Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
fevereiro 2022
Facebook Twitter YouTube ERTE Contacto


Destaque


Iniciativa Líderes Digitais 2021/22

O Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção- Geral de Educação (DGE), em estreita colaboração com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICuA) e o da Escola Superior de Educação  - Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC ESE IPS), promove mais uma edição da iniciativa Líderes Digitais (7ª edição – 2021/2022).

A sessão de lançamento da iniciativa, no passado dia 20 de janeiro, contou com um elevado número de professores, cujo papel é essencial para o sucesso da iniciativa, e com a participação ativa de alunos/as Líderes Digitais, alguns também Embaixadores do “BIK Poject – Better Internet for Kids”, que referiram, entre outros, a importância do Líder Digital na escola atual.

Saiba mais

 

Vai acontecer


Programa «Naveg@s em Segurança?» - sessões de sensibilização de Cidadania Digital

O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», entre 8 de fevereiro e 16 de dezembro 2022. Proporciona-se, assim, às escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades a possibilidade de agendar a realização de sessões de sensibilização de Cidadania Digital.

As sessões, com a duração de 45 a 60 minutos, têm lugar, preferencialmente, nas Lojas Ponto JA do IPDJ das capitais de distrito, no entanto, devido à situação pandémica que atravessamos, poderão também decorrer através de plataformas online. Durante as sessões, dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores e cidadãos em geral, serão abordados os temas: Desinformação, Cyberbullying, Internet das coisas, Dependência online, Proteção de dados, Não ao Discurso de ódio, Redes sociais, entre outros.

Mais informações.

Passatempo «Eu Real, Eu Digital - Identidade e Liberdade Digital»

O Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito da comemoração do Dia da Internet Mais Segura, lançou o passatempo Eu real, Eu digital / Identidade e Liberdade digital, propondo como desafio a produção de um vídeo ou um cartaz que promova o uso crítico, responsável e saudável das redes sociais e da Internet. Podem apresentar trabalhos jovens entre os 12 e os 30 anos. A inscrição no passatempo deverá ser feita até ao próximo dia 6 de março e os trabalhos devem ser enviados até 21 de março. As aplicações de manipulação de imagem e a pressão para publicar a «selfie perfeita» ou o «filme com as imagens perfeitas» pode influenciar a nossa autoestima, a confiança e a relação entre a vida real e a virtual. Torna-se, pois, fundamental valorizar a autoconfiança e o pensamento crítico no uso e na participação nos ambientes digitais. Regulamento, prémios e mais informações.

 

Aconteceu


Seminário "Práticas de Cidadania Digital - riscos e desafios da vida digital"

O Seminário "Práticas de Cidadania Digital - riscos e desafios da vida digital" integrou as comemorações do Dia da Internet Mais Segura 2022, e decorreu no dia 25 de fevereiro 2022, pelas 18.00h.

Esta ação online insere-se no Seminário de Orientação, unidade curricular do 2.º ano, do mestrado em Recursos Digitais em Educação, da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Santarém, e contou com a reflexão e partilha de práticas de professores de Portugal e Cabo Verde, no âmbito da Educação para a Cidadania Digital.

A sessão, que se destinou a todos os mestrandos e professores dos ensinos básicos e secundário, pretendeu ser um momento enriquecedor para os futuros e jovens investigadores, e, ao mesmo tempo, despertar outros profissionais de educação para a importância desta problemática, numa altura em que em Portugal se incentiva ao uso do digital nas escolas e se distribuem equipamentos a alunos e a professores, enquanto se trabalha a capacitação docente e a integração curricular das TIC.

De destacar ainda com a sessão contou com a participação de alunos Líderes Digitais, de escolas de Portugal e de Cabo Verde.

“TU és TU online? Identidade e Liberdade Digital” – Webinar Consórcio Centro Internet Segura

O Consórcio Centro Internet Segura, do qual fazem parte o Centro Nacional de Cibersegurança, a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Computação Científica Nacional, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Fundação Altice e a Microsoft Portugal, promoveu um encontro em formato webinar, no dia 8 de fevereiro, para assinalar o Dia da Internet Mais Segura 2022.
Este encontro teve como tema “TU és TU online? Identidade e Liberdade Digital”, e foram debatidas questões como inteligência artificial, ética digital, machine learning, manipulação digital, privacidade online e dependência digital.

