Está aqui

24 de janeiro – Dia Internacional da Educação

Dia internacional da Educação 2019

Educar é assegurar que os nossos cidadãos detenham as competências essenciais para enfrentar o futuro incerto que se aproxima e dotá-los de conhecimentos e sentido crítico necessários para uma cidadania plena e em liberdade num espaço global e inclusivo. – José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, a propósito do Dia Internacional da Educação que hoje se comemora.

Em cumprimento da resolução adotada na 44ª Reunião Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 3 de dezembro de 2018, celebra-se hoje, pela primeira vez, o Dia Internacional da Educação.

Nessa resolução, reconhece-se o contributo essencial da educação “na erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões (…) através do esforço pelo desenvolvimento social, económico e ambiental (…) em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio” e o papel da educação “na construção de sociedades resilientes e sustentadas”.

Ainda no mesmo texto,  assume-se  que a educação “aumenta a produtividade dos indivíduos e fortalece o potencial de crescimento económico, desenvolve as competências necessárias para o trabalho e as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento sustentável, (…) ajuda a erradicar a pobreza e a fome, contribui para melhorar a saúde, promove a igualdade e pode reduzir a desigualdade e promove a paz, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos.”

"This day is the occasion to reaffirm fundamental principles. Firstly, education is a human right, a public good and a public responsibility. Secondly, education is the most powerful force in our hands to ensure significant improvements in health, to stimulate economic growth, to unlock the potential and innovation we need to build more resilient and sustainable societies. Lastly, we urgently need to call for collective action for education at global level." — Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, Mensagem por ocasião do Dia Internacional da Educação

Para saber mais sobre este assunto, clique AQUI