Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)”
 
A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)", em formato MOOC (Massive Open Online Course). O curso tem início a 14 de janeiro de 2020 e termina a 23 de fevereiro de 2020, correspondendo a um trabalho global de cerca de 3 horas semanais.

Com este curso pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática do bullying e do ciberbullying. Pretende-se, ainda, que constitua uma oportunidade  para aprofundar conhecimentos e desenvolver  competências  que permitam identificar, prevenir, e intervir face a estes comportamentos.
O MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como: bullying, ciberbullying e a comunicação através do ecrã, segurança na internet e ciberbullying, abordagens de intervenção face ao bullying e ciberbullying.

O curso, que se enquadra nas propostas de formação do plano nacional Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência, destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.
 
Faça aqui a sua inscrição no MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)”.
(https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+SEGBC+II/about)
 
Assista aqui ao vídeo de divulgação.
Conferência Final do Selo de Segurança Digital (eSafety Label +)

Decorreu no passado dia 20 de novembro, em Bruxelas, a Conferência Final do Selo de Segurança Digital (eSafety Label +) sob o tema Safer schools, confident teachers, happier pupils.

Neste evento, para além de diferentes individualidades ligadas à Segurança Digital, esteve presente a professora, Carla Soares, Embaixadora Selo de Segurança Digital, que  dinamizou uma sessão de esclarecimento e apresentou exemplos de práticas seguras, implementadas na escola, onde leciona (Colégio Sagrado Coração de Maria, Lisboa).

Aceda ao manifesto do evento aqui:
https://www.esafetylabel.eu/outputs-esafety_champions/manifesto

O Selo de Segurança Digital é um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, que visa promover um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a segurança digital.
 

De salientar, que o projeto eSafety Label+ desenvolve um conjunto de recursos relacionados com as áreas das políticas, práticas e infraestruturas que podem, e devem, ser utilizados nas escolas:
https://www.esafetylabel.eu/outputs-esafety_champions/champion_materials
 

Para mais informações, aceda a https://erte.dge.mec.pt/esafety-label

Vai Acontecer


Registo dos Clubes de Programação e Robótica 2019/2020

A Direção-Geral da Educação lança a 6.ª edição dos "Clubes de Programação e Robótica”.

A Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR), criada no ano letivo 2014/2015, tem alcançado uma projeção significativa nas escolas portuguesas, tendo sido registados, no último ano, 269 CPR.

Todos os estabelecimentos do ensino público e do ensino privado, que tenham um CPR em funcionamento, devem proceder ao seu registo, através do preenchimento do formulário disponível em http://area.dge.mec.pt/dsperobot/, até ao dia 6 de janeiro de 2020.

Cada Direção de Agrupamento/Escola não Agrupada deverá identificar apenas um CPR por unidade orgânica, sendo os restantes, caso existam, considerados delegações do mesmo.

Todos os CPR deverão proceder a uma nova inscrição, mesmo os que já se inscreveram no(s) ano(s) letivo(s) anterior(es).

Para outros esclarecimentos, poderá consulta o site da iniciativa ou enviar uma mensagem de correio eletrónico para cpr@dge.mec.pt.

MILAGE APRENDER+ - Parceria com Associação Portuguesa de Imprensa

O projeto MILAGE APRENDER+ e a Associação Portuguesa de Imprensa estabeleceram uma parceria de colaboração, com o objetivo de desenvolver competências digitais dos professores do ensino básico e secundário, no que se refere à utilização de ferramentas digitais e à  produção de conteúdos para a área de  Cidadania e Desenvolvimento, especificamente  no  domínio dos Media. Esta iniciativa pretende contribuir para a implementação, nas práticas letivas, de metodologias que possam apoiar o trabalho pedagógico em torno das questões da educação para os Media,  no ensino básico e secundário, definido na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Mais informações em: https://www.facebook.com/milagelearnplus

Utilização Segura da Internet nas Escolas Ações de Sensibilização - Polícia Municipal de Oeiras