Campanha de sensibilização #logoutaoabuso | Centro Internet Segura

No âmbito das atividades do mês da Internet Mais Segura, a campanha “Violência no Namoro Online”, desenvolvida pelo Centro Internet Segura - CIS, com a colaboração da Direção-Geral da Educação, vem alertar para determinados comportamentos nocivos no namoro, decorrentes de uma utilização das plataformas digitais, onde a empatia dá lugar à violência. O objetivo desta iniciativa passa por provocar a reflexão e eliminar práticas limitadoras e agressivas, optando por comportamentos conscientes, responsáveis e saudáveis.

“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - Cartazes de sensibilização nas Escolas

Atento aos fenómenos do bullying e do ciberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e jovens, o Ministério da Educação voltou a desafiar as escolas no sentido de implementarem um plano de prevenção e combate ao bullying, ao ciberbullying e a todas as formas de violência.
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, enviou a todos os Agrupamentos de Escolas kits compostos por dois cartazes de sensibilização (“Ciberbullying” e “Formas de Ser Gentil Online”) sugerindo-se que sejam distribuídos pelas escolas do Agrupamento.

V Encontro Regional SeguraNet: “Cibersegurança na Educação”

No âmbito das celebrações do Dia da lnternet Mais Segura 2022, a Direção Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira, através da equipa dos Ambientes lnovadores de Aprendizagem, promoveu, no dia 24 de fevereiro de 2022, o V Encontro Regional SeguraNet: “Cibersegurança na Educação”, que conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Webinar “Cidadania e Desenvolvimento em Processo – projetar com as Tecnologias” - Direção Regional da Educação dos Açores

A Direção Regional da Educação dos Açores promoveu o Webinar “Cidadania e Desenvolvimento em Processo – projetar com as Tecnologias”, no dia 17 de fevereiro de 2022.
Este webinar veio propor caminhos possíveis de utilização de iniciativas tecnológicas em projetos de Cidadania e Desenvolvimento, apresentando exemplos de percursos desenvolvidos através dos projetos Apps For Good e eTwinning, da plataforma REDA – Recursos Digitais Abertos – e do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Podcast ZigZaga na Net - lançamento da 2.ª temporada

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e a Fundação para Ciência e Tecnologia, em parceria com a Rádio Online ZigZag da Antena 1/ RTP, lançaram a 2.ª temporada da série podcast “ZigZaga na Net”, no âmbito do Consórcio Centro Internet Segura.
O programa de rádio juvenil, direcionado a alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos, pretende ser um recurso de sensibilização para várias questões da Cidadania Digital, tais como, dicas sobre boas práticas virtuais, phishing, piratas online, Internet of Toys, influenciadores digitais, comunicação não violenta e netiqueta, entre muitos outros. Importa destacar que estes episódios contam com a presença assídua das mascotes do SeguraNet (o Pisca) e do Centro Internet Segura (a INES).

Aceda aos novos 33 episódios da 2.ª temporada.

A OCDE acaba de publicar mais um documento de referência decorrente do programa PISA (Program for International Student Assessment)

Assinada por Veronica Boix Mansilla e Andreas Schleicher e intitulado “Big Picture Thinking – How to educate the whole person for a interconnect world”, esta publicação pretende salientar a importância fulcral que, mais do que nunca, a educação tem, para funcionar como uma bússola de apoio às crianças e os jovens na sua “navegação” por este mundo tao volátil e incerto no qual existe por um lado uma escassez de atenção e, em contraponto, um excesso de informação.

Esta publicação oferece, assim, princípios pedagógicos informados e acionáveis que os decisores políticos, líderes e educadores podem utilizar para apoiar a aquisição de uma competência global e intercultural equitativa e eficaz.

Ao longo deste documento, através de um olhar critico e informado, somos conduzidos através de uma emergente visão da educação baseada nos valores humanos e no uso das tecnologias digitais para capacitar as nossas crianças e jovens.

Aceda a este documento.

Jogo de tabuleiro – Vamos Descobrir o Mundo Digital

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, produziu o jogo de tabuleiro "Vamos Descobrir o Mundo Digital", dirigido ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, que promove a Cidadania Digital.
Este jogo de tabuleiro foi enviado para todos os estabelecimentos de ensino com 1.º Ciclo e contempla 30 propostas de desafios e 156 questões, que pretendem estimular o pensamento crítico, dos alunos, com o apoio das mascotes SeguraNet: Pisca e Luzinha.

 

Dica TIC


Whiteboard.chat é uma plataforma online/ferramenta que permite o trabalho colaborativo entre professores/educadores e os seus alunos através da partilha de um quadro branco digital.

A modalidade grátis é muito simples de utilizar, sem necessidade de quaisquer registos.

Experimente em: Whiteboard.chat

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto