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Ferramentas Digitais

Encontro dos Mundos

  • encontro dos mundos

Durante a época dos descobrimentos, os portugueses contactaram com povos que tinham costumes muito diferentes dos europeus. Nesta aplicação, são apresentados pequenos extratos de documentos em que os portugueses descrevem os hábitos e os costumes das gentes com quem contactaram e, também, como alguns desses povos descrevem os portugueses. Para ler e ouvir.
Os alunos podem ainda aprofundar este tema explorando as sugestões que lhe são apresentadas na secção “Saber mais” que se encontra no final da página.

 

A vida no mosteiro

  •  a vida no mosteiro

Partindo de uma imagem interativa representado um mosteiro, os alunos vão explorando as diversas dependências do edifício, compreendendo a função do clero regular na sociedade do século XIII e as atividades a que se dedicavam os monges.
Os alunos podem ainda aprofundar este tema explorando as sugestões que lhe são apresentadas na secção “Saber mais” que se encontra no final da página.

 

Crónica de D. João I – A revolução de 1383-85

  • revolução

Aplicação com extratos da crónica de D. João I (de Fernão Lopes) sobre a Revolução de 1383-85, para ler e ouvir. Para uma melhor compreensão do texto, é apresentado o significado de alguns dos termos usados pelo autor e hoje em desuso. O aluno pode aprofundar este tema explorando as sugestões que lhe são apresentadas na secção “Saber mais” que se encontra no final da página: cronologia sobre os principais acontecimentos da revolução de 1383-83 e biografias das personagens envolvidas.

A vida no castelo

  • vida no castelo

Aplicação que explora os diversos espaços de um castelo e a sua funcionalidade. Refere os tipos de ataque aos castelos (assalto ou cerco), relacionando-os com as conquistas de Santarém e Lisboa, em 1147. Apresenta ainda algumas das armas usadas na época explicando, de forma sucinta, o seu funcionamento.

A princesa e a ervilha

  • a princesa e a ervilha

Esta App é a adaptação do conto de Hans Christian Andersen, para ler e ouvir. Para além do conto, inclui também a biografia de Andersen, o relato das suas impressões sobre os locais que visitou em Portugal, fotografias de alguns dos seus retratos, desenhos de locais que visitou e, ainda, fotografias dos papéis recortados que ele gostava de ir fazendo enquanto contava histórias. Para a exploração do conto é proposta a realização de 19 jogos/atividades de 10 tipos diferentes. Pode ser instalada em telemóveis, mas foi especialmente concebida para ser visualizada em tablets.

A família feliz

  • a familia feliz

Esta App é a adaptação do conto de Hans Christian Andersen, para ler e ouvir. Para além do conto, inclui também a biografia de Andersen, o relato das suas impressões sobre os locais que visitou em Portugal, fotografias de alguns dos seus retratos, desenhos de locais que visitou e, ainda, fotografias dos papéis recortados que ele gostava de ir fazendo enquanto contava histórias.
Para a exploração do conto é proposta a realização de 26 jogos/atividades de 8 tipos diferentes.
Pode ser instalada em telemóveis, mas foi especialmente concebida para ser visualizada em tablets.

O patinho feio

  • O patinho feio

Esta App é a adaptação do conto de Hans Christian Andersen, para ler e ouvir. Para além do conto, inclui também a biografia de Andersen, o relato das suas impressões sobre os locais que visitou em Portugal, fotografias de alguns dos seus retratos, desenhos de locais que visitou e, ainda, fotografias dos papéis recortados que ele gostava de ir fazendo enquanto contava histórias.
Para a exploração do conto é proposta a realização de 38 jogos/atividades de 9 tipos diferentes.
Pode ser instalada em telemóveis, mas foi especialmente concebida para ser visualizada em tablets.

O soldadinho de chumbo

  • o soldadinho de chumbo

Esta App é a adaptação do conto de Hans Christian Andersen, para ler e ouvir. Para além do conto, inclui também a biografia de Andersen, o relato das suas impressões sobre os locais que visitou em Portugal, fotografias de alguns dos seus retratos, desenhos de locais que visitou e, ainda, fotografias dos papéis recortados que ele gostava de ir fazendo enquanto contava histórias.
Para a exploração do conto é proposta a realização de 48 jogos/atividades de 11 tipos diferentes, bem como um vídeo (animação) interativo.

Criação de um RED no software EdLim

  • imagem sistema digestivo

No âmbito da disciplina Estudo do Meio, 3ºano de escolaridade, pretende-se que alunos e professor criem um recurso digital com exercícios de associação, relacionados com os diversos sistemas do conteúdo programático deste ano. Nesta atividade encontra-se exemplificado o Sistema Digestivo, podendo ser adaptado aos restantes Sistemas e/ou outros conteúdos. O software a utilizar é o EdLim.

 

O rouxinol

  • o rouxinol

Esta App é a adaptação do conto de Hans Christian Andersen, para ler e ouvir. Para além do conto, inclui também a biografia de Andersen, o relato das suas impressões sobre os locais que visitou em Portugal, fotografias de alguns dos seus retratos, desenhos de locais que visitou e, ainda, fotografias dos papéis recortados que ele gostava de ir fazendo enquanto contava histórias.
Para a exploração do conto é proposta a realização de 35 jogos/atividades de 11 tipos diferentes, bem como um vídeo interativo.

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