Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
dezembro 2017

Vai Acontecer

MeTP 2.0: Monitoring eTwinning Practice
O Serviço Central de Apoio eTwinning, sedeado em Bruxelas, acaba de lançar o piloto MeTP 2.0: Monitoring eTwinning Practice (2.ª fase), destinado a avaliar as competências pedagógicas, digitais e de colaboração dos professores, através do seu envolvimento nas atividades eTwinning (projetos, desenvolvimento profissional e trabalho em rede).
Webcast Probótica – Plataformas e comunidades
No âmbito do projeto "Programação e Robótica no Ensino Básico", realizar-se-á um conjunto de webcasts - conferências online dirigidas aos docentes envolvidos no projeto-, que cobrem diversos temas relacionados com os objetivos definidos.
A 3.ª webcast realizar-se-á no dia 6 de dezembro, pelas 18 horas, e abordará a temática "Programar com objetos tangíveis": "Introdução ao microbit", "Programar com drones" e "Programar com artefactos diversos".
Para mais informações, consulte o site do projeto  e/ou acompanhe as iniciativas da Programação e Robótica da DGE no facebook.
1.ª Conferência do Fórum Permanente das Competências Digitais
No dia 6 de dezembro,  realizar-se-á a 1.º Conferência do Fórum Permanente da Iniciativa INCoDe.2030, em Coimbra, no qual serão expostos e comentados os relatórios de evolução por eixo, bem como apresentados casos nacionais e internacionais de sucesso e boas práticas. Será também o momento de anúncio das medidas bandeira de cada eixo. No eixo 2 (Educação), O Diretor-Geral da Educação irá moderar um painel, que terminará com uma intervenção do Ministro da Educação.
Movimento Código Portugal#2 – de 4 a 10 de dezembro de 2017
Após o sucesso da edição do Movimento Código Portugal em 2016 (participação de 1131 escolas), irá decorrer a 2.ª edição desta iniciativa, de 4 a 10 de dezembro de 2017. Esta ação acompanha a Iniciativa INCoDe.2030 e pretende contribuir para incentivar alunos, professores e restantes atores do sistema educativo a refletir sobre a temática da programação a partir de uma atividade lúdica.
Registo dos Clubes de Programação e Robótica - 2017/2018
A Direção-Geral da Educação lança a 4.ª edição da iniciativa "Clubes de Programação e Robótica", que surge na sequência do êxito dos anos anteriores (201 clubes na última edição). Até ao dia 29 de dezembro de 2017, decorrerá o registo dos vários clubes de programação e robótica que existem nos Agrupamentos/Escolas não Agrupadas dos Ensinos Público e Privado.
Lançamento do concurso Sitestar 2017
O concurso Sitestar, dirigido a alunos entre os 14 e os 18 anos (ou mais velhos, desde que se encontrem a frequentar a escola), tem como objetivo a criação de um site que deve contemplar as seguintes categorias: "Saber & Ciência", "Faz diferença", "Jovens com talento" e "Media na Escola". A 1.ª fase do concurso decorre até 19 de janeiro e visa a inscrição das equipas e a apresentação da ideia para o site.
Media@ção
Acaba de ser lançado um novo concurso, na área da educação para os media, intitulado Media@ção que sucede ao "7 Dias, 7 Dicas sobre os Media". Das várias novidades que esta nova edição apresenta, destacam-se a criação de narrativas exclusivamente em formato vídeo, spot publicitário ou podcast, e a possibilidade de cada Escola/Agrupamento candidatar o número de trabalhos que entender, assim como os temas a tratar.  A data limite para envio dos trabalhos é o dia 23 de março de 2018. 

