Newsletter ERTE - abril /maio de 2023
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Destaques


Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Para além dos testemunhos do Professor Daniel Sampaio e da Professora Ivone Patrão, várias figuras públicas aderiram a esta campanha: Pedro Fernandes (humorista, apresentador), Ana Marques (apresentadora de televisão), Sónia Morais Santos (jornalista e criadora de conteúdos digitais) e Margarida Beja (nutricionista e criadora de conteúdos digitais). Consulte as recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/

Capacitação Digital das Escolas: "Agir para Transformar” 

No âmbito da Capacitação Digital das Escolas, a DGE realizou um conjunto de vídeos de divulgação de práticas de desenvolvimento digital, em curso em agrupamentos de escolas de vários pontos do país.

Fique a conhecer as práticas de integração do digital, sob o lema "Agir para Transformar", em curso nos:

Conheça mais testemunhos em: https://digital.dge.mec.pt/testemunhos.

Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

Tal como tem vindo a ser preconizado pelo Ministério da Educação, a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Assim, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, em resposta a este desafio, as escolas que desejarem concorrer à certificação anual “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” deverão responder ao formulário disponível em https://area.dge.mec.pt/dspebullrelatorio, até ao dia 30 de junho de 2023, onde são considerados, os aspetos que constam na informação relativa à iniciativa "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência".

De registar que se tem verificado um aumento significativo do número de escolas certificadas com o Selo Escola sem Bullying I Escola sem Violência (de 52, em 2020, para 208, em 2022), revelando que a promoção de um ambiente de bem-estar em meio escolar é, cada vez mais, do interesse de muitos daqueles que querem fazer parte de uma Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência.

Mais informações em: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

 

Notícias


Campanha nacional Internet Segura: #LerAntesClicarDepois

O Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Conselho Superior de Segurança no Ciberespaço, promove a campanha nacional Internet Segura: #LerAntesClicarDepois, com o objetivo de reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, a informação sobre o uso adequado do ciberespaço.

Esta campanha de sensibilização é composta por uma brochura informativa, mensagens de alerta e um conjunto de animações, que abordam diversos temas, como o uso correto das palavras-chave, cuidados a ter com as compras online, o cyberbullying e os comportamentos de riscos associados às redes sociais, considerando ainda os riscos associados a ataques praticados por email, SMS ou telefonemas.

Mais informações em: https://internetsegura.pt/

“Os Desafios da Educação do Século XXI” - 5.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2022/2023

Nos próximos dias 13 e 14 de julho, decorre a VII Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel e a 5.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2022/23, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.

Dedicada ao tema “Os desafios da educação do século XXI", esta conferência reúne conceituados oradores, num espaço de partilha e de reflexão sobre as Escolas e a sua transformação.

No que se refere à atribuição dos Prémios MILAGE APRENDER+ (5.ª edição), estes visam reconhecer os professores e respetivos Agrupamentos de Escolas / Escolas não agrupadas (AE / Ena) que implementaram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App MILAGE APRENDER+, e distinguir os alunos que, enquanto grupo, desenvolveram um trabalho de mentoria ou por projeto.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Sesimbra, do Agrupamento de Escolas da Boa Água, da DGE, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa, da Sociedade Portuguesa de Matemática, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027), do Centro Ciência Viva do Algarve e do Centro Ciência Viva de Tavira.

Mais informações aqui.

Insafe Training Meeting 2023 - Participação de Jovem Portuguesa

“Sei que, agora, como no futuro, quero fazer uso desta voz, e deste espaço para falar. É por isso que estou aqui hoje, que encorajo os jovens a intervir e que tiro o chapéu às organizações que estão a trabalhar para promover uma participação juvenil mais inclusiva e frutífera.”  Com estas palavras, a jovem Joana Martins concluiu a sua intervenção no painel Bringing in the voice of youth, durante o encontro da rede Insafe, em Viena, nos dias 19 e 20 do mês de abril, e onde se discutiu acerca da importância de envolver as crianças e jovens nos processos de decisão e informação. 

A Líder Digital portuguesa e embaixadora do projeto Better Internet for Kids (BIK) integrou o grupo de elementos que debateu acerca do impacto que a participação em projetos envolvendo jovens teve nas suas vidas. Participou, ainda, na organização de debates sobre estratégias de otimização dos processos de intervenção por parte dos mais novos.  

Os participantes, de quase 30 países, aproveitaram este espaço para trocarem ideias acerca de estratégias e recursos e partilharem opiniões, para fazer face aos desafios com que se deparam. De Portugal, marcaram presença representantes do Centro Nacional de Cibersegurança, da Seguranet, do Centro de Sensibilização SeguraNet, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. 

Durante estes dias, foram debatidos temas como as necessidades dos jovens online, práticas de apoio aos grupos vulneráveis e o Dia da Internet mais Segura. A jovem oradora portuguesa espera que este encontro tenha sido mais um passo rumo a “que a boa participação juvenil não seja um privilégio, mas uma prática comum ".

MOOC "Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais" 3.ª Edição

A DGE, no âmbito do desenvolvimento do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), promove a 3.ª edição do Curso de Formação online Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC (Massive Open Online Course).

Este MOOC é dirigido a docentes de todos os grupos de recrutamento, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, envolvidos no PPMD, estando aberto a todos os interessados na temática.

Tem como principal objetivo apoiar os docentes na implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais (RED).

O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e a sua participação com aproveitamento permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

O curso teve início a 19 de abril de 2023 e termina a 21 de junho de 2023, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.

