Boletim ERTE - janeiro 2023
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Destaques


MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem" – inscrições abertas

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação onlineAprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem", em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional do curso Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, organizado e lançado em 2022 pela European Schoolnet Academy.

Este MOOC tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas no processo de implementação de cenários de aprendizagem ativa, em ambientes dinâmicos com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este curso é dirigido aos docentes de todos os grupos de recrutamento, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados na temática.

O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e a sua participação com aproveitamento permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

O curso tem início a 8 de fevereiro de 2023 e termina a 24 de março de 2023, correspondendo a um trabalho global de cerca de 16 horas.

Inscrições e acesso ao curso: Inscrições MOOC AAEI.

Aceda ao vídeo de apresentação deste MOOC: Vídeo MOOC AAEI.

Este MOOC é disponibilizado através da plataforma NAU.

Se necessário, consulte o guião de entrada / registo na plataforma NAU.

Participe!

O MOOC (Massive Open Online Course) “Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Próximo Nível”

O MOOC (Massive Open Online Course) “Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Próximo Nível” inicia-se no próximo dia 30 de janeiro de 2023 e decorre até 6 de março de 2023. O curso incide sobre a criação e desenvolvimento de projetos eTwinning. 

Os conteúdos prendem-se com a exploração do eTwinning, com vista à planificação de projetos interdisciplinares, abordam também a cidadania digital e políticas de segurança nos projetos, a construção de recursos educacionais abertos e, por fim, a organização do trabalho interdisciplinar no Twinspace, com destaque para os fatores críticos de qualidade e boas práticas. Trata-se de uma oportunidade de aprender mais sobre a metodologia do eTwinning entre pares.  

Esta formação destina-se a eTwinners com experiência, no entanto é aberta aos docentes de todos os grupos de recrutamento e níveis de ensino, dos estabelecimentos de ensino público e privado, dirigentes escolares, professores bibliotecários, professores em formação inicial ou mestrados de ensino e a todos os interessados nesta temática. 

O curso é promovido pela Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias (ERTE) que o eTwinning integra. O tempo estimado para a realização do MOOC é de 15 horas de trabalho no global.  

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, no entanto, a sua conclusão permite a obtenção de um certificado de conclusão do curso. 

Informações e inscrições em: www.nau.edu.pt.

Dia Internacional da Educação 2023

No dia 24 de janeiro de 2023 assinalou-se o Dia Internacional da Educação, instituído em 2018, pela Organização das Nações Unidas www.unesco.org.

Ao destacar este dia, pretendeu-se sinalizar o papel crucial que a Educação tem para a promoção da paz e do desenvolvimento no mundo.

A ERTE/DGE associa-se a esta comemoração, reiterando, através dos projetos que dinamiza, o seu empenho e dedicação à promoção de uma Educação de qualidade, inclusiva e facilitadora de uma inclusiva e facilitadora de uma cidadania ativa, através da utilização do Digital. Consulte os nossos projetos!

Mais sobre este dia.

Iniciativa Líderes Digitais –Líderes digitais Benjamins – 8.ª edição

Já estão abertas as inscrições para a 8.ª edição da iniciativa Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins.

Para participar com os alunos, nas categorias “Líderes Digitais” e/ou “Líderes Digitais Benjamins”, o professor responsável pela (s) equipa(s) deve proceder à sua inscrição, até ao dia 9 de fevereiro de 2023, através do formulário: Questionários.

Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, e com a colaboração dos Centros de Competência TIC de Setúbal e de Aveiro, pretende-se que as equipas de alunos, acompanhadas por um professor, com o apoio do SeguraNet e dos CCTIC, promovam ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital. 

A sessão de apresentação da iniciativa, em formato online, decorrerá no dia 11 de janeiro de 2023.

Os interessados em participar deverão inscrever-se em: projetos.ese.ips.pt.

Para mais informações, consulte o documento orientador.

Como exemplo de uma das atividades realizadas na edição anterior, partilhamos o registo vídeo:

Telejornal - Pisca do Lombelho - YouTube.

Campanha Dia da Internet Mais Segura 2023 - Atividades de Cidadania Digital nas Escolas

No dia 7 de fevereiro de 2023, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura que, este ano assinala também a sua vigésima edição.

Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 150 países e em todos os continentes. Assim, à semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração do Centro de Competência TIC Softciências, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.

A fim de dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, bem como permitir uma georreferenciação das mesmas, solicita-se que procedam ao respetivo registo, na página de apoio Atividades das Escolas - fevereiro 2023 (consulte tutorial de registo).

 

Notícias


Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas

No contexto da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. 

Destaca-se a Campanha “Dia da Internet Mais Segura nas Escolas” que, este ano, assinala a sua vigésima edição. Está também disponível a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra”, com o objetivo, entre outros, de assinalar o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”. 

A DGE dinamiza e apoia, também, a realização de iniciativas de sensibilização como o Concurso Desafios SeguraNet e a iniciativa Líderes Digitais

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas no desenvolvimento de práticas que permitam a obtenção de certificações, tais como o Selo de Segurança Digital e o Selo “Escola sem Bullying I Escolas sem Violência”

Assim, sugere-se que estas iniciativas sejam divulgadas junto dos docentes, bem como da comunidade educativa alargada, e que sejam tidas em conta aquando da construção/revisão dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). 

Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE - Educação para a Cidadania Digital.

Alunos portugueses em destaque no Safer Internet Forum 2022 Bruxelas

A rede Insafe divulgou, recentemente, uma publicação onde dá destaque à participação dos jovens portugueses, durante a conferência europeia Safer Internet Forum (SIF) 2022, promovida, anualmente, pela rede Insafe. Neste evento, que reúne decisores políticos, investigadores, jovens, ONGs, representantes da indústria e outros atores, participaram os alunos, Líderes Digitais, Joana Martins, Guilherme Santos e Teresa Sério como representantes do Centro Internet Segura Português. Estes jovens tiveram oportunidade de dar os seus contributos acerca dos diversos pilares da Estratégia Europeia uma Internet melhor para criançasbem como acerca das últimas tendências, riscos e soluções relacionadas com a proteção das crianças nos ambientes digitais, sempre com o objetivo de tornar a Internet num lugar melhor.

De realçar que este encontro contou com a presença de representantes de diversas plataformas (Google/YouTube, Netflix, Lego, TikTok, Meta, entre outros), com o intuito de conhecer as perspetivas dos jovens, de modo que os produtos que disponibilizam tenham em conta a privacidade e a segurança das crianças e dos jovens nos ambientes digitais.

Aceda ao texto de divulgação em:
www.betterinternetforkids.eu

Dia Escolar da Não Violência e da Paz - Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínios Media e Segurança, Defesa e Paz - lançou a segunda edição da Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”, com o objetivo de assinalar o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz” que, anualmente, se comemora no dia 30 de janeiro.

Num momento em que a guerra assola a Europa e uma vez que a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência contribuem para a Paz, convidamos as comunidades educativas, a dinamizarem iniciativas, neste âmbito (realizando exposições de trabalhos, debates, palestras, teatros, iniciativas dos Jornais, das Rádios e das Televisões Escolares e dos Clubes das Escolas).

Desafiamos, assim, as Escolas a partilharem os registos das atividades desenvolvidas, através do endereço de e-mailseguranet@dge.mec.pt.

Sugere-se ainda que os conteúdos desta campanha sejam, ainda, divulgados junto da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias, das associações juvenis, entre outros. 

Mais informações em: www.seguranet.pt.

Registo dos Clubes de Programação e Robótica - CPR

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da iniciativa “Clubes de Programação e Robótica (CPR)”, disponibiliza a  lista de estabelecimentos de ensino que registaram o seu CPR. No presente ano letivo, a rede nacional de CPR é composta por 310 Clubes de escolas de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, envolvendo 1057 professores e 25 327 crianças e jovens de todos os níveis de educação e ensino.

Estes CPR funcionam nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, promovendo um ambiente que potencia a aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM), mas também transversais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo, a criatividade, as capacidades sociais e de liderança, através da programação e da robótica.

A DGE congratula assim todos os estabelecimentos de ensino que registaram os seus CPR, os quais se encontram já georreferenciados, desejando a todos um excelente trabalho.

Partilhas à Quarta 2022/2023

Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.

Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.

As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas: 

  • 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital
  • 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
  • 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)
  • 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola

Após cada uma das partilhas, os participantes terão a oportunidade de colocar questões aos oradores, criando-se um espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas criativas e promotoras do desenvolvimento das áreas de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

À semelhança dos anos anteriores, realizar-se-ão seis sessões, à quarta-feira, das 21 às 22 horas, havendo a possibilidade de a participação ser convertida em duas Ações de Curta Duração (ACD) de 3 horas, implicando esta certificação a obrigatoriedade de proceder à inscrição prévia em cada um dos segmentos e ao registo de presença nas 3 sessões, de cada um destes segmentos, a saber: 

  • 1.ª, 2.ª e 3.ª sessões - primeiro segmento = ACD de 3 horas (Até 7 de dezembro 2022);  
  • 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões - segundo segmento = ACD de 3 horas (inscreva-se aqui, até 15 de março de 2023). 

A colaboração entre a DGE e o Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita permitirá a certificação das ACD pelo referido centro de formação.

Esperamos por vós!


Dicas - Recursos e Publicações TIC


Formação - Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Direção-Geral da Educação irá dinamizar um curso de Formação, de 25h, intitulado “Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico", com o registo de formação CCPFC/ACC-111168/21, em regime online, entre 07/02/2023 e 02/05/2023.

Com esta formação pretende-se, entre outros,  apresentar o Projeto Recursos Educativos Digitais (RED), para o 1.º ciclo do ensino básico, constituir uma equipa de formadores que possam divulgar os RED junto dos professores e capacitá-los para a sua utilização com os respetivos alunos, promover a reflexão e identificar a pertinência da adoção de determinados recursos digitais,  de acordo com as necessidades pedagógico- didáticas do 1.º ciclo do ensino básico, bem como   auxiliar os formadores a criarem planos de formação e a delinearem a respetiva implementação em contextos de formação.