Já Aconteceu

Seminário sobre Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem
No dia 24 de novembro, realizou-se o Seminário Científico sobre Cyberbullying "A regulação do comportamento através da linguagem", no anfiteatro Professor Dr. J. Ferreira Marques, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. No encontro, a equipa do projeto deu a conhecer os principais resultados dos estudos realizados e apresentou a aplicação em desenvolvimento.
Webinar DGE - "Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória"
Assista a mais um Webinar DGE, que tem como convidada a Doutora Maria João Horta, investigadora na área da educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação.
1.º Laboratório de Diálogo Nacional do projeto TeachUP
No âmbito do projeto TeachUP (Teacher UPskilling), realizou-se, no dia 22 de novembro de 2017, o primeiro Laboratório de Diálogo, na Universidade de Coimbra. O TeachUP é um projeto experimental que tem como objetivo estudar a aquisição de competências no novo papel dos professores.
Rádio Miúdos completa 2 anos
No dia 20 de novembro de 2017, data coincidente com a publicação da Carta dos Direitos da Criança, a Rádio Miúdos completou um ciclo de dois anos de emissões globais ininterruptas, através da Internet, com música e programas em português para os mais novos.
Lisboa Games Week 2017
Entre os dias 16 e 19 de novembro, decorreu a 4.ª Edição da Lisboa Games Week (LGW). A Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, integrou a LGW Serviço Educativo, disponibilizando aos visitantes (cerca de 55.000, entre os quais 10.238 alunos e 192 escolas) um stand dividido em 4 áreas - programação, robótica, aplicações para dispositivos móveis e segurança digital -, onde o público pôde experimentar atividades pedagógicas e ferramentas para a criação de conteúdos didáticos.
Lançamento de um livro sobre Crianças e a Internet: riscos e oportunidades
No dia 18 de novembro, realizou-se na Livraria Barata, em Lisboa, o lançamento do livro infantil “Ameaça nas Redes Sociais! E agora Marta?”. Este é o primeiro volume da coleção “Alerta Premika? Risco online detetado”, uma iniciativa do Instituto de Apoio à Criança, apoiada pela Teodolito e pela Livraria Barata.
EMINENT 2017: "Learning Spaces, Time and Eco-Systems"
Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2017, realizou-se em Bruxelas, Bélgica, a Conferência EMINENT (Expert Meeting in Education Networking) - “Learning SPACE, TIME and ECO-SYSTEMS” -, organizada pela European Schoolnet. Este evento anual é um encontro de especialistas em educação que reúne parceiros de toda a Europa para discutir os próximos desafios e potenciais soluções, com vista a assegurar uma educação inovadora e inclusiva para todos. Durante a Conferência, foram lançados, vários recursos, nomeadamente vídeos e um livro.
2.ª Conferência EDUTALKS
No dia 15 de novembro de 2017, realizou-se no Teatro Thalia, em Lisboa, a 2.ª Conferência EDUTALKS sob o tema “Telemóvel na sala de aula: sim ou não?”. Nesta Conferência, patrocinada pela Fundação Belmiro de Azevedo, o mote da discussão foi os prós e os contras da utilização do telemóvel na sala de aula.
Open Online Learning: resposta aos desafios societais
No dia 15 de novembro de 2017, o e-Learning Lab da Universidade de Lisboa realizou o evento "Open Online Learning: resposta aos desafios societais", o qual contou com a presença de especialistas que abordaram a importância de se criar ambientes de aprendizagem que atendam às necessidades da sociedade atual. Estão disponíveis para consulta online as comunicações do evento e as fotografias.

Dica TIC

MakeQuest - Jogo educativo para aprender JavaScript
O MakeQuest, criado este ano pela Globaloria, tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas STEM, através da computação. O jogo permite, em apenas algumas horas, uma introdução à aprendizagem da linguagem JavaScript, de forma divertida, através de um gameware baseado em narrativa. Ao longo dos 16 níveis do MakeQuest, são trabalhados conceitos de programação, tais como: variáveis e funções. É possível remixar código e fomentar a criatividade na criação de novos jogos que poderão ser publicados e partilhados online. O MakeQuest foi pensado para crianças a partir dos 10 anos.


Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email