A Polícia Municipal de Oeiras dinamiza ações de sensibilização sobre a utilização segura da Internet, junto da comunidade escolar do concelho de Oeiras, há cerca de 12 anos. 
Esta entidade tem verificado que há um interesse crescente, por parte dos docentes das escolas deste concelho, em abordar  temáticas relacionadas com a Cidadania Digital. 
Nos anos de 2016, 2017 e 2018  foram dinamizadas 81 ações de sensibilização, abrangendo 1893 alunos, sobretudo dos 1.º e 2.º Ciclos. Além disso, são também dinamizadas ações de informação/sensibilização, direcionadas aos pais e encarregados de educação. 
O Centro de Sensibilização SeguraNet tem colaborado com a Polícia Municipal de Oeiras na partilha de recursos de sensibilização de Cidadania Digital.

MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade

Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 13 de janeiro e término a 1 de março de 2020.

O curso pretende promover a utilização de tecnologias educativas e de acessibilidade junto dos professores e da comunidade educativa em geral. 

O curso decorrerá ao longo de janeiro e fevereiro de 2020, correspondendo a 30 horas de trabalho.

O MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade está estruturado em cinco módulos nucleares e incide nas seguintes temáticas: Desenho Universal para a Aprendizagem - Acessibilidade Digital - Tecnologias e Produtos de Apoio – Software e Recursos Livres – Tecnologias Móveis e APPs.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de analisar a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem, experimentar ferramentas TIC livres, produzir recursos educativos, partilhar ideias e atividades com os seus pares.

A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Veja o vídeo de apresentação do MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade.

Inscrições: até dia 17 de janeiro 2020 faça a sua inscrição neste link.  

Contacto para dúvidas – mooc-tia@min-educ.pt.

MILAGE APRENDER+ - Parceria com Associação de Professores de Português

O projeto MILAGE APRENDER+ e o Centro de Formação da Associação de Professores de Português estabeleceram uma parceria de colaboração, com o objetivo de desenvolver as competências digitais dos professores de Português e as  dos professores de Português Língua Não Materna, no que se refere à utilização de ferramentas digitais e à produção de conteúdos para ambas as disciplinas. Pretende-se assim, contribuir para a implementação de metodologias inovadoras e motivadoras na aprendizagem do português.

Esta parceria inicia-se com a ação de curta duração (ACD), Diferentes formas de motivar e aprender Português com a app MILAGE APRENDER+, que decorrerá em regime de e-learning, entre 5 de dezembro de 2019 e 28 de janeiro de 2020.

Mais informações em: https://www.facebook.com/milagelearnplus

Já Aconteceu


Participação de jovens portuguesas no Safe Internet Forum (SIF) 2019

From Online Violence to Digital Respect foi o tema do Safe Internet Forum (SIF) 2019, realizado em Bruxelas, no dia 21.11.2019, que contou com a participação ativa de Joana Martins e Maria Matos, alunas do Agrupamento de Escolas de Mira e do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, respetivamente.

Nesta edição, esteve em destaque a temática da violência online, sob diferentes formas, bem como a importância de se adotar uma atitude de respeito, em ambiente digital. A escolha destes temas veio ao encontro da campanha  #DigitalRespect4Her campaign, lançada pela Comissão Europeia no início de 2019, e que pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de eliminar as situações de violência de género vividas pelas  jovens e pelas mulheres.

O Safe Internet Forum junta, anualmente, entre outros, jovens, pais, professores, responsáveis políticos e especialistas da área da tecnologia que procuram definir uma estratégia europeia, de modo a que, em particular, as crianças e os jovens possam usufruir da Internet, de forma segura.

Para mais informações, aceda a
https://www.betterinternetforkids.eu/web/portal/policy/safer-internet-forum

Dica TIC


O Openshot é um editor de vídeo gratuito. O que o distingue dos restantes editores de vídeo existentes é a sua leveza e simplicidade, sem descurar a integração de ferramentas e funcionalidades avançadas, como por exemplo, a utilização de uma timeline e exportação para serviços de nuvem. Em geral, funciona e pode ser utilizado em computadores com especificações médias, sem interferir com a sua velocidade. 

Saiba mais em: https://www.openshot.org/
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

 
WebSite da ERTE

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
ERTE
Facebook
Twitter
YouTube
Contacto