Público-alvo:
Formadores de professores do 1.º ciclo do ensino básico (NUT centro)
Professores ensino básico (Nut centro)

Cronograma: (PDF).
As inscrições estão a decorrer até 23 de janeiro.

Consulte os procedimentos de inscrição aqui.

Relatório Sociedade 2022 - Observatório de Cibersegurança (CNCS)

A Direção-Geral da Educação irá dinamizar um curso de Formação, de 25h, intitulado “Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico", com o registo de formação CCPFC/ACC-111168/21, em regime online, entre 07/02/2023 e 02/05/2023.

Com esta formação pretende-se, entre outros,  apresentar o Projeto Recursos Educativos Digitais (RED), para o 1.º ciclo do ensino básico, constituir uma equipa de formadores que possam divulgar os RED junto dos professores e capacitá-los para a sua utilização com os respetivos alunos, promover a reflexão e identificar a pertinência da adoção de determinados recursos digitais,  de acordo com as necessidades pedagógico- didáticas do 1.º ciclo do ensino básico, bem como   auxiliar os formadores a criarem planos de formação e a delinearem a respetiva implementação em contextos de formação.

Público-alvo:
Formadores de professores do 1.º ciclo do ensino básico (NUT centro)
Professores ensino básico (Nut centro)

Cronograma: (PDF).
As inscrições estão a decorrer até 23 de janeiro.

Consulte os procedimentos de inscrição aqui.


Bastidores – Conheça a Equipa


Ana Isabel Silvestre – ERTE
 
1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Colaborar na gestão da informação, em particular com os elementos da equipa afetos aos Centros de Competência TIC. Estes centros, sediados em vários locais do país, desempenham um papel fulcral na formação docente, no âmbito do digital, bem como no desenvolvimento de projetos nesta área.
Desenhar estratégias e construir materiais, em diferentes suportes, de apoio à divulgação dos Recursos Educativos Digitais (RED) – 1.º Ciclo junto da comunidade educativa. Colaborar na promoção de várias iniciativas que procuram evidenciar  as mais-valias destes recursos, no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais das áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português. De notar que se trata de recursos validados científica e pedagogicamente, produzidos no âmbito de um projeto cofinanciado pelo FSE, através do POCH, e desenvolvido através de uma parceria entre Direção-Geral de Educação e várias instituições de ensino superior.

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE? 
Considero que a ERTE deve continuar a ser uma referência no âmbito da utilização educativa e pedagógica das tecnologias digitais da informação e comunicação, em particular, no que respeita à inovação curricular em ambientes digitais.

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
Sítio tranquilo junto ao mar, de preferência com uma chávena de café.
Teresa Marques – ERTE
 

1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Colaborar com a equipa ERTE, especificamente com o grupo de trabalho de organização do Plano de Capacitação Digital dos Docentes, desenvolvido no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, no que concerne ao apoio à formação de formadores (3 edições) e ação de formação de curta duração (3 edições), desenhadas e desenvolvidas com o objetivo de criar uma bolsa de formadores para colaborarem na implementação do Plano de Capacitação Digital de Docentes.
Coordenar a Comunidade de Formadores, em estreita colaboração/articulação com elementos da ERTE e dos Centros de Competência TIC, no acompanhamento, organização e dinamização na plataforma Moodle (fóruns e áreas temáticas, de acordo com grupos de interesse), e das sessões de especialização ou partilhas de prática no âmbito das Oficinas de Capacitação Digital dos Docentes e Módulos de Formação. A dinamização destas sessões tem como objetivo incentivar a reflexão e a partilha relacionadas com a Capacitação Digital dos Docentes.
Assegurar a comunicação, com a divulgação de notícias nas redes sociais: Facebook e Twitter (ERTE, SeguraNet, Apoio Escolas e Comunidade de Formadores). 
Anteriormente, colaborei em diversas iniciativas, relacionadas com Cidadania e coordenei a iniciativa "Clubes de Informação e Comunicação". 

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
A Educação Digital enquanto promotora do sucesso educativo - continuar a apoiar os professores na mudança da dinâmica da sala de aula, contribuindo para que no processo de ensino e de aprendizagem se estruture o ensino de forma mais centrada no processo de aprender.
Sensibilizar para a mudança de abordagem do currículo, com recurso ao digital em contexto de sala de aula, contribui para a capacitação digital dos alunos.

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
O meu lugar favorito no Mundo é sem dúvida o meu país, Portugal, com uma grande riqueza histórica e cultural.
Com um clima fantástico (muito Sol), é banhado por mar a Oeste e a Sul, e apesar de pequeno, presenteia-nos com uma grande diversidade de Norte a Sul: relevo, fauna e flora, artesanato, tradições, gastronomia, monumentos, praias de excelência, aldeias de montanha, aldeias de xisto...entre tantas outras coisas mais.
Apesar de gostar muito de viajar e conhecer outros países e culturas, sempre que posso, sou adepta do “vá para fora cá dentro”.

 

Quer saber mais?

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Desde 2015

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