Inscrições e acesso ao curso.

Aceda ao vídeo de apresentação deste MOOC.

Se necessário, consulte o guião de entrada/registo na plataforma NAU.

Participe!


Dicas - Recursos e Publicações TIC


Programação e Robótica na Escola - Ciclo do Seminários Online: Divulgação da Gravação do 2.º Seminário

Encontra-se disponível a gravação do seminário online “O Projeto-Piloto MATATALAB e o desenvolvimento de competências em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico”, realizado no passado dia 30 de março. 

Este é o segundo de um ciclo de seminários online, inseridos na iniciativa “Programação e Robótica na Escola” promovida pela DGE, com o objetivo de divulgar práticas de referência, através da utilização de tecnologias digitais, em particular aquelas que procuram desenvolver o pensamento computacional. 

Ao aceder à gravação, terá oportunidade não só de conhecer o trabalho desenvolvido pelas professoras Cláudia Franco e Vânia Félix, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, mas também de assistir aos testemunhos dos alunos que participaram no projeto. Poderá ainda constatar como é possível desenvolver o currículo do 1.º ciclo, através de conceitos básicos de codificação baseados em jogos práticos, bem como observar o valor pedagógico da implementação de ferramentas de aprendizagem de programação. 

Para assistir à gravação, aceda a https://www.youtube.com/watch?v=oM2eJabOlXk.

Relatório Tecnologias Emergentes - Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)

O Observatório de Cibersegurança, da responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), publica o Relatório Tecnologias Emergentes.

Este relatório disponibiliza uma análise sobre cinco tecnologias que podem ajudar a formar o presente e o futuro tecnológicos, nomeadamente a Computação em Nuvem, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a Tecnologia 5G e as Tecnologias Quânticas.

Estas tecnologias são abordadas numa perspetiva histórica e considerando os seus principais impactos, bem como salientando os aspetos ligados à Cibersegurança, designadamente os desafios e as oportunidades a este respeito.

Este relatório foi realizado por uma equipa do Instituto de Telecomunicações, em estreita colaboração com o Observatório de Cibersegurança do CNCS.

ZigZaga na Net – Recursos de Sensibilização Educação Pré-Escolar e 1.ºCiclo

Já está disponível o livro ZigZaga na Net. Novas Aventuras. 

A partir das histórias divulgadas durante as duas temporadas do Podcast ZigZaga na Net, que integra a programação da Rádio ZigZag, foram desenvolvidos dois livros de aventuras: o livro ZigZaga na Net, uma das recomendações de leitura do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027); e o ZigZaga na Net. Novas Aventurasambos da autoria de Fátima Effé  (o primeiro, com ilustrações de Ana Seixas e o segundo ilustrado por João Rodrigues).  

Recorde-se que estão também disponíveis online os  60 episódios do Podcast ZigZaga na Net, integrando um programa de rádio juvenil, direcionado a alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos, e que podem ser utilizados como recursos de sensibilização para abordar várias questões relacionadas com a promoção da Cidadania Digital.   

Dirigidos às crianças da Educação Pré-escolar e aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), estes recursos foram desenvolvidos no âmbito de uma parceria entre o Centro Internet Segura (CNCS), o Centro de Sensibilização SeguraNet (DGE) e a Rádio ZigZag (RTP). Devido à pertinência das temáticas abordadas, sugere-se a sua divulgação junto dos docentes da educação pré-escolar e do 1.º CEB, da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta com os pais e encarregados de educação. De notar que poderão também ser do interesse de outras entidades, nomeadamente autarquias, associações juvenis, entre outros.


Bastidores – Conheça a Equipa


Elisabete Fiel – ERTE
 
1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
A minha área de trabalho é como membro da Organização Nacional de Apoio, desde 2020. O projeto eTwinning promove parcerias utilizando a tecnologia, estabelece redes, conecta salas de aula, permite o desenvolvimento de competências digitais, sociais, linguísticas. Trabalhamos em rede com o Serviço Central Europeu e com os Embaixadores eTwinning. Gosto de trabalho criativo e de comunicação, pelo que desenvolvo atividades nesta área, sempre em equipa.

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
Entendo a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas como global, apesar de trabalhar no eTwinning, permite-me conhecer os projetos em curso na área das metodologias ativas que utilizam a tecnologia para tornar a prática letiva mais apelativa. É uma oportunidade de contribuir para outros projetos, aprender e partilhar. 

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?Sou geógrafa, o meu laboratório é o mundo. Mas, o meu lugar favorito inscreve-se na geografia emocional, onde possa "espalhar alegria" quer seja em presença quer seja a distância.
Octávia Castro– ERTE
 

1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Desempenha funções técnicas na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, desde 2014. Nesta equipa é responsável pela formação acreditada, pela gestão dos equipamentos técnicos multimédia, pela gestão da plataforma Zoom e colabora com todos as subequipas nomeadamente: Cidadania Digital, eTwinning, PTD, Manuais Digitais, entre outros.

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
O domínio das tecnologias inovadoras e dos novos recursos é fundamental para o desenvolvimento e implementação de ações substantivas de educação nas comunidades educativas. Nesse sentido, a ERTE pode constituir-se num embrião de um laboratório de ideias, suportado por essas novas tecnologias.

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
A tranquilidade e o mar são duas coisas que vão muito bem comigo. Por isso, procuro locais onde possa usufruir destas duas valências, para recarregar baterias e enfrentar o stress do dia-a-dia.

 

Quer saber mais?

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Direção-Geral da Educação
Desde 2015

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