uma campanha de sensibilização com um spot de TV . Paralelamente, foram distribuídos, também, materiais de sensibilização e de informação pelas escolas, com uma chamada de atenção para o site prosucesso.azores.gov.pt, do  Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, onde se disponibilizou uma página de apoio às escolas com  informações úteis e recursos educativos digitais.

Concurso Sitestar.pt – divulgação dos sites nomeados

Mais de duas centenas de inscrições e 225 propostas de ideias inovadoras é o balanço final da participação dos jovens, com idades entre os 14 e 18 anos, de escolas de todo o país, que participaram no concurso Sitestar.

O Concurso Sitestar 3 é um concurso promovido pela DECO – Associação para a Defesa do Consumidor e pela Associação DNS.pt, em colaboração com a Direção-Geral da Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Sociedade Portuguesa de Autores, entre outras entidades.

Os projetos foram distribuídos por diferentes categorias: Escola Mais Digital, Faz a Diferença e Jovens Com Talento, revelando o envolvimento de alunos e professores na vida da escola e na sua comunidade local, as suas preocupações, os seus gostos e preferências. Em cada uma destas categorias foram desenhados sítios web.

Conheça a lista dos nomeados e os sítios web premiados na página da DECO.

Líderes Digitais Benjamins – Sessão síncrona

A Direção-Geral da Educação, no âmbito da iniciativa Líderes Digitais, promoveu a última sessão síncrona, da sua 4ª edição, no dia 30 de abril de 2019.
Nesta sessão, os Líderes Digitais Benjamins tiveram oportunidade de colocar várias questões que foram, prontamente, respondidas pelas moderadoras, as Líderes Digitais do Agrupamento de Escolas de Mira.
Durante a sessão, os alunos do 4.º B, da Escola Básica de Monserrate, partilharam um dos trabalhos realizados e que consiste na recriação da história “Os três porquinhos”, dando origem à versão O Hacker Lobo Mau e os 3 Pisquinhas
Segundo a professora que acompanha a equipa, a atividade foi muito desafiante para os alunos, permitindo-lhes, entre outros,  que  se revejam em determinadas situações, relativamente às quais devem estar esclarecidos.
Para a recriação da história, os alunos elaboraram o projeto, redigiram o guião, escolheram as personagens, confecionaram os adereços e ensaiaram. Posteriormente, o vídeo  foi produzido nos estúdios da Escola Secundária de Monserrate, numa parceria com os professores e alunos do 11.º ano do Curso de Técnico de Multimédia.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6X98h3UUYc0

Concurso Media@ção 2019 - Divulgação dos resultados

Foi divulgada a lista dos trabalhos premiados no concurso Media@ção.

Foram recebidos 120 trabalhos: 102 na categoria 3.º ciclo/secundário e 18 na categoria 1.º/2.º ciclos do ensino básico, dos quais 112 em formato vídeo; 5 em formato podcast e 3 em formato spot publicitário.

 De acordo com os critérios definidos no regulamento e a análise dos trabalhos, o júri do concurso Media@ção, constituído por representantes da Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação Altice Portugal, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Presidência do Conselho de Ministros (PCM) e Rede de Bibliotecas Escolares, atribuiu os prémios e várias menções honrosas.

 Conheça os contemplados.

A entrega dos prémios e menções ocorre na última semana de junho, em Lisboa.

Lista de nomeados da segunda edição da iniciativa NET Viva e Segura

Já é conhecida a lista de nomeados da segunda edição da iniciativa NET Viva e Segura, um concurso promovido pela DECO e pela Google Portugal.

Os jovens foram desafiados a produzir vídeos de sensibilização que se enquadrem numa das seguintes categorias: Cortesia Não é Fantasia, Ligações Seguras e Partilha com Cuidado.

Os trabalhos revelaram o envolvimento de alunos e professores na promoção de uma maior segurança, no que se refere à forma como se relacionam na Internet.  Além disso, constituem também uma forma de  sensibilizar para a importância de  preservar  a privacidade nas redes sociais.

Conheça a lista dos nomeados e os sítios web premiados na página da DECO

A iniciativa Líderes Digitais na Antena 1

Ouvido Crítico” é um programa emitido pela Antena 1 em colaboração com o MIL Obs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Este programa transmitido, todas as quartas-feiras, depois das 15h00, desafia-nos a pensar sobre o outro lado dos media e apresenta, também, múltiplas iniciativas em torno da Educação para os Media.

A Direção-Geral da Educação participou, no passado dia 15 de maio, com a divulgação da iniciativa Líderes Digitais, promovida no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Especialistas debateram, em Viseu, “Educação, Desenvolvimento de Competências Digitais nos Docentes”

Realizou-se no dia 29 de maio, no Instituto Politécnico de Viseu, o Seminário INCoDe.2030 – Educação, Desenvolvimento de Competências Digitais nos Docentes, numa organização conjunta da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral do Ensino Superior.

Durante o evento, que contou com a participação de vasto leque de especialistas convidados, procurou-se refletir acerca da formação inicial de professores, bem como acerca do desenvolvimento profissional de docentes, no que se refere às competências digitais.

Saiba mais em:
https://erte.dge.mec.pt/noticias/especialistas-debatem-em-viseu-educacao-desenvolvimento-de-competencias-digitais-nos

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