Está aqui

“Líder Digital” no BIK European Youth Panel 2018

Catarina no BIK European Youth Panel 2018

Catarina Semedo de  Oliveira, aluna do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, foi a Líder Digital” selecionada para representar Portugal, em Bruxelas, no BIK European Youth Panel 2018, onde, durante os dias 18 e 19 de novembro, 18 jovens representantes de vários países europeus se juntaram para discutir e propor medidas, com vista à utilização de uma Internet mais segura, por parte das  crianças e dos jovens.

A jovem aluna, de 16 anos, que se encontra a  frequentar  o 11.º ano de escolaridade, foi também convidada pela rede europeia de Centros Internet Segura (Insafe) para participar como representante de Portugal no Safer Internet Forum 2018 (SIF) no dia 20 de novembro, em Bruxelas. Neste encontro anual, participaram personalidades de diferentes quadrantes – políticos, investigadores, representantes de vários organismos, nomeadamente da Comissão Europeia, e outras figuras de relevo que se juntam para discutir questões relacionadas com a segurança da Internet e o uso das novas tecnologias, sobretudo no que se refere aos riscos e à proteção das crianças e jovens.

No final dos dois painéis “Youth”, a Catarina Oliveira foi designada para apresentar as conclusões dos trabalhos, sendo ainda  um dos dois jovens selecionados para participar, no dia 21de novembro, no conselho de acompanhamento Better Internet for Kids (BIK Advisory Board ).

Ao longo do seu percurso escolar, a aluna tem participado em vários projetos e, desde 2014/15, integra a equipa de Líderes Digitais, coordenada pela professora Elsa Maio, no Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Esta iniciativa, de caráter anual, é promovida pela Direção-Geral de Educação, no âmbito do centro de sensibilização SeguraNet.