Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Atividades sobre Segurança Digital nas Escolas – Fevereiro 2019

No próximo mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (5 de fevereiro de 2019). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.

À semelhança dos anos letivos anteriores, o SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o mês de fevereiro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada escola/agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio (Atividades das Escolas - Fevereiro 2019), o que permitirá a sua georreferenciação.

15 anos de eTwinning em Portugal: uma comunidade em expansão


A Ação eTwinning foi lançada, em Portugal e em alguns países europeus, no ano letivo 2004/2005, assumindo-se como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia. Desde janeiro de 2014, faz parte do Erasmus+, Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Atualmente, constitui-se como uma das mais importantes comunidades a nível europeu, com mais de 644 000 de docentes registados, oriundos de 44 países. O eTwinning disponibiliza uma plataforma que permite experienciar aprendizagens ativas e novas metodologias, criar redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, aprender em conjunto e desenvolver projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dando à Educação uma dimensão europeia e promovendo nos alunos um modelo de sociedade multilingue e multicultural.

Os projetos eTwinning podem ser implementados nas várias áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, por docentes do Pré-Escolar e dos ensinos Básico, Secundário e Profissional, de escolas públicas ou privadas.

Ao pertencer a esta comunidade, os docentes terão ainda a oportunidade de desenvolver as suas competências profissionais, participando em Learning Events (formação online gratuita, dinamizada por especialistas), cursos de formação presencial - em linha ou blended, eventos regionais, oficinas de desenvolvimento profissional, seminários europeus, cursos Future Classroom Lab (FCL), ações de curta duração, grupos eTwinning (comunidades de prática centradas num tema ou numa disciplina onde os docentes se encontram virtualmente e interagem).


Em Portugal, a comunidade eTwinning conta com números cada vez mais expressivos: 1 765 agrupamentos/escolas, 16 100 professores e mais de 8 454 projetos já realizados entre escolas portuguesas e de outros países europeus (ver gráficos).
 




 
 
Para fazer parte desta comunidade, aceda a www.etwinning.net e registe-se.

Vai Acontecer


No âmbito das celebrações do Dia da Internet Mais Segura 2019, o Consórcio Centro Internet Segura, constituído pela Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação Portugal Telecom, a Microsoft Portugal e a APAV com a colaboração da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, irá promover o Seminário Dia da Internet Mais Segura, no dia 05 de fevereiro de 2019, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, entre as 09h00 e as 13h00.

O Seminário é direcionado a Diretores de Estabelecimentos de Educação/Ensino, elementos das Direções, professores responsáveis pelos projetos SeguraNet e pelas páginas web das escolas, coordenadores TIC e coordenadores de projetos da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação, para além de todos os docentes interessados. Neste encontro, estarão presentes vários especialistas das mais diversas áreas de atuação na sociedade portuguesa (academia, media, psicólogos, entre outros stakeholders) e que irão contribuir com a sua perspetiva.

A participação neste seminário é gratuita e aberta ao público, mas a inscrição é necessária, estando limitada à capacidade do auditório.
 

O evento está validado pela DRE para a progressão na carreira docente, atendendo à presença no Seminário (04h00) e à participação numa sessão online (02h00).
 

As inscrições estão disponíveis em http://bit.ly/2TSFoKk
 

Plano Europeu de Formação eTwinning 2019
 

A Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, divulgou o Plano Europeu de Formação eTwinning 2019, que contém uma lista de ações de desenvolvimento profissional às quais se poderão candidatar os docentes eTwinners, de qualquer ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que pretendam iniciar projetos eTwinning com escolas europeias. A despesa inerente à deslocação e estada dos participantes fica a expensas do projeto eTwinning.

Os docentes que pretendam candidatar-se à formação devem consultar os documentos eTwinning: a comunidade para as escolas na Europa e Condições e instruções para participar numa formação europeia eTwinning, preencher o formulário com os dados requeridos e fazer aí o upload de um certificado da formação eTwinning realizada a nível nacional e da Declaração de Compromisso.

 

A candidatura mantém-se aberta até ao dia 3 de fevereiro de 2019.

Já Aconteceu


24 de janeiro – Dia Internacional da Educação


Educar é assegurar que os nossos cidadãos detenham as competências essenciais para enfrentar o futuro incerto que se aproxima e dotá-los de conhecimentos e sentido crítico necessários para uma cidadania plena e em liberdade num espaço global e inclusivo. – José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, a propósito do Dia Internacional da Educação.

Em cumprimento da resolução adotada na 44ª Reunião Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 3 de dezembro de 2018, celebrou-se no dia 24 de janeiro, pela primeira vez, o Dia Internacional da Educação.

Nessa resolução, reconhece-se o contributo essencial da educação “na erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões (…) através do esforço pelo desenvolvimento social, económico e ambiental (…) em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio” e o papel da educação “na construção de sociedades resilientes e sustentadas”.

Ainda no mesmo texto,  assume-se  que a educação “aumenta a produtividade dos indivíduos e fortalece o potencial de crescimento económico, desenvolve as competências necessárias para o trabalho e as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento sustentável, (…) ajuda a erradicar a pobreza e a fome, contribui para melhorar a saúde, promove a igualdade e pode reduzir a desigualdade e promove a paz, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos.”
 

"This day is the occasion to reaffirm fundamental principles. Firstly, education is a human right, a public good and a public responsibility. Secondly, education is the most powerful force in our hands to ensure significant improvements in health, to stimulate economic growth, to unlock the potential and innovation we need to build more resilient and sustainable societies. Lastly, we urgently need to call for collective action for education at global level." - Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, Mensagem por ocasião do Dia Internacional da Educação.

 

Para saber mais sobre este assunto, clique AQUI.

A chamada de comunicações para o V Congresso Literacia, Media e Cidadania foi um sucesso. A edição de 2019 pretende ser uma oportunidade para a reflexão e debate sobre as temáticas “Tecnologia, Desinformação e Ética”.

Este congresso é uma iniciativa organizada pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) que é constituído pelo Conselho Nacional de Educação, Comissão Nacional da UNESCO, Direção-Geral da Educação, Direção Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Plano Nacional de Leitura 2027, Rádio e Televisão de Portugal, Rede de Bibliotecas Escolares, Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e, ainda, por duas personalidades, a título individual: Maria Emília Brederode Santos e Maria Teresa Calçada.

Informações mais detalhadas no website da iniciativa.
 

Ensinar Ciências da Computação como parte integrante das ciências, matemática e humanidades


Decorreu, no passado dia 28 de janeiro, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a conferência “Ensinar Ciências da Computação como parte integrante das ciências, matemática e humanidades” (Teaching computer science as an integral part of science, mathematics and humanities).

O Professor Juraj Hromkovic, Professor de Tecnologias de Informação e Educação, do Departamento de Ciências da Computação do Swiss  Federal Institute of Technology , em Zurique, apresentou as Ciências da Computação e  a Informática, como disciplinas científicas com raízes com mais de 5000 anos. Para além disso, a sua intervenção versou sobre três dos objetivos para o ensino das Ciências da Computação nas escolas:

(i) compreender o mundo digital criado pelos humanos e ser capaz de o controlar e de contribuir para o seu desenvolvimento ulterior;
(ii) ampliar e fortalecer as competências em línguas e em matemática;
(iii) (re)introduzir nas escolas a forma construtiva de pensamento das disciplinas técnicas.

Saiba mais informações, AQUI.

Dica TIC


 

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