Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
junho 2017

Vai Acontecer

II Encontro Nacional "Laboratórios de Aprendizagem"

Terá lugar a 14 de julho de 2017, na  Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa o  II Encontro Nacional "Laboratórios de Aprendizagem". Trata-se de uma iniciativa da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, dinamizada pela equipa de embaixadoras "Laboratórios de Aprendizagem". O  evento tem como público-alvo docentes de todos os graus e áreas de ensino, público e privado, e outros profissionais interessados na temática da educação.

19.º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) / 8.º Encontro do CIED / III Encontro Internacional do CIED
O 19.º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) / 8.º Encontro do CIED / III Encontro Internacional do CIED terão lugar em simultâneo, entre os dias 9 e 11 de novembro de 2017 em Lisboa (Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa).  

Escola de S. João da Madeira representa Portugal num concurso mundial de programação e robótica

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, irá representar Portugal no concurso internacional de programação e robótica FIRST Global, promovido pela International FIRST Committee Association (IFCA) e que decorrerá no Constitution Hall em Washington, D. C., de 16 a 18 de julho de 2017.

Projeto <Academia de Código_Júnior>
O projeto <Academia de Código> pretende contribuir para que Portugal esteja na vanguarda no que respeita ao desenvolvimento do pensamento computacional e ao ensino da programação aos mais jovens, tornando a literacia digital uma preocupação das nossas escolas públicas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico contando com o apoio da Direção-Geral da Educação. Todas as escolas interessadas em associar-se podem inscrever-se em https://academiadecdigo1.typeform.com/to/I6itnJ

Já Aconteceu

Concurso "Conta-nos uma história!" - Entrega de prémios

A Cerimónia de entrega de prémios do concurso "Conta-nos uma história!" teve lugar no dia 28 de julho no Grande Auditório do Fórum da Maia, na Maia.

Evento final - IP1CEB 2017

Teve lugar a 30 de junho de 2017, na Escola Secundária de Rio Tinto, no Porto, o evento final do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.

Iniciativa GEN10S Portugal promove literacia digital no 2.º ciclo do Ensino Básico 

Acaba de ser anunciada a chegada a Portugal da iniciativa GEN10S uma parceria entre a Google e a Associação espanhola, Ayuda en Acción agora com o apoio da SIC Esperança.

Este projeto visa ensinar programação a crianças, promovendo a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género.

Classificação Final – Desafios SeguraNet 2016/2017

Já se encontram disponíveis para consulta as listas das escolas vencedoras dos Desafios SeguraNet 2016/2017.

Dica TIC

Zoom
Zoom é um serviço de conferência web com bastantes potencialidades e uma alternativa para as escolas que participam em projetos de índole colaborativa com outros países.

 


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email