Está aqui

Concurso Media@ção 2019 – Media, democracia e tolerância

Num contexto global de fechamento ao Outro que se manifesta no terrorismo internacional, no fenómeno dos refugiados, no exacerbar de alguns nacionalismos e em muito discurso de intolerância que circula nas redes sociais, o concurso Media@ção 2019 ,que hoje lançamos, tem por objeto a relação Media, democracia e tolerância.

O tema é comum a ambas as categorias de trabalhos – 1.º/ 2.º ciclos e 3.º ciclo/ secundário – e passível de ser abordado sob múltiplas perspetivas. Não obstante essa liberdade, sugerimos estas três possibilidades de abordagem:

• Como prevenir o discurso do ódio?
• Como promover a tolerância nos media?
• Como usar os media para o exercício da cidadania?

 Os trabalhos a concurso, a enviar até ao dia 15 de março de 2019, deverão ser submetidos, obrigatoriamente, através do formulário.

Está prevista a realização de um conjunto de sessões de apoio técnico ao concurso para professores orientadores dos trabalhos (ver ofício). As inscrições abrirão no início de novembro 2018.

O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

Para mais informações consultar  http://www.rbe.mec.pt/np4/2130.html ou usar o endereço: media@mail-rbe.org