Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


5.ª Edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2018/2019

A Direção-Geral da Educação (DGE) acaba de lançar a 5.ª edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2018/2019, destinado a todos os estabelecimentos dos ensinos público e privado de Portugal Continental, que tenham um CPR em funcionamento, devidamente registado na Base de Dados da DGE.

A participação neste concurso implica, numa primeira fase, até 12 de abril 2019, que as escolas e os agrupamentos apresentem o Projeto e Plano Anual de Atividades do respetivo CPR, através do formulário  disponível em:
http://area.dge.mec.pt/dsperobot/

Numa fase posterior, os CPR participarão num evento regional, através de uma exposição e de uma apresentação pública. Os melhores CPR participarão no evento nacional.

Este concurso, para além de apoiar as atividades dos projetos, pretende também ser promotor de uma comunidade de CPR, através da disseminação de apresentações públicas e da partilha de práticas de referência. 

Regulamento do concurso disponível aqui!

Para mais esclarecimentos, consulte o site dos CPR ou contacte-nos através do endereço de correio eletrónico: cpr@dge.mec.pt

 

Vai Acontecer


Festival Nacional de Robótica 2019
 

Irá decorrer entre os dias 24 e 28 de abril, no pavilhão Multiusos de Gondomar, o Festival Nacional de Robótica (FNR) de 2019.

O FNR é uma iniciativa anual da Sociedade Nacional de Robótica que visa difundir a Ciência e a Tecnologia não só junto dos alunos dos ensinos básico, secundário e superior, mas também junto  de   professores, investigadores e do público em geral. Para tal, promove um encontro de caráter científico e várias competições de robôs autónomos.  

O FNR 2019, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em conjunto com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e com o apoio dos Agrupamentos de Escolas N1 de Gondomar e do Colégio Paulo VI.
 

Saiba mais informações sobre este evento aqui!

Curso de formação em Braga – eTwinning: do registo à planificação de um projeto

A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Centro de Formação Sá de Miranda, vai promover o curso de formação presencial – eTwinning: do registo à elaboração de um projeto, de 25 horas de duração, gratuito e acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Este curso será dinamizado no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda (Braga) pelo formador José Braga, e destina-se a Educadores de Infância e professores dos Ensinos Básico, Secundário/Profissional e Ensino Especial.

Consulte o cronograma e inscreva-se em: https://www.cfsm.pt/
 

Campanha da Primavera eTwinning 2019

Durante a Campanha da Primavera, os eTwinners terão a oportunidade de explorar os diferentes aspetos da participação democrática que os poderá ajudar a moldar as ideias para a construção de uma Galáxia eTwinning (comunidade em expansão) ideal. A Galáxia foi dividida em cinco planetas diferentes e cada um focar-se-á num tema distinto. Cada planeta contém atividades curtas que os professores podem realizar nas suas salas de aula.

Encontrará, abaixo, a descrição da campanha e os temas que serão abordados nas próximas semanas pelos planetas:

  • 18 de março – 27 de março: Direitos Humanos
  • 28 de março – 8 de abril: Direito e Tomada de Decisões
  • 9 de abril – 21 de abril: Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • 22 de abril – 30 de abril: Literacia Mediática
  • 1 de maio – 9 de maio: História e Cultura

No final da campanha, os professores serão capazes de criar, com os seus alunos, a sua Galáxia eTwinning ideal e partilhá-la com os restantes eTwinners.

Para esta Campanha da Primavera, criámos um grupo exclusivo, no qual podem:

  • Partilhar o trabalho realizado com as atividades;
  • Colaborar e trabalhar com outros eTwinners;
  • Encontrar materiais pedagógicos de apoio;
  • Encontrar gravações dos seminários online;
  • Discutir nos fóruns.

Participem!

7 Dias com os Media – venha participar!

 

Entre os dias 3 e 9 de maio de 2019, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática irá lançar mais uma Operação 7 Dias com os Media, desafiando pessoas e instituições a prestar atenção à importância e ao impacto crescente que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano. Trata-se de uma operação nacional, aberta a todas as pessoas e instituições, nomeadamente escolas e bibliotecas que se queiram associar, que pretende desenvolver atividades na área da literacia mediática, e contribuir para o seu uso mais competente e crítico.
 

Para mais informação, consulte a página 7 Dias com os Media.

 

Partilhas à Quarta - Sessão 6

É já na próxima 4ª feira, 10 de abril de 2019, das 21h às 22h que se realiza a 6ª sessão das "Partilhas à Quarta", desta vez com a apresentação de dois projetos subordinados ao tema “Metodologia de trabalho colaborativo”.

  • "A Biodiversidade na Nossa Escola" (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de Elvira Monteiro e Pedro Clérigo, Agrupamento de Escolas de São João da Talha.
  • “Grandma’s Stories in 2080” (eTwinnig) da responsabilidade de Maria Silva, Agrupamento de Escolas de Sátão.
 

