Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
setembro 2017
Com o avanço tecnológico a que estamos a assistir permanentemente, questionamo-nos, muitas vezes, se a escola está a conseguir acompanhar esta revolução tecnológica, e de que forma a mesma poderá contribuir para uma efetiva readaptação dos currículos escolares.
As adaptações levam o seu tempo, pelo que o importante é não colocarmos o foco nas tecnologias, mas pensarmos que podemos olhar de forma diferente para os currículos e ver como as tecnologias podem potenciar mais e melhores aprendizagens, mudando o paradigma da “velha escola”.
Não basta utilizar tecnologias dentro de uma sala de aula para que a mudança aconteça. A mudança vai ter, necessariamente, de passar pela adequação das metodologias ao contexto educativo atual.
Neste momento, está a ser lançado, em alguns estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), em regime de experiência pedagógica, o que vai possibilitar a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada. O PAFC tem como objetivo primordial a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado.
As escolas que integram este projeto vão ter, pela primeira vez, a disciplina de TIC no 5.º ano, e a programação vai ser uma das áreas abordadas.
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da DGE, através dos seus projetos e iniciativas, promove a integração curricular das TIC como potenciadoras de uma efetiva mudança metodológica.
Em Portugal, existem, neste âmbito, experiências de referência que pretendemos alargar a muitas mais escolas, professores e alunos.
Votos de um bom ano letivo!

 
Teresa Godinho
Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas

Vai Acontecer

“Programação e Robótica no Ensino Básico” - 2.ª fase de inscrições

A Direção-Geral da Educação lança a 2.ª fase de inscrições no Projeto “Programação e Robótica no Ensino Básico”. Os Agrupamentos de Escolas e Instituições de Ensino Particular têm agora a oportunidade de se juntar às 628 Escolas que já aderiram a esta iniciativa procurando proporcionar um método de ensino e de aprendizagem inovador e motivador a alunos e professores.

Encontro "Aprendizagens Essenciais na Disciplina de TIC no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular"

Numa iniciativa da Associação Nacional de Professores de Informática, com o apoio da Direção-Geral da Educação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e da Escola Secundária D. Dinis, terá lugar no dia 16 de setembro de 2017, em Lisboa, um Encontro com os professores que vão lecionar a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no 5.º e 7.º ano das escolas envolvidas no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Apps for Good – 4.ª Edição

Em 2017/2018, terá lugar a 4.ª edição da iniciativa Apps for Good. Trata-se de programa internacional - lançado em Portugal no ano letivo 2014/15 - desenvolvido pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, no contexto do qual, ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem trabalho em equipa com o objetivo de identificar problemas sociais com os quais se deparam no seu dia-a-dia e desenvolver soluções através da criação de aplicações para dispositivos móveis. As equipas interessadas poderão realizar o preenchimento do formulário até ao dia 18 de setembro de 2017.

Ensino e Formação a Distância da Administração Pública para Grandes Audiências

A Direção-Geral da Educação participa na iniciativa nacional para construção e operação de uma infraestrutura técnica e operacional de suporte à publicação e dinamização de conteúdos em formato MOOC (Massive Online Open Course). Esta iniciativa,  transversal a diversos ministérios, permitirá desenvolver ações de formação para um maior número de funcionários e cidadãos. O lançamento da NAU terá lugar no dia 27 de setembro no Auditório Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

TACCLE3 – Conferência Final

No dia 6 de outubro, terá lugar no Parlamento Flamengo, em Bruxelas, a Conferência Final do projeto de programação TACCLE3. Este projeto, financiado pelo programa Erasmus+ e coordenado pela GO!, visa dar apoio aos docentes do Ensino Pré-Escolar e do Ensino Básico de forma a muni-los de ferramentas para o ensino da Programação aos seus alunos.

III Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC: Práticas para o Ensino

O Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro irá promover, entre os dias 6 e 7 de outubro de 2017, o III Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC: Práticas para o Ensino.

Rádio Miúdos lança Concurso para Escolas e Municípios do Centro do País

A Rádio Miúdos lança o concurso chamado “Põe a tua terra nos píncaros!” destinado a todas as Escolas Públicas dos 100 municípios do centro do país. Esta iniciativa propõe o desafio da criação de um spot publicitário onde os alunos dão a conhecer a sua terra e irá premiar seis escolas - e os seis municípios a que pertencem - com ateliês de formação para o apoio à produção de um programa para Rádio Miúdos e emissões ao vivo.

Campeonatos escolares superTmatik – ano letivo 2017/18

Destinadas a alunos do ensino básico de escolas públicas e privadas, do 1.º ao 9.º ano, as competições superTmatik aliam as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação para os processos de ensino e aprendizagem. As inscrições são exclusivas para estabelecimentos de ensino, representados por um/a Professor/a coordenador/a.

Guia Europeu para as Escolas: mantenha-se ligado à escola

O Guia Europeu para as Escolas oferece ideias concretas para melhorar a colaboração dentro, entre e além escolas, com vista a permitir que todas as crianças e jovens sejam bem sucedidos na escola.

Já Aconteceu

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

No âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, foi autorizada, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho).

 

Escola de S. João da Madeira representa Portugal no concurso mundial de programação e robótica – First Global

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, representou Portugal no concurso internacional de programação e robótica FIRST Global, promovido pela International FIRST Committee Association (IFCA), que decorreu no Constitution Hall em Washington, D. C., entre 16 e 18 de julho de 2017, tendo obtido o 63.º lugar, entre mais de 163 equipas de 157 países.

AE de São Gonçalo, em Torres Vedras, campeão do Mundo de Robótica no RoboCup 2017

O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, em Torres Vedras, voltou a participar no maior evento competitivo de robótica a nível mundial – RoboCup – que, este ano, se realizou na cidade de Nagoya, Japão, entre 27 e 31 de julho. A representação portuguesa, constituída por três equipas nas modalidades de On Stage (idades dos 11 aos 14 anos), Soccer Lightweight (idades dos 11 aos 14 anos) e Rescue Line (idades dos 11 aos 19 anos), sagrou-se campeã do mundo nas três modalidades.

Dica TIC

Canva
Canva é uma aplicação de design gráfico, funcional e intuitiva, que permite a criação de diversos tipos de projetos gráficos: capas de revistas, folhetos, cartazes, infográficos, etc.


Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email