Está aqui

Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas

cidadania digital

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 
A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Nesse sentido, a DGE  dinamiza e apoia a realização de campanhas e iniciativas de sensibilização como o concurso Desafios SeguraNet, a iniciativa Líderes Digitais e a campanha “Cibersegurança nas Escolas”.  
No que respeita à capacitação de docentes, encontram-se a decorrer duas formações na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) “Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir” e “Prevenção das Dependências Online de crianças e Jovens”. 
Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover  a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas para que desenvolvam práticas condutoras à obtenção de certificações, tais como o  Selo de Segurança Digital e o  Selo “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.
Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, a saber: a Linha Internet Segura, da responsabilidade da APAV, o CERT.PT, da responsabilidade do CNCS e o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. 
Consulte a infografia “Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas”. 
Sugere-se que estas iniciativas sejam divulgadas junto das comunidades educativas e que sejam tidas em conta aquando nos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).