Link para a entrada na videoconferência:
https://dge-me-pt.zoom.us/j/166986349

Encontro "TIES – Training and Innovating to Ensure Success - A Escola de Hoje a preparar para os desafios de Amanhã"
 

Realiza-se, nos dias 8 e 9 de julho de 2019, na Póvoa de Lanhoso, o Encontro "TIES – Training and Innovating to Ensure Success - A Escola de Hoje a preparar para os desafios de Amanhã".

 O projeto “TIES – Training and Innovating to Ensure Success”, apoiado pelo programa Erasmus +, tem permitido aos professores do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) usufruir de formação no estrangeiro. Com este encontro, pretende-se contribuir para a disseminação das aprendizagens realizadas e para a reflexão sobre novas abordagens de trabalho, na sala de aula.

As temáticas do TIES enquadram-se numa dinâmica de escola que responda aos desafios colocados pelos Decretos-Lei nº 54 e 55/2018, de 6 de julho, e ao preceituado no documento relativo ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O encontro, cujas inscrições decorrem até ao dia 24 de junho, destina-se a professores, investigadores e a profissionais da área da educação.

Para os professores interessados, o encontro está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (registo de acreditação: CCPFC/ACC-102498/19)

Mais informações e inscrições em : https://sites.google.com/view/encontro-ties/

O Applica-te – NOVA IMS CHALLENGE está de volta!

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do APPLICA-TE - NOVA IMS CHALLENGE, o concurso de ideias, promovido pela NOVA IMS – Information Management School, destinado a  alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade.

Com este concurso, pretende-se continuar a estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens. O desafio proposto consiste em descrever, pormenorizadamente, uma App que cumpra um único propósito: contribuir para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aprovados pelos Estados-membros da ONU. Serão premiadas as melhores ideias, bem como a escola do projeto vencedor.

Podem participar os alunos/formandos, a frequentar o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário (do 7º ao 12º ano), em escolas públicas ou privadas, centros de formação profissional ou outras entidades formadoras que promovam ofertas de dupla certificação para jovens.

Desde o lançamento, em  2016, o NOVA IMS CHALLENGE – Applica-te   conta já com mais de 280 projetos candidatos, vindos de todo o país.

As candidaturas estão abertas até 19 de maio de 2019.

Saiba mais em www.applica-te.com
 

A Educação na Era Digital

Realiza-se, no próximo dia 12 de abril, no espaço da Orquestra Jazz de Matosinhos, o seminário intitulado A Educação na Era Digital.

Organizado no âmbito do projeto CHIC e do NEM Portugal, este seminário pretende ser um ponto de encontro e um lugar de debate em torno de diversas questões, nomeadamente as relacionadas com novas formas de criação e consumo de conteúdos em contexto escolar, de forma a, entre outros, pensar o uso das tecnologias digitais, enquanto instrumentos facilitadores do desenvolvimento da literacia digital, junto dos jovens.

Durante este evento, destinado a professores do ensino básico e secundário, serão apresentados vários projetos e iniciativas que concorrem para reforçar a presença do digital em contexto escolar. Além disso, pretende-se, ainda, alargar o debate em torno de temáticas como: literacia digital; o audiovisual na sala de aula; realidade virtual; plataformas web; integração curricular das TIC, entre outras.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Inscrições até dia 7 de abril de 2019.
 

Já Aconteceu


Líderes Digitais e o Pink T-Shirt Day

Enquanto escola certificada com o Selo de Segurança Digital de Ouro pelo eSafety Label, o Colégio do Sagrado Coração de Maria tem realizado várias ações que vão ao encontro do que é proposto por esta   iniciativa daEuropean SchoolNet, dirigida às escolas, com o intuito de  promover e certificar práticas de Segurança Digital. Deste modo, com vista à promoção da Cidadania Digital, o Colégio tem envolvido os seus alunos em diversas iniciativas, nomeadamente na iniciativa Líderes Digitais.
 

Ler mais!
 

Recursos extra do MOOC “Cibersegurança nas Escolas”

A partir de alguns comentários partilhados pelos participantes no MOOC “Cibersegurança nas Escolas” da DGE, que terminou no passado dia 4 de março, os especialistas Pedro Veiga (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Pedro Verdelho (Procuradoria-Geral da República) produziram recursos vídeo suplementares, referentes, respetivamente, ao Módulo 1 - “A Cibersegurança” e ao Módulo 2 - “Ameaças e Cibercrime /Legislação”.

Dado o interesse das temáticas desenvolvidas por estes especialistas em CiberSegurança, vimos partilhar as ligações para o acesso direto aos vídeos, esperando que estes sejam uma mais valia para todos os interessados.
 

Lideres Digitais em ação

Os alunos, Líderes Digitais, participaram, no mês de março, em mais uma sessão síncrona, desta vez moderada por dois alunos que frequentam o 12º ano de escolaridade, no colégio Vasco da Gama.

