Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
 março 2018


Destaque


Encontros e Conferência promovidos pelos Líderes Digitais do Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Decorreu no dia 28 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, o Encontro Regional Líderes Digitais com o tema Internet - Os Desafios da Cibersegurança. Este evento foi promovido pelos Líderes Digitais do Agrupamento de Escolas de Ílhavo e contou com a presença do Professor Pedro Veiga, do Centro Nacional de Cibersegurança, e de João Pedro Martins, Embaixador Português da Juventude para a Segurança da Internet. Cartaz e programa.
No mesmo dia, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, com o apoio do Município, teve o lugar uma conferência subordinada ao mesmo tema, tendo como destinatários os pais e encarregados de educação das várias escolas de região e alunos da Universidade Sénior. Além das entidades oficiais, estiveram presentes o Professor Pedro Veiga, do Centro Nacional de Cibersegurança, e a Professora Maria José Loureiro, do Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro. A dinamização desta atividade esteve a cargo dos Líderes Digitais do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Cartaz e programa.




 


Vai Acontecer


Concurso nacional de programação em Scratch - A Criar com Scratch!

O concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto, que poderá ser um professor ou encarregado de educação.
O tema para a edição de 2018 é: “O ESPAÇO”




 

Lançamento Happy Onlife: Recurso Educativo sobre segurança online

No dia 14 de março, pelas 16h45m, no Palácio Galveias (Campo Pequeno 57 A) em Lisboa, irão ser apresentados os recursos educativos Happy Onlife, desenvolvidos pelo Joint Reserach Center da Comissão Europeia, que têm como objetivo aumentar a literacia e as competências digitais das crianças entre os 8 e os 12 anos.
O Programa Media Smart em parceria a Universidade Católica Portuguesa, são os responsáveis pela tradução destes recursos para português e pela sua disseminação em Portugal. Para além do lançamento do jogo Happy Onlife, será dada a conhecer a forma como este pode ser trabalhado nas escolas e em casa, para que todos consigam promover um comportamento de maior segurança online junto das crianças e adolescentes.

A confirmação de presença deve ser feita até ao dia 10 de março para o endereço mediasmart@apan.pt, ao cuidado de Susana Paiva.




 
7 dias com os media: venha participar!

O Grupo Informal sobre Literacia Mediática lança mais uma iniciativa 7 Dias com os Media, entre os dias 3 e 9 de maio de 2018, desafiando pessoas e instituições “a prestar atenção ao lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano”. Se a importância e o impacto daqueles é crescente, também há um conjunto de preocupações ligadas ao seu uso que surge de forma cada vez mais nítida.
As escolas e as bibliotecas escolares serão convidadas a associarem-se a esta semana dos 7 Dias com os Media. Todas as atividades e projetos, visando refletir e capacitar para um uso mais competente e crítico das redes sociais, podem ser enquadrados nesta iniciativa. Para mais informações consulte a página 7 Dias com os Media na qual, poderá também encontrar materiais de apoio.




 

2.ª edição do MOOC (Massive Open Online Course) eTwinning

A Direção-Geral da Educação está a promover a 2.ª edição do MOOC (Massive Open Online Course) eTwinning. Este curso, que tem como objetivo explorar o portal eTwinning e dar a conhecer a maior plataforma de professores da Europa, terá uma duração de 5 semanas - iniciou a 21 de fevereiro e termina a 27 de março.
Pretende-se que o formando adquira os conhecimentos necessários para explorar o portal eTwinning, consiga encontrar parceiros e desenvolva projetos a distância, recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este curso dirige-se a todos os docentes de qualquer grupo disciplinar e nível de ensino, professores bibliotecários, diretores de escolas ou agrupamentos e diretores de centros de formação, que pretendam conhecer e aplicar metodologias ativas. As atividades são acompanhadas pela equipa formadora, o grupo de Embaixadores eTwinning português.




 


Já Aconteceu


Seminário “Dia da Internet mais Segura 2018” – Braga

O Consórcio Centro Internet Segura, do qual a Direção-Geral da Educação faz parte, para assinalar a efeméride europeia - Dia da Internet mais Segura 2018 – que este ano tem como tema “Cria e partilha com responsabilidade: Uma Internet melhor começa contigo”, realizou um seminário em Braga, no dia 6 de fevereiro, com duas sessões distintas. Durante a manhã, vários especialistas contribuíram com a sua perspetiva nas mais diversas áreas de atuação na sociedade portuguesa. No período da tarde, o Consórcio, com o apoio do DNS.pt, apresentou uma sessão de debate, dirigida ao publico jovem, sobre a criação e partilha de conteúdos na Internet de forma responsável e consciente, e a apresentação da peça de teatro “ID, a tua marca na NET 2.0”, que teve lugar no Auditório do IPDJ.



 

Campanha Nacional SeguraNet – Delta Cafés

A Direção-Geral da Educação lançou, no âmbito do projeto SeguraNet, a 2.ª Campanha de Pacotes de Açúcar, com o apoio da Delta Cafés. São dez as situações apresentadas sobre diversas temáticas da segurança digital.

Esta campanha nacional, que contém imagens da autoria do ilustrador Nelson Martins, segue a linha gráfica da coleção de Cartazes “5 dicas”, dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. A 1.ª Campanha de Pacotes de Açúcar foi lançada, em 2014.





 

II Encontro Regional sobre Segurança Digital - Região Autónoma da Madeira

A Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira promoveu o II Encontro Regional sobre Segurança Digital “Cria e partilha com responsabilidade: Uma internet melhor começa contigo”, no dia 16 de fevereiro, no Museu da Eletricidade "Museu da Luz", no Funchal. Este evento foi organizado pela Direção Regional de Educação, com o apoio da Direção-Geral da Educação, no âmbito do projeto SeguraNet, e teve como principal objetivo assinalar “Dia da Internet mais Segura 2018”.
Este encontro foi direcionado a Diretores de Estabelecimentos de Educação/Ensino, membros dos Conselhos Executivos, professores responsáveis pelos projetos SeguraNet e pelas páginas web das escolas, coordenadores de projetos da responsabilidade da SRE, coordenadores de TIC, professores de Informática e outros. 




 


Dica TIC


O Vocaroo é uma ferramenta de gravação de voz.
A aplicação é gratuita e dispensa registo. O arquivo/ficheiro fica disponível para partilha nas redes sociais e envio por e-mail, bem como do download em formato MP3, Ogg, FLAC ou WAV.
A ferramenta pode ser útil e pedagogicamente inovadora em contexto sala de aula ou em formato b-learning/e-learning.
Entre outras funcionalidades, apresenta a possibilidade de: gravação da aula presencial para autoavaliação/revisão; registo de ideias que possam surgir no decorrer do dia; podcast de conteúdos; anotações para situações de sala de aula.
Utiliza o sistema 'flash' como tecnologia de desenvolvimento, o que poderá trazer alguns constrangimentos na compatibilidade com alguns browsers.




 



Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email