Durante a sessão, os Líderes Digitais tiveram oportunidade de apresentar as ações que têm vindo a desenvolver, junto das respetivas comunidades, no âmbito das temáticas propostas para esta edição – Sexting, FakeNews e Proteção de Dados.  Através das diversas intervenções, podemos constatar que os alunos têm programado e realizado várias atividades, adaptando-as aos diferentes públicos das respetivas comunidades educativas.  A título de exemplo, refira-se a dinamização de palestras, a produção de materiais ou a realização de atividades lúdicas que contribuem, indiscutivelmente, para a concretização dos objetivos propostos para a 4ª edição da iniciativa Líderes Digitais.

 

Ambiente Educativo Inovador - MAKE IT PEDAGOGICAL

Único no Norte do país, o novo pólo de formação contínua de professores e da investigação sobre os novos cenários de inovação pedagógica, mediados por tecnologia, já foi inaugurado.

O Ambiente Educativo Inovador, denominado MAKE IT PEDAGOGICAL, está disponível nas instalações da Associação dos Antigos Alunos da Escola Primária de Pedras Rubras e pretende afirmar-se como um espaço de formação de professores e de apoio a projetos de investigação.

A inauguração contou com a presença do Professor Mike Sharples (Professor Emérito da Open University, Reino Unido), Keynote Speaker do 3.º Encontro SUPERTABi e o primeiro protocolo, constituído com a Câmara Municipal da Maia e Centro de Formação MaiaTrofa, no âmbito do Projeto SUPERTABi - Maia 2018-2020, visa o alargamento deste projeto a todas as escolas do concelho, nos 7 Agrupamentos de Escolas do Concelho da Maia.
 

Produção de vídeos colaborativos nas escolas

Perante o consumo crescente de conteúdos científicos em suporte audiovisual, nomeadamente pelas gerações mais jovens, e a escassez de vídeos científicos e educativos de produção portuguesa, a DGE acolheu uma iniciativa que pretende dar resposta a este desfasamento. Trata-se do  CHIC Science, um projeto  de desenvolvimento de uma plataforma de produção colaborativa e disseminação de vídeos científicos, que estará disponível na cloud. O projeto é coordenado pela SisTrade num consórcio que inclui parceiros como a Clustermedia Labs, a Universidade do Porto, o INESC TEC, a Universidade Aberta e a Ideias e Conteúdos (https://chic.mog-technologies.com/).

Ler mais

 

Partilhas à Quarta - Sessão 5

No passado dia 13 de março de 2019, realizou-se a sessão 5 das "Partilhas à Quarta", desta vez com a apresentação de dois projetos no âmbito do tema “A direção e o apoio aos projetos”:

  • “Minha Terra, Minha Escola, Meu Mundo” (Laboratórios de Aprendizagem), da responsabilidade de Alexandre Costa, professor na Escola Secundária João de Deus, Faro;
  • "Everyday is earth day" (eTwinning), da responsabilidade de Álvaro Almeida dos Santos, professor na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia.

 

A Europeana na sala de aula: desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital

No passado dia 18 de março iniciou um MOOC (Massive Open Online Course) destinado a professores do ensino básico e secundário e a formadores de professores. Este curso aborda conteúdos como: as formas de utilizar os registos culturais digitais, na prática letiva; a exploração das várias apps, ferramentas e materiais da Europena; o desenvolvimento de atividades de aprendizagem, utilizando os recursos das Europeana Collections, entre outros.

Mais informações aqui:
https://www.europeanschoolnetacademy.eu/pt/web/europeana-pt/course


Ler mais!

Selos de Escola eTwinning 2019-2020

O Serviço Central de Apoio eTwinning divulgou a lista de escolas reconhecidas com “Selo de Escola eTwinning 2019-2020".

Das 1004 escolas distinguidas por toda a Europa, 59 são escolas e agrupamentos portugueses.

Consulte aqui a lista.

O Selo de Escola eTwinning premeia escolas e agrupamentos que se destacaram em práticas digitais e de eSafety, abordagens pedagógicas inovadoras e criativas, promoção do desenvolvimento profissional contínuo dos professores e promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos.

Este reconhecimento é válido por 2 anos.

No ano de 2018, foram reconhecidos com este galardão, em Portugal, 53 agrupamentos/escolas.


Parabéns a todos os professores que transformam as escolas em espaços de aprendizagem de referência ao nível europeu.

 

I Seminário Nacional eTwinning – TTI

A Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, em parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, realizou o I Seminário Nacional eTwinning, no âmbito da iniciativa Teacher Training Instituions – Criatividade e inovação: aprendizagens ativas em sala de aula.

Este evento destina-se a professores dos estabelecimentos de ensino superior, alunos de mestrado que estejam a frequentar a formação inicial de professores e professores cooperantes. O objetivo é o de, à luz dos novos documentos orientadores (DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e DL n.º 54/2018, de 6 de julho), refletir sobre o papel do professor em sala de aula e explorar novas metodologias que contribuam para o sucesso educativo.
 

 

Dica TIC


Genially é um software de criação de conteúdo interativo. Permite criar imagens, infográficos, apresentações, microsites, catálogos, mapas, entre outros, que podem ser dotados de efeitos e animações interativos.

 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais


A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

 


Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
ERTE
Facebook
Twitter
YouTube